Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Desafios Atuais decorrência do Envelhecimento Populacional
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão
Avanços e desafios do Brasil na aplicação do Plano Internacional e da Estratégia Regional Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à.
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
Acompanhamento Familiar
Protocolo de Gestão Integrada
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Estrutura e Dinâmica Social
Política Nacional de Saúde do Idoso
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único - SUAS
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
1ª JORNADA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Secretaria Nacional de Assistência Social.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Rede de atenção Intersetorial
A indústria transforma a sua vida: Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria Florianópolis, 27 de julho de 2012.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
A Politica de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
IEDA CASTRO - Secretária Nacional de Assistência Social
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – BPC/LOAS
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
10ª Reunião Plenária da CNPD
Centro de Referência de Assistência Social
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
CRAS nas PECs.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Transcrição da apresentação:

Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS ENCONTRO REGIONAL: Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS O BPC no Contexto do SUAS: Acompanhamento dos beneficiários pela rede de serviços socioassistenciais. Florianópolis, Dezembro de 2006 Secretaria Nacional de Assistência Social

O BPC no SUAS O acompanhamento socioassistencial se insere na política pública de assistência social, que tem como perspectiva garantir direitos. A Política Pública está inserida em uma sociedade marcada historicamente pelo conservadorismo, clientelismo, assistencialismo; A implentação do SUAS foi uma deliberação da IV Conferência Nacional de Assistência, realizada em 2004;

O SUAS é uma estratégia de gestão, tendo como uma de suas diretrizes promover a ruptura com a fragmentação dos serviços e benefícios e a segmentação dos usuários por programas e projetos; A partir da implementação do SUAS o BPC encontra o fim de sua apartação da assistência social, implementando a articulação das diversas ações com o objetivo comum de prover necessidades;

O BPC é dirigido a dois segmentos em situação de particular vulnerabilidade – um pelo ciclo de vida e pobreza e outro por desvantagem/deficiência e pobreza. O BPC cumpre objetivos de proteção básica por meio da segurança de rendimentos para o atendimento das necessidade de sobrevivência; A segurança de renda através do BPC não é um fim em si mesma, é necessário considerar outras necessidades dos beneficiários para que alcancem um padrão de vida digno; Algumas características do perfil dos beneficiários elucidam tais necessidades;

Perfil dos Beneficiários Tabela 1- Quantidade de Benefícios Mantidos por Sexo Sexo PcD % Idoso Total Masculino 677.063 53% 511.992 44% 1.189.055 49% Feminino 594.870 47% 642.048 56% 1.236.918 51% 1.271.940 100 1.154.052 2.425.992 Fonte: SUIBE, 2006

Perfil dos Beneficiários Tabela 2- Distribuição dos beneficiários por idade e espécie/PCD-mantidos Faixa Etária N.A % 0 a 6 anos 77.164 6% 7 a 14 anos 176.090 14% 15 a 18 anos 89.621 7% 19 a 29 anos 251.971 20% 30 a 49 anos 376.555 29% 50 a 65 anos 230.973 18% 66 anos ou mais 69.566 Total 1.271.940 100% Fonte: SUIBE, 2006

Perfil dos Beneficiários Tabela 3- Distribuição dos beneficiários por idade e espécie/Idoso - mantidos Faixa Etária N.A % 65 a 66 anos 158.521 13% 67 a 70 anos 370.705 33% 71 a 75 anos 360.829 32% 76 a 79 anos 167.584 14% 80 anos acima 96.413 8% Total 1.154.052 100% Fonte: SUIBE, 2006

Perfil dos Beneficiários Amostra referente as avaliações sociais referentes a 4ª etapa da Revisão do BPC.

