EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Programa de Ética e Cidadania
O Currículo na Educação Infantil
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Avaliação Psicomotora
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Educação no contexto do Trabalho
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
Sistemas de Educação inclusivos
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 Educação, justiça social e trabalho Grupo 02 Técnica e tecnologia Observação: Essa revisão consiste em.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Concepções de linguagem e ensino de português
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Conceitos de cultura Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano... É o desenvolvimento intelectual do ser.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Educação e clientela escolar
Prática como Componente Curricular
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
APRENDER A APRENDER Profª. Aline Alves de Andrade.
Atividade complementar 04
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Concepções em Educação Matemática
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
O que entendemos por teoria e por prática.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Currículos e Programas
A escola como agente de socialização
Saberes docentes.
Somos todos seres sociais
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação, igreja, movimentos sociais e outros grupos humanos ). Nessas instituições há diferentes dissseminações de práticas educativas.

EDUCAÇÃO A prática educativa perpassa a sociedade, extrapola o âmbito escolar e constitui-se no conjunto de ações, processos, influências, estruturas, que intervém no desenvolvimento humano, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais

EDUCAÇÃO A Educação associa-se a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidade, técnicas, atitudes, valores culturais e produzem novos saberes e técnicas. O ensino escolar não é a única prática educativa, nem o professor é seu único praticante!

EDUCAÇÃO Educação não-formal: no Brasil iniciou-se nos anos 80, com as mudanças da economia. Consiste numa atividade educacional organizada e sistemática, praticada fora do marco do sistema formal. Educação Informal : corresponde aos processos sociais de aquisição de conhecimento, hábitos, valores, modos de agir, conhecimentos e experiências práticas.

EDUCAÇÃO Surge a idéia de - educação para todos – ocupando espaços de organizações políticas, profissionais, cientifícas, culturais, sindicatos, creches, formação profissional. Exige-se aprendizado de habilidades extre-escolares como domínio de equipamentos, habilidade de gestão, de comunicação e qualquer tipo de educação realizada de instituições educativas com certo grau de sistematização e estruturação.

EDUCAÇÃO Educação Formal: Corresponde ao ensino convencional, a formação escolar. Saber sistematizado, constituído por professores, metodologias, avaliações, controle de frequência. Ocorre também em cursos de treinamento e aperfeiçoamento

EDUCAÇÃO Uma Definição de Educação: é o meio pelo qual todo aparato cultural irá penetrar nas consciências individuais. È um bem universal, é o processo de ensinar e aprender no construir da existência humana. Como todo conhecimento se expressa através da linguagem, que orienta a prática humana e dos diversos grupos sociais, assim acontece a construção material da vida!!!!