PLANO DE NEGÓCIO
OBJETIVOS DA AULA DE HOJE Mostrar o que um plano de negócios deve comunicar e com qual finalidade Apresentar uma estrutura recomendada para um plano de negócios
Os caminhos para se empreender
O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS ? SONHO HOJE REALIDADE AMANHÃ
HISTÓRICO Isto reflete o que? Apenas 1 livro em 1990 e hoje tem mais de 67 livros. Isto reflete o que? Dados de mercado : SEBRAE X DEMANDA
HISTÓRICO os planos de negocio feitos no Brasil atingem uma nota ,média de 3,7. Origem: EUA Brasil PROBLEMAS
Para quem é o plano de negócio? PN SÓCIOS PARCEIROS EMPREGADOS INVESTIDORES
TAXONOMIA E ANATOMIA
O COMEÇO
O COMEÇO NECESSIDADE IDEIA OPORTUNIDADE
O que sua empresa vende?
Estudo de caso?
Estudo de caso?
Estudo de caso?
Estudo de caso?
A importância do plano de negócio
O que é um Plano de Negócios?
O que é um Plano?
Plano A palavra plano deriva do latim Planum e significa superfície lisa, o seu uso estava atrelado a desenhar em uma superfície lisa o que deveria ser feito. verbo (planejar) - ação (planejamento).
Plano Para Mintzberg (1994): Planejar é levar o futuro em consideração; Planejamento é o processo formal de produzir resultado; Plano é uma declaração explicita de intenções. È o resultado do planejamento.
O que é um Negócio?
Negócio o termo negócio se apresenta na literatura com diversos significados. Pode ser: uma empresa; um Comércio; uma transação comercial; um assunto, um objeto.
O que é um Plano de Negócios?
O que é um Plano de Negócios? De acordo com o Sebrae um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Dornelas define plano de negócio como um documento em que se descrever minuciosamente o negócio e que constitui uma ferramenta de gestão do empreendedor. Pois ele é um documento de planejamento e controle, do que tem que ser feito para tornar o sonho de se ter um negócio real e é um documento que pode ser usado para captar recursos.
O que é um Plano de Negócios? É um documento que descreve por escrito o processo de criação e suas possibilidades e caminhos. o plano de negócio trata basicamente de dois tipos de negócios: empresas (nova ou existente) projetos de empresas.
O que é um Plano de Negócios? O plano de negócios pode ser utilizado como instrumento de: Planejamento empresas (nova ou existente) projetos de empresas. Participação de concurso de planos de negócios; Medição – Rentabilidade, investimento, despesas Financiamento - Captação de recursos de investidores ou junto a instituições financeiras
O plano de negócio para projeto específico podem ter as seguintes finalidades: Desenvolvimento de um novo produto ou serviço; Financiamento ou fomento do desenvolvimento de um novo produto ou serviço; Expansão internacional das atividades; Nova unidade de negócio;
Por que as pessoas deixam de escrever um Plano de Negócios?
Tipos de Plano de negócio empresas nascente: Plano de negócio de empresas nascente para Cursos acadêmicos; Plano de negócio operacional de empresas nascente; Plano de negócio de empresas nascente para captação de recursos; Plano de negócio de empresas nascente com composição societária envolvendo família e/ou amigos;
Tipos de Plano de negócio empresas nascente: Plano de negócio de empresas nascente para captar investidor anjo; Plano de negócio de empresas nascente para captar recursos junto a agencia de fomento; Plano de negócio de empresas nascente para atrair capital de risco; Plano de negócio de empresas nascente para incubação; Plano de negócio de empresas nascente para competição;
Tipos de Plano de negócio empresas existentes: Plano de negócio operacional; Plano de negócio para desenvolver novos produtos e/ou serviços; Plano de negócio para agencia de fomento; Plano de negócio para captação de recursos e/ou investidores Plano de negócio para recuperação judicial.
O plano de negócio A anatomia e taxonomia de plano de negócio discorrida por Dornelas que segundo o autor tanto serve para cunho gerencial e de controle quanto para captação de recursos.