Tabela 4- Distribuição dos beneficiários por situação de moradia Perfil dos Beneficiários Tabela 4- Distribuição dos beneficiários por situação de moradia Situação de Moradia PcD % Idoso Total Vive sozinho 16.406 18% 43.286 50% 59.692 34% Internado em instituição, abrigo ou asilo 2.215 3% 1.279 2% 3.494 Convive sob o mesmo teto com familiares 72.619 78% 40.918 48% 113.537 63% Não classificado 1 1% 91.240 100% 85.483 176.724 Fonte: Revas Gerencial, 2006

Perfil dos Beneficiários Tabela 5- Resumo das Incapacidades Informadas Amostra de Benefíciários Revisados - 91.240 Tipo de Incapacidade Nº Absoluto % Deficiência Mental 22.578 25% Doença Mental 17.431 19% Deficiência Múltipla 16.280 18% Deficiência Física 16.062 17% Doença Crônica e Incapacitante 13.351 15% Paralisia Celebral 5.327 7% Deficiência Visual 5.245 6% Deficiência Auditiva 3.150 4% Fonte: Revas Gerencial, 2006

Perfil dos Beneficiários Tabela 6- Resumo das principais situações de violação de direitos/PCD – 1.123 casos entre 91.240 beneficiários, o que representa 1,23% Principais Violações N.A. % Abandono 784 70% Vivendo na rua 80 7% Vítima de maus tratos 179 16% Cárcere Privado Total 1123 100% Fonte: Revas Gerencial, 2006

Perfil dos Beneficiários Tabela 7- Resumo dos principais gastos realizados com o BPC/Pessoa idosa - amostra 85.483 beneficiários Principais Gastos N.A % Medicamentos 63.453 62% Tratamento 31.321 29% Aluguel 8.046 1% Órtese e Prótese 654 8% Fonte: Revas Gerencial, 2006

Perfil dos Beneficiários Tabela 7- Resumo das Relações Sociais da Pessoa Idosa - amostra 85.483 beneficiários Relações Sociais N.A. % Não tem atividade fora do domicílio 67.826 75% Dificuldade no estabelecimento de relações socias 9.054 11% Não tem contatos com amigos ou parentes 6.285 8% Tem vontade de estabelecer relações sociais mas não tem apoio 4.866 6% Fonte: Revas Gerencial, 2006

CONSIDERANDO: O perfil dos beneficiários do BPC, que evidencia situações de vulnerabilidades; O panorama nacional e internacional sobre as perspectivas de envelhecimento da população, que em termos globais a esperança de vida aumentou 30 anos do início ao fim do século XX. No Brasil atualmente são mais de 17 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade;

Os novos paradigmas em relação aos direitos da pessoa com deficiência, como direito a acessibilidade e o direito a inclusão social; O censo de 2000 que registrou 24,5 milhões de pessoas com deficiência que representa 14% da população brasileira e destes, 9 milhões estão situadas na renda entre 0 a 5 salários mínimos.

É necessário repensar o desenho das Políticas Públicas, em geral, e em especial a da Assistência Social na perspectiva de garantir: Desenvolvimento das potencialidades e das aquisições; Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; Acesso, no caso das pessoas com deficiência, aos serviços e programas e demais políticas; Cuidados especiais: a exemplo da política de saúde: Internação domiciliar por meio do SUS; a caderneta de saúde;

Garantia aos beneficiários do BPC as seguranças de acolhida, defesa e convivência; Garantir a ação intersetorial com as demais políticas sociais; Realizar a vigilância social; Assegurar o acompanhamento dos beneficiários e de seus familiares, bem como o acesso dos mesmos à rede socioassistencial; Fortalecer o protagonismo e a autonomia da pessoa com deficiência na perspectiva de uma vida independente.

As ações de atenção e de acompanhamento dos beneficiários do BPC, devem ser prestadas pelas proteções básica e especial, de acordo com as suas especificidades, e a coordenação da gestão do benefício deve ser efetuada pela proteção social básica.

DESAFIOS: Privilegiar a atenção e o cuidado com os beneficiários do BPC, é pensar em ações e formas de acompanhamento socioassistencial, definindo assim um novo lugar para o BPC na Política de Assistência Social, propiciando formas de protagonismo dos beneficiários, com vistas a sua emancipação política. Esse é o grande desafio de todos os gestores da Política de Assistência Social.