Fundos de Investimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREVIMPA Alterações promovidas pela Resolução 3790/09.
Advertisements

La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS
1 Vice-Presidência de Ativos de Terceiros 17 de Abril de 2006.
Cuidados na escolha e monitoramento de fundos de investimento
Qual a principal objetivo dos RPPS ?
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
9° Congresso Estadual de Previdência AEPREMERJ
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
Vice-Presidência de Gestão de Ativos de Terceiros Setembro / 2011.
1 Secretaria de Políticas Públicas de Emprego Departamento de Emprego e Salário Coordenação-Geral de Emprego e Renda 1 Ministério do Trabalho Fomento a.
LDO 2017 Art. 1º Incumbe ao Chefe do Poder Executivo protocolizar na Assembleia Legislativa: I - até 15 de setembro, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias;
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
Análise comparativa de demonstrações contábeis Caixa Vida e Previdência S. A. e SABESPREV 1 EAC0551 – CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS DE INSTITUIÇÕES.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
Fórum do Agronegócio: Integração e Infraestrutura Logística Painel 3: Regulação e Formas de Financiamentos de Projetos Logísticos Recursos de longo prazo.
Relatório da Gestão dos Ativos do FUNDOPREV SETEMBRO
SUBCONTROLADORIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.
Fórum do Agronegócio: Integração e Infraestrutura Logística Integração e Fonte de Financiamento Privado às Cooperativas Márcio Lopes de Freitas Presidente.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
PANORAMA TRIBUTÁRIO DAS FACTORINGS, SECURITIZADORAS E FUNDOS TIZIANE MACHADO Out/2016.
SEGURO GARANTIA Tomador Segurado Seguradora Cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador no contrato principal, conforme os termos da apólice.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
Como se relacionar melhor com bancos e investidores: Governança Empresarial e Governança Pessoal Palestra ACIJ – 27/03/2017.
EM DIREITOS CREDITÓRIOS VALE II
Congresso ABIPEM Apimec Nacional / A Importância da Certificação Profissional dos Gestores de RPPS. São Paulo 28 de junho de 2017.
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
ORGANOGRAMA FORMAL FLAVIO BRANDÃO INC DOMINGOS GUIAN ROUANET MARCIO
INVESTIMENTO Perfil de.
Securitização de Recebíveis Imobiliários
Integração do Compliance, Governança Corporativa e Ética
Opções de Constituição
Palestra ministrada no dia por Daniel Kalansky na Contato:
Alternativas para estrutura de Condomínio Industrial
PADRONIZAÇÃO DE NORMAS REGULATÓRIAS PARA AMÉRICA LATINA
AG, Administração e Fiscalização
Opções de Constituição
Opções de Constituição
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Securitização de Recebíveis Imobiliários
Mercado de capitais AULA 4
13.ª CONFERÊNCIA ANUAL E 14.ª ASSEMBLEIA GERAL DA SADCOP
3. CONDIÇÕES DA AÇÃO COLETIVA
APOIO ÀS CONCESSÕES E PPPs
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Uma Pergunta:. Uma Pergunta: Investimentos R P P S R$ Conselho Diretoria APROVA EXECUTA Servidores Legalmente Elegíveis Poderes Executivo Legislativo.
Reunião CVM Reavaliação de processos que estejam sob a regulação da CVM e que enfrentam duplicidades e imponham custos ao  setor de intermediação Rio.
Seminário promovido pela UNIDASPREV e suas associadas em
Princípios de Eficiência na Gestão do RPPS - Pró-Gestão
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
Administração Financeira
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
ETFs e Fundos de Investimentos
INSTRUÇÃO CVM 527/2012 Divulgação voluntária de informações de natureza não contábil denominadas LAJIDA (EBITDA) e LAJIR (EBIT) José Carlos Bezerra Superintendente.
ORIENTAÇÕES SOBRE A RN Nº 392/15 (com as alterações da RN nº 419/16)
Questões jurídicas atuais nos investimentos dos RPPS Klermann P
RPPS – Política de Investimentos
CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS
OS SISTEMAS DE CONTROLE E AS RESPONSABILIDADES DOS GESTORES FINANCEIROS NOS RPPS. O QUE A ATRICON E O MINISTÉRIO DA ECONOMIA, MPF, PF, TCE, CVM ESTÃO FAZENDO.
1º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS da ABIPEM
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
Gestão de Demandas de TI Cliente DOD DTI AVD Solicitação de serviço de TI CETI Planejamento Construção Entrega Monitoramento Analise e mensuração da demanda.
GOVERNANÇA E INVESTIMENTOS DOS RPPS
52º Congresso Nacional da ABIPEM
52º Congresso Nacional da ABIPEM
Transcrição da apresentação:

