Características de um bom professor de biologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Didática e Metodologia no Ensino Superior
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Flexibilização Curricular
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Interdisciplinaridade na prática pedagógica
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Diretrizes Curriculares da Educação Básica Física Coordenação NRE T
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

Características de um bom professor de biologia Tabulação das respostas 16/08/2010

Características de um bom professor de biologia (respostas em grupo) 1 organização 2 criatividade 3 oratória 4 cativante 5 paciência 6 responsabilidade/compromisso 7 interesse 8 autoridade e respeito 9 capacidade de trabalho em grupo 10 conhecimento geral 11 universo do aluno 12 domínio conteúdo 13 ferramentas e relação conteúdo/realidade 14 recursos didáticos/avaliação

Características individuais (30 respostas)

O que priorizar na formação do professor (Carvalho, 2001) Recomendações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e da Associação Nacional de Formação dos Profissionais de Educação (Anfope) Sólida formação teórica; Unidade teoria e prática, sendo que tal relação diz respeito a como se dá a produção de conhecimento na dinâmica curricular do curso; Compromisso social e a democratização da escola; Trabalho coletivo; Articulação entre a formação inicial e continuada.

Carvalho & Vianna (1988), sistematizam três áreas de saberes necessárias à formação dos professores os saberes conceituais e metodológicos do conteúdo que se irá ensinar; os saberes integradores, que são os intimamente relacionados ao ensino desse conteúdo; os saberes pedagógicos, que também estão relacionados com o ensino, mas de uma maneira mais ampla, procurando ver a escola como um todo.

Os saberes conceituais e metodológicos da área específica Conhecer os problemas que originaram a construção dos conhecimentos, e como estes conhecimentos chegaram a se articular em corpos coerentes, evitando assim visões estáticas e dogmáticas. Trata-se, portanto, de conhecer a história de sua construção não só como suporte básico da cultura científica, mas, principalmente, como forma de associar os conhecimentos com os problemas que originaram sua construção, sem o que tais conhecimentos aparecem como construções arbitrárias. Pode-se, assim, conhecer quais foram as dificuldades, os obstáculos epistemológicos que tiveram de ser superados, o que constitui uma ajuda imprescindível para compreender as dificuldades dos estudantes.

Os saberes conceituais e metodológicos da área específica Conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, isto é, conhecer a forma como os cientistas abordam e tratam os problemas de seu campo do saber, assim como as características mais notáveis de sua atividade, os critérios de validação e aceitação de suas teorias. Conhecer as interações entre ciência, tecnologia e sociedade associadas à construção de conhecimentos, sem ignorar o freqüente caráter conflitivo dessa construção e a necessidade da tomada de decisão.

Os saberes conceituais e metodológicos da área específica Ter conhecimento dos desenvolvimentos científicos recentes e suas perspectivas, para poder transmitir uma visão dinâmica do conteúdo a ser ensinado. Adquirir conhecimentos de outras disciplinas relacionadas, de tal forma que se possam abordar problemas transdisciplinares, assim como a interação entre distintos campos e também os processos de unificação. (Carvalho & Gil, 1993)