Instituições, crianças pequenas e questões relevantes

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Transcrição da apresentação:

Instituições, crianças pequenas e questões relevantes Lino de Macedo limacedo@me.com / 99101-6396 Instituto de Psicologia, USP / Academia Paulista de Psicologia / Hospital Infantil Sabará

Da indiferença à valorização do Desenvolvimento da Criança Pequena Da importância da família e outras instituições ao cuidado, educação, proteção e promoção do desenvolvimento das crianças pequenas: Papel dos pais, da Saúde, do Governo, da Igreja, da Mídia, das Organizações Não Governamentais, da Sociedade Civil.

De uma idéia de dependência absoluta para uma visão de interdependência entre a criança pequena, as pessoas, as coisas e o mundo: Interação Aperfeiçoamento Relação irredutível, complementar e indissociável Sujeito ativo Criança pequena e sucesso escolar, realização profissional, bem estar, vida social

Das diferentes posições da criança pequena e das significações de seus deslocamentos sociais e culturais: Filho Aluno Menor Cliente Ser de direitos Futuro de um mundo melhor e, quem sabe, mais justo

Da criança pequena: Quem é ela? Como se desenvolve e aprende? Por que necessita de estímulos ao seu processo de desenvolvimento? Por que estes estímulos são necessários, ainda que não suficientes? O que é competência na criança pequena e por que este conceito se tornou tão fundamental, hoje?

Da criança pequena (cont.): Quais são os aspectos físicos / orgânicos, afetivos, cognitivos e sociais de seus processos de desenvolvimento? Por que não lhe basta comer, dormir, tomar banho, receber cuidados de saúde e ser protegida? Quais são seus temas ou problemas de desenvolvimento? Sobre o valor do conhecimento físico, desenvolvimento da inteligência, formação do símbolo e interação com as pessoas e coisas.

Das instituições: Quais são as instituições que cuidam e representam os interesses em relação ao desenvolvimento da criança pequena? Como elas se organizam e colaboram entre si compondo um sistema? Por que elas estão, agora, tão interessadas e investindo tantos recursos e esperanças em projetos relacionados ao desenvolvimento da criança pequena?

Das instituições (cont.) O que se sabe ou que se pensa sobre a relação entre favorecer o desenvolvimento da criança pequena e a obtenção de sucesso na escola, no trabalho, na vida pessoal (bem estar) e social? Por que o envolvimento dos pais é considerado tão importante? Como os mobilizar e orientar ao desenvolvimento de seu filho? Como avaliar processos de desenvolvimento e acompanhar seus efeitos a médio e longo prazo?

Das instituições (cont.): Por que o sistema educacional é crucial ao desenvolvimento da criança pequena? Como formar ou aprimorar o trabalho dos educadores e gestão desta escola? Como articular aprendizagem com desenvolvimento e não mais apenas com ensino? Por que hoje as noções fortes são: desenvolvimento, criar condições ou prontidão para, vulnerabilidade / fragilidade, favorecer o ótimo ou maximizar as oportunidades, mobilizar, estimular, avaliar (observar), prevenir, regular?