EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,

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EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria, envolvendo a ludicidade na ação. Mara Rúbia Santos Melo - URI – Santiago

“A porta da verdade estava aberta, ABRE-SE A PORTA PARA DECISÕES “A porta da verdade estava aberta, mas só deixava passar meia pessoa de cada vez.  Assim não era possível atingir toda a verdade, Porque a meia pessoa que entrava Só trazia o perfil de meia verdade. E sua segunda metade Voltava igualmente com meio perfil E os meios perfis não coincidiam. Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta. Chegaram ao lugar luminoso Onde a verdade esplendia seus fogos. Era dividida em metades Diferentes uma da outra. Chegou-se a discutir qual a metade mas bela. Nenhuma das duas era totalmente bela. E carecia optar. Cada um optou conforme Seu capricho, sua ilusão, sua miopia”. (CARLOS D. DE ANDRADE) URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

Crianças sentadas num banco, 1994 Marisol Escobar (1930) Crianças sentadas num banco, 1994 Nesta obra, que combina escultura e pintura, as sete figuras sentadas lembram cenas de nossas escolas alunos aborrecidos e entediados. URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

Precisamos Urgentemente Discutir a infância... A adolescência ... O papel da escola. URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

Voltar o olhar para: Articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental desmistificando a lógica de que o lugar da infância é somente na educação infantil. Considerar que a infância está presente nos anos/ séries iniciais do ensino fundamental e não só na educação infantil. URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

Currículo que contemple: Ludicidade Brincadeira ( de que as crianças brincam hoje, como e com quem brincam?) Complexidade do brincar: emoção, corpo, cognição, cultura, sociabilidade Imaginação, fantasia, expressão Construção de identidade cultural. URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

Múltiplas Linguagens Importância da escola trabalhar com as diferentes linguagens ( música, desenho, dança, escrita, cinema, poesia, escultura, matemática, informática, oral, literária e outras) Possibilitam compreender o mundo Expressar idéias, sentimentos, sensações Compartilhar suas produções com os demais Criar, produzir e transformar o mundo, aos outros e a si próprio URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

CONHECER O MUNDO NATURAL E SOCIAL Interagir com a multiplicidade cultural Ouvir histórias Criar narrativas para compreender simbolicamente o mundo Perguntar-se, estar atento, curioso, dúvida Reconstrução do senso comum Caráter não permanente do conhecimento. URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

ORGANIZAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL Reorganização dos espaços, equipamentos e materiais Tempos / Horários Agrupamentos Estética dos espaços e as relações que se estabelece revelam que pensamos sobre educação / infância Privilegiar a experiência com o conhecimento científico e a arte. URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

Que escola queremos para nossas crianças e adolescentes? Implícito no Projeto Político Pedagógico opção teórico-metodológica concepção de criança/ infância/adolescência Concepção de ensino-aprendizagem metas e ações necessárias para alcançarmos a escola que queremos Trabalho com qualidade e ação coletiva A formação do professor Registro Avaliação. URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

Precisamos Considerar: trabalho pedagógico que favoreça a experiência com o conhecimento cientifico e com a cultura. (relações sociais cotidianas, produção historicamente acumulada, presente na literatura, música, dança, teatro, cinema, museus...) A singularidade da infância/adolescência. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. As múltiplas linguagens, como articuladoras de uma prática multidisciplinar, num contexto de letramento URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

A aprendizagem dos conhecimentos das áreas das ciências, sociais e naturais e das linguagens, como possibilitadores de a criança e o adolescente ampliar suas referências de mundo. A constituição de espaços coletivos de organização do trabalho pedagógico, o que inclui a decisão sobre normas, limites, horários... O planejamento de atividades de aprendizagem significativas que permitam decisão,escolha,desco- berta, perguntas e soluções por parte dos alunos. URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana". Carlos Drumond de Andrade URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo

... “AS CRIANÇAS SE DESENVOLVEM EM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO SOCIAL, NAS QUAIS CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO DE SENTIMENTOS, IDÉIAS E SOLUÇÕES SÃO ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS.” ... ...“O ÂMBITO SOCIAL OFERECE, PORTANTO, OCASIÕES ÚNICAS PARA ELABORAR ESTRATÉGIAS DE PENSAMENTO E DE AÇÃO, POSSIBILITANDO A AMPLIAÇÃO DAS HIPÓTESES INFANTIL. VYGOTSKY

Construir uma Proposta Pedagógica requer: Ouvir os professores e suas concepções e decisões Pensar sobre a infância Romper com a tradição de confirmar as perspectivas infantis em um campo controlado pelos adultos Avaliar o tempo empregado e a forma como ocorrem as atividades

A aprendizagem de conceitos não ocorre por simples transmissão ou insistente reprisar de informações A capacidade de pensar e operar com conceitos se desenvolve num longo processo, onde num primeiro momento a criança pensa através dos chamados conceitos cotidianos

FIM URI _ Santiago Mara Rúbia Santos Melo