Fundos de Investimento Bruno de Freitas Gomes Gerente de Investimentos Estruturados - GIES Superintendência de Relações com Investidores Institucionais - SIN 15 de março de 2019

As opiniões aqui expostas são de exclusiva responsabilidade do apresentador, não necessariamente refletindo o entendimento da Comissão de Valores Mobiliários sobre as matérias tratadas. www.cvm.gov.br

Estrutura da CVM

Sistema Financeiro Nacional BACEN CVM SUSEP PREVIC

Supervisão Fiscalização Principais funções Normatização Autorização Registro Informação Educação Supervisão Fiscalização CVM

ORGANOGRAMA - SIN SIN Superintendência de Relações com Investidores Institucionais GIFI Gerência de Acompanhamento de Fundos GIES Gerência de Investimentos Estruturados DLIP Divisão de Fundos Listados e de Participações GAIN Gerência de Relações com Investidores Institucionais GSAF Gerência de Processos Sancionadores Fundos 555 FIDC CRI / CRA Ag. Rating Ag. Fiduciário FII FIP ETF Administradores Gestores INR Consultores Analistas

Res. CMN 4.604 e 4.695

Art. 1, par. 1, V: Principais aspectos da Resolução “realizar com diligência a seleção, o acompanhamento e a avaliação de prestadores de serviço contratados” – Administrador, Gestor… (incivo VI). Esse dispositivo se coaduna com o inciso II do mesmo artigo (agir com boa fé, lealdade e diligência), conforme alterado pela Res. 4.604 em 2017.

Principais aspectos da Resolução Seleção de gestores e administradores - considerações: Só atuam com RPPS ou com diversos tipos de investidores (fundos de pensão, pessoas físicas…). Experiência das pessoas físicas responsáveis pela gestão e track-record seja da própria gestora ou das pessoas responsáveis. Consulta aos processos em aberto na CVM ou no Judiciário a respeito dos gestores e administradores. Capacidade dos gestores e administradores fiduciários vis-a-vis o volume total investido.

Considerações sobre aplicação em fundos Além de conhecer bem a capacidade do gestor e do administrador fiduciário, diligenciar também sobre os prestadores de serviço por eles contratados: auditores independentes dos fundos; instituições custodiantes; escrituradores; empresas de avaliação de ativos; agência classificadora de risco; empresas de due diligence…

Considerações sobre aplicação em fundos Estrutura jurídica de condomínio: Risco de perda do patrimônio investido e de aporte de recursos adicionais em caso de passivo a descoberto (PL negativo); Riscos de responder em juízo por passivos trabalhistas e fiscais de empresas investidas – principalmente em FIP, pela natureza do Investimento que requer influência na investida. Participação de cotistas em comitês de investimento pode aumentar esse risco. Responsabilidades dos cotistas que participam de comitês de investimento com poderes equiparados ao da gestão.

Considerações sobre aplicação em fundos Riscos de investimento em valores mobiliários em geral – mercado, crédito, liquidez: Precificação dos fundos abertos de crédito privado que possuam prazo de carência muito longo.

Obrigado! Bruno Gomes bfgomes@cvm.gov.br gies@cvm.gov.br