Jornalismo Multiplataformas Tecnologias, Redes e Convergência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz.
Comunicação Empresarial
Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica
O impacto da internet sobre o jornalismo investigativo (o recorte formativo diante das necessidades empresariais) Abraji 2007.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento
Curso Ciência, Tecnologia e Sociedade Aula 1 – Crise, novas tecnologias e mudança social Textos Hobsbawn e Castells.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Prof. Ms. Vital Pereira dos Santos Junior
A ciência é uma metamorfose do senso comum....
Luiz Carlos Magalhães Padre e Jornalista
Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior –PIBIC
Mídias digitais Audiência fragmentada
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02.
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Impacto das novas tecnologias
Cursos de Informática - UNATI UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.
Valeria de Oliveiras Silva Margareth de Oliveira Olegário
Pastoral da Comunicação
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Um Mapeamento Histórico do Hipertexto:
AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Eras Culturais – por Lucia Santaella
TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A Mídia e suas diversas faces
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
__________________________________________
Rede Ligado Plano de mídia.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Grande desafios Mercadoria notícia passa da lógica de oferta para a lógica da demanda Dificuldade em preservar a independência da narração jornalística.
Linguagem e Hipertexto
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
Mônica Daisy Vieira Araújo Isabel Cristina Alves da Silva Frade
CENÁRIOS HIPERTEXTUAIS DA INCLUSÃO DIGITAL EM SALVADOR Paulo Cezar Oliveira.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
e-Commerce (Comércio Eletrônico)
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
SALA DE AULA INTERATIVA
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
Os três pólos do espírito humano
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Leitura em diferentes mídias. Novo espaço sagrado de exercício da cidadania Ciberespaço LEMOS, André; Cunha, Paulo (Org). Olhares sobre a Cibercultura.
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
Cultura Digital 2015.
Topologia de Redes e Transmissão de informações
INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB Apresentação da Disciplina Prof(o): Elton H. Paula.
Prof. Dr. Adriano Teixeira Prof. Dr. Edemilson Brandão Leitura em diferentes mídias.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Copyright © 2014 TeleMídia Rafael Diniz Introdução a TV digital interativa.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
Sala de Aula Interativa
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
OFICINAS CULTURAIS (Aula 2)
Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos
Cultura Digital 2015.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy
Componentes do Jornalismo Online
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Semiótica ou teoria dos signos
Ciberespaço e leitura:
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Transcrição da apresentação:

Jornalismo Multiplataformas Tecnologias, Redes e Convergência Carlos Pernisa Júnior Eduardo Barrére UFJF

Tecnologias, Redes e Convergência Ementa da disciplina: O uso das tecnologias de comunicação em rede para a produção jornalística. O ambiente digital e suas possibilidades de conexão. Jornalismo transmidiático - transmídia - e jornalismo multimídia como casos de convergência. O jornalismo na TV digital interativa (TVDI). Mônadas abertas: um modo de produção da reportagem jornalística na Web.

Tecnologias de comunicação em rede Modelo da comunicação de massa Modelo da comunicação digital (em rede)

Comunicação Eras da comunicação Lucia Santaella – “Por que as comunicações e as artes estão convergindo?”

COMUNICAÇÃO Oral – um-um - Palavra falada – conversa ou diálogo - Equilíbrio entre emissor e receptor com troca de papéis - Oralidade – ausência de uma memória documental – mitos e lendas

COMUNICAÇÃO Escrita (manuscrito) - Leitura em voz alta – analfabetismo alto - Detenção do saber – mesmo que instrumental (leitura) - Desequilíbrio entre emissor e receptor – com pouca troca de papéis - Oralidade e escrita – início de uma memória documental

COMUNICAÇÃO Impressa (imprensa) - Leitura silenciosa – receptor único e alfabetizado - Saber distribuído aos letrados – menor analfabetismo - Desequilíbrio entre emissor e receptor sem troca de papéis - Fim da tradição oral como modelo

COMUNICAÇÃO De Massa (meios de massa) – um-todos - Emissor único com inúmeros receptores - Receptor não diferenciado, presumido, médio (com grau de instrução baixo) – massa - Oralidade de volta – mas com mudanças em relação à memória - Influência de elementos paralelos à comunicação central – publicidade e propaganda, por exemplo

COMUNICAÇÃO Digital (redes e suportes) - Possibilidades variadas de relações entre emissor e receptor - Oralidade e escrita em debate – sem uma predominância clara – retomada do texto - Hipertexto e hipermídia

COMUNICAÇÃO Mudança de paradigma Da comunicação de massa: Modelo do início do século XX Segmentação e volta do público Crise do conceito – problema da informação

COMUNICAÇÃO Mudança de paradigma Para a comunicação digital: Segmentação e público Modelo mais participativo Volta da ideia da comunicação – troca (um-um ou todos-todos)

O ambiente digital e suas possibilidades de conexão As redes Conexões e convergências

Redes A mudança para a comunicação digital está determinando uma nova configuração na área. Se antes havia uma ideia de passagem, hoje a formação rizomática em rede determina a comunicação. Rede hipertextual (Lévy): seis princípios: - Metamorfose; heterogeneidade; multiplicidade e de encaixe de escalas; exterioridade; topologia e mobilidade dos centros.

Convergência Analógica – alguma convergência Digital – convergência quase total “A convergência é digital”

Leituras desta aula LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

Leituras para a próxima aula PERNISA JÚNIOR, Carlos. Jornalismo Transmidiático ou Multimídia? Curitiba: Interin, v. 10, n. 2, jul./dez. 2010. Disponível em: http://interin.utp.br/index.php/vol11/article/view/35 ALZAMORA, Geane; TARCIA, Lorena. Brazilian Journalism Research. Convergência e transmídia: galáxias semânticas e narrativas emergentes em jornalismo. Disponível em: http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/401