Plano de Negócios Linguagem Tamanho do plano Sem incluir considerações financeiras e apêndices, o plano deve ter entre 15-35 páginas. Somente um plano muito complexo deve ter mais de 30 páginas. Linguagem A linguagem dever ser profissional. O objetivo fundamental é conferir um realismo "otimista" e um entusiasmo nas propostas.
Plano de Negócios Elementos visuais Estilo Apesar da linguagem apropriada, devem ser usados números que suportam as propostas, pois dão maior credibilidade. Principalmente se os números vierem de fonte fidedigna. P. ex.: x% de nossa produção é vendida para a G.M. Elementos visuais Um gráfico ou figura representa mais do que mil palavras: Sempre que possível devem ser colocadas. Fotos e ilustrações Gráficos e tabelas.
Principais elementos do Plano de Negócios CAPA SUMÁRIO Planejamento estratégico
Principais elementos do Plano de Negócios SUMÁRIO CAPA Capa: A capa é a primeira coisa que é visualizada por quem lê o seu Plano de Negócios, devendo, portanto ser feita de maneira limpa e com as informações necessárias e pertinentes. Sumário: O sumário deve conter o título de cada seção do Plano de Negócios
O Sumário Executivo Principais elementos Descrição do negócio; Dados dos empreendedores, Perfis e atribuições Características claro e breve; é o “cartão de visitas” do seu projeto; deve despertar o interesse dos diversos públicos do plano; deve ser feito por último (é difícil sumarizar o que não existe).
Planejamento estratégico Planejamento estratégico: é onde você define os rumos de sua empresa, objetivos de negócio, bem como a descrição da: Missão e Visão de sua empresa. Planejamento estratégico
A apresentação da empresa Dados do empreendimento Setor de atividades Forma jurídica, razão social Enquadramento tributário Sócios, Capital social Estrutura organizacional , responsabilidades Localização
A apresentação da empresa Produtos e/ou serviços e tecnologia Nesta seção do seu Plano de Negócios você deve descrever quais são seus produtos e serviços, ciclo de vida dos mesmos, a tecnologia usada para satisfazer a necessidade do seu público-alvo.
Plano de Marketing Análise de mercado Fornecedores (condições, preços, tipos), Concorrentes (tipos, participação de mercado, diferenciais competitivos, Swot), Clientes (segmentação, características, comportamentos, preferências, fatores influenciadores) MACRO-AMBIENTE E MICRO-AMBIENTE
Plano de Marketing Abordar os 4ps (produto – bem/serviço, preço, praça – distribuição e promoção) de marketing e como fará uso dos mesmos de maneira estratégica. REGRA DE OURO Quando decidir lançar ou melhorar um produto ou serviço, pense sempre sob o ponto de vista do cliente.
O Plano Operacional MOLDE MESA DE CORTE CORTADEIRA ELETRICA ACABAMENTO EMBALAGEM EXPEDI’C~AO
O Plano Financeiro Investimentos fixos OS INVESTIMENTOS INICIAIS Investimentos fixos Representados por: equipamentos, máquinas, móveis, ferramentas, veículos, etc. Investimentos financeiros Destinados à formação de capital de giro. São representados pela: estimativa de estoque inicial e uma reserva técnica em dinheiro. Investimentos pré-operacionais Gastos realizados antes do início das atividades da empresa, por exemplo: reformas (pintura, instalação elétrica, troca de piso, etc.); taxas de registro; treinamento de pessoal; etc
O Plano Financeiro CUSTOS
O Plano Financeiro DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS É o demonstrativo das receitas e custos de um determinado período, permitindo apurar o resultado (lucro ou prejuízo) da empresa. INDICADORES DE VIABILIDADE Lucratividade Rentabilidade Prazo de retorno do investimento Ponto de equilíbrio
PRINCIPAIS QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS POR UM PLANO DE NEGÓCIOS O que você está propondo fazer ? Quem irá comprar ? Existe vantagem competitiva ? Como será feito ? Quem irá fazer e gerenciar ? Isto dá dinheiro ???
Referências DORNELAS. Plano de negócio. (artigo)