Conceitos gerais de Usabilidade e Navegabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
USABILIDADE.
Advertisements

DESIGN DE INTERAÇÃO Lílian Simão Oliveira. Usabilidade  Pra quê? 2.
Planeamento de um Sítio da Teia Mundial  Questões iniciais no planeamento de um sítio Questões iniciais no planeamento de um sítio  Definição da informação.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
ISO 9001 para Farmácias de Manipulação O que é ISO??? A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
COMPONENTE DE GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS EM DELPHI Aluno: Jonas Ricardo Viel Prof. Adilson Vahldick - Orientador.
“REDES DE COMUNICAÇÃO”. INTEGRANTES: Alexandre Marques Leandro Novais Leiza Costa Marcos Heleno Polyane Stéfane.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Usabilidade de Interfaces Humano-Computador Prof. Carlos Gouvea Créditos Prof. Walter de Abreu Cybis SI e ANSI Araucária PR.
Arquitetura da informação. Padrões de definição, classificação e estrutura de conteúdo. Organização das informações e tecnologia de linguagem. Abstração.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
Criatividade e Inteligência Competitiva
Processo Administrativo
Interface Homem-Computador
Torneamento CONCEITO O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa.
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
Lei de olho no Imposto.
Resultados e Discussões
Indicadores de Gestão.
ALUNAS: Patricia da Silva Roberta Nascimento
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
As utilizações das cores nas interfaces de Interação Humano-computador
Trabalho de Conclusão de Curso
Conceitos Básicos Capítulo 2
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Testes de Usabilidade.
Gustavo Trauttmann, Willian Jardim e Jean Stragalinos.
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Aprendizagem Organizacional
Distribuição Física.
Análise de Algoritmo Profº Me. Jeferson Bussula Pinheiro
O PROCESSO DE MEDIÇÃO.
Metodologia para Prevenção e Tratamento de Falhas Humanas no Centro de Operação da CEMIG GT Jenaína A. Souza Magela Adriano Alves, Adriano Oliveira, Selma.
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Visão Cognitiva e Informação
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Arquitetura da Informação
Conceitos Básicos Capítulo 2
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Treinamento.
Desenvolvimento e gerenciamento de serviços
Gestão Estratégica de Operações
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Revisão Requisitos e Casos de Uso
Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli
Execução e Controle
MBA em Gestão de Projetos
Linguagem de Programação
Gestão da Logística de Distribuição
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Acessibilidade, Usabilidade e Navegabilidade
Sistemas de Informação Orientados a Usabilidade
Gestão Estratégica de Operações
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Ergonomia e Interface Web
Figura: Seiri – Senso de Utilização
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIVISÕES
Transcrição da apresentação:

Conceitos gerais de Usabilidade e Navegabilidade Guilherme Thais Fermino Gleydson Leandro

Conceitos de usabilidade: Usabilidade na web nada mais é do que estruturar um site pensando no usuário final, concentrando esforços para a facilidade do uso, criando um sistema transparente e de fácil entendimento e operação. É preciso também compreender que muitos usuários não são totalmente familiarizados com computadores e com a web, que seus equipamentos possuem limitações e que, na maior parte dos casos, a visita ao site é um meio e não um fim.

Conceitos de navegabilidade: A navegabilidade é um item importante em um site, pois ela se constitui na organização da informação para que o usuário navegue de forma intuitiva e saiba onde está, de onde veio e quais são as suas possibilidades futuras de acesso.

Usabilidade segundo a norma ISO 9241 - Ergonomia de software de escritório Pela definição da ISO 9241,  usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico. A efetividade permite que o usuário alcance os objetivos iniciais de interação, e tanto é avaliada em termos de finalização de uma tarefa quanto também em termos de qualidade do resultado obtido. Eficiência se refere à quantidade de esforço e recursos necessários para se chegar a um determinado objetivo. Os desvios que o usuário faz durante a interação e a quantidade de erros cometidos pode servir para avaliar o nível de eficiência do site. A terceira medida de usabilidade, a satisfação, é a mais difícil de medir e quantificar, pois, está relacionada com fatores subjetivos. De maneira geral, satisfação se refere ao nível de conforto que o usuário sente ao utilizar a interface e qual a aceitação como maneira de alcançar seus objetivos ao navegar no site.

Habilidades da usabilidade segundo a ISO 9241: A usabilidade aborda a forma como o usuário se comunica com a máquina e como a tecnologia responde à interação do usuário, considerando as seguintes habilidades, de acordo com a norma ISO9241: Facilidade de aprendizado: a utilização do sistema requer pouco treinamento; Fácil de memorizar: o usuário deve lembrar como utilizar a interface depois de algum tempo; Maximizar a produtividade: a interface deve permitir que o usuário realize a tarefa de forma rápida e eficiente; Minimizar a taxa de erros: caso aconteçam erros, a interface deve avisar o usuário e permitir a correção de modo fácil; Maximizar a satisfação do usuário: a interface deve dar-lhe confiança e segurança.

Características de usabilidade e navegabilidade em um site: •Clara definição e design para atender diferentes públicos alvo; •Navegação lógica e intuitiva; •Busca eficiente; •Manutenção Adequada de Conteúdo; •Textos Adequados para a Web; •Peso adequado.

Usabilidade e navegabilidade A usabilidade e a navegabilidade caminham juntas para o desempenho de um site, blog ou e- commerce. Esses dois fatores são pensados com foco totalmente na utilização do site por um usuário, que pode ter uma experiência muito ruim quando tem qualquer tipo de dificuldade durante sua visita à página. A navegabilidade faz com que o usuário tenha facilidade de encontrar o que busca na página, e isso também inclui um layout agradável, com letras (fontes) que proporcionem uma leitura adequada e a organização das informações de maneira hierárquica, de acordo com a sua relevância.

Conclusão Concluímos que a navegabilidade e usabilidade é muito importante na criação de um site, as duas caminham juntas para que o site tenha um bom desempenho, e que eles tem o foco no usuário.