Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ 0306 - Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.

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Transcrição da apresentação:

Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3

1-Sendo que os documentos curriculares refletem também aspectos da ciência de referência, quais desses elementos (tradição naturalista; zoologia aplicada às questões de saúde; valorização de estudos de diversos grupos animais) vocês encontram no documento analisado pelo grupo? Tradição Naturalista – Organizando a diversidade dos seres vivos Questões de saúde – Os seres vivos diversificam os processos vitais Valorização de estudos de diversos grupos animais – Origem da diversidade – Organizando a diversidade dos seres vivos – A diversidade ameaçada

2- Função social Os seres vivos diversificam os processos vitais A zoologia pode ser abordada quando os tópicos ligados à saúde como ciclos de vida, funções vitais dos animais e localização dos órgãos do corpo humano forem abordados. A diversidade ameaçada Nas aulas de zoologia pode ser abordado o problema da diversidade ameaçada. Os impactos da extinção de espécies sobre as atividades humanas. Desenvolver o senso crítico para entender o posicionamento de diferentes atores sociais, como cientistas, ambientalistas, políticos, acerca do tema.

3 – Identificar uma possibilidade de trabalho na escola, associando a Zoologia a um dos tópicos necessários ao projeto político pedagógico de ensino médio, previsto no art. 16 da Resolução CNE 2/2012. VIII – utilização de diferentes mídias como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem e construção de novos saberes; XVI – análise e reflexão crítica da realidade brasileira, de sua organização social e produtiva na relação de complementaridade entre espaços urbanos e do campo; XVII – estudo e desenvolvimento de atividades socioambientais, conduzindo a Educação Ambiental como uma prática educativa integrada, contínua e permanente;

Atividade prática utilizando computadores para acessar o site que contém a lista de espécies de animais ameaçadas da IUCN (International Union for Conservation of Nature). A atividade poderia envolver os seguintes tópicos: 1)Compreender a dimensão do problema da biodiversidade ameaçada. 2)Identificar áreas com um maior número de espécies ameaçadas e discutir as causas e consequências deste problema. 3)Desenvolver habilidades para realizar pesquisas na internet.