A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIAS EDUCACIONAIS E OS PROBLEMAS DA MARGINALIDADE
Advertisements

Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Iêda Freire de Carvalho. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA COMUNICAÇÃO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Adequação do processo de trabalho.
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Projeto por tema Gerador
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Psicologia e Educação III
BARBOSA, Rosângela Nair de Carvalho
A AUTO- REFORMA SINDICAL NA AMÉRICA LATINA DESAFIOS para A AMPLIAÇÃO DA SINDICALIZAÇÃO e da cobertura dos processos de negociação coletiva Congresso.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Docência do Ensino Superior
Projetos de aprendizagem
Power teams.
Bourdieu Poder Simbólico.
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Sociologia da educação
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Grupo de Estudos Observatório de Políticas Públicas
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Agroecologia modulo IV Virgínia Padilha
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Proposta da Plataforma da Comida Saudável
Educar em Direitos Humanos: Estratégias Metodológicas
Educação ambiental como política pública
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
REDES SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: SETOR PÚBLICO, PRIVADO, TERCEIRO SETOR; SOCIODIVERSIDADE: MULTICULTURALISMO, TOLERÂNCIA, INCLUSÃO / EXCLUSÃO.
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Professor reflexivo: construindo uma crítica
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Profa.Maria Angela Moreira Vieira
I Exercício Escolar À luz das premissas do Prof. McGuire:
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
SINAES Mudança de paradigmas
KARL MARX ( ) 1861.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
A docência na educação superior
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA Estratégia de Formação Sindical

Concepção de Formação “ A formação não é a chave da transformação, mas não se faz transformação sem formação” Paulo Freire

Concepção de Formação FORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO MOBILIZAÇÃO

Concepção de Formação Organização – Formação – Mobilização Constituem dimensões indissociáveis do processo de transformação social Envolvem o sistema de valores ético-político de um determinado grupo social, permeados pela sua visão de mundo “TODO ATO EDUCATIVO É, EMINENTEMENTE UM ATO POLÍTICO” Paulo Freire A formação tem a tarefa de contribuir para o avanço da consciência crítica que caracteriza o “SUJEITO DA PRÁXIS” - AÇÃO TRANSFORMADORA INSTRUMENTO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA, BASEADA EM TEORIAS QUE CONTRIBUEM PARA O RETORNO À PRÁTICA, AGORA MELHORADA P.T.Pm.

Estratégia de Formação Projeto Político e Sindical da Organização Objetivos Estratégicos Eixos Temáticos Prioritários Público alvo Ações Fontes de financiamento: recursos próprios + Cooperação Nacional e Internacional

Estratégia de Formação Implica: 1. Estabelecimento de nexos entre as prioridades da ação sindical e da ação formativa 2. Uma concepção metodológica que propicie a adoção de métodos de análises críticas no confronto entre concepção e prática sindical 3. Processos participativos – espaço da formação como meio para o exercício de valores estratégicos para a classe trabalhadora: solidariedade – cooperação – tolerância – construção coletiva 4. Estrutura de formação que possibilite a mais ampla cobertura – em consonância com a estratégia organizativa da entidade

Questões para se refletir em grupos 1. Como está estruturada a formação sindical na sua organização? 2. Há possibilidades reais de se propor e se executar um Plano de Formação para negociação coletiva, tendo como referência a concepção metodológica crítico-dialética que se baseia no tripé Prática-Teoria-Prática Melhorada? 3. Quais os possíveis entraves que você pode encontrar para desenvolver um Plano de Ação nesta perspectiva?