8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia da pesquisa-ação
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
O Início da Comunicação
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Concepções de Aprendizagem.
Psicologia Histórico-Cultural
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
Quando falamos em aprender...
Lev Semenovich VIGOTSKI

PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
1. Pressupostos Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas:
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI Aula 5
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo

APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves; Inês Amaral; Juliana Silva; Paulo Rodrigues; Rui Ferraz; Rui Martins; Daniela Pereira; Constantino Dias; Tiago Cunha; André Costa; Pedro Gonçalves.

Quais os mediadores que podemos encontrar na aula de E.F. ? Mediação Processo pelo qual ocorre a aprendizagem; Ligação entre duas estruturas: Social (tudo o que vem do meio) Pessoal (interpretação da pessoa) Instrumentos / Signos

Quais os mediadores que podemos encontrar na aula de E.F. ? Mediadores na aula de E.F. Jogo Workshops temáticos Professor Brincadeira Ídolos Desportivos Colegas Mais Experientes Objectos Lúdicos É o estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil. E a brincadeira? É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo; consideração as questões culturais e regionais dos alunos; jogos e brincadeiras possuem regras

Quais os mediadores que podemos encontrar na aula de E.F. ? Objectivo: - entender as relações que podem ser estabelecidas entre a temática dos jogos e brincadeiras na perspectiva da teoria histórico-cultural; - Atribuir a importância de jogos e brincadeiras, como mediação para o desenvolvimento psíquico infantil e para a interacção social; - Importância dos jogos e brincadeiras na formação das funções psicológicas superiores; - Através do jogo o aluno faz a relação entre o seu mundo interior com as situações do mundo exterior; - Os objectos lúdicos são substitutos daqueles, dos quais a criança ainda não tem permissão para manusear; - Jogo auxilia na superação do egocentrismo; -Utilização dos jogos e brincadeiras, para o auxilio do desenvolvimento infantil e do processo de humanização. Os símbolos possibilitam à criança ultrapassar os limites dados pelo seu desenvolvimento real, proporcionando factores de constituição de seu desenvolvimento proximal

Mediadores na aula de E.F

Conclusão Nesse contexto, o professor é o sujeito responsável por interferir no processo de aprendizagem do aluno, como um mediador entre o aluno o os objectos/mundo, estimulando e adiantando avanços no desenvolvimento da criança a partir de uma interferência na zona de desenvolvimento proximal, ou seja, a partir do conhecimento que o aluno tem e das ferramentas de que dispõe para a realização da actividade, o professor poderá ajudá-lo a alcançar a zona de desenvolvimento potencial, tornando-a real, dando sequência ao aspecto espiralado do processo (Basei, 2008).

Que metodologias se enquadram com o processo de aprendizagem defendido por Vygotsky? Interacção Social Entre adultos e crianças > Professores e Alunos Estimula a Apropriação da linguagem e a sua expansão O diálogo com pessoas mais experientes leva ao encontro de novos significados e sentidos para as palavras.

Professor Papel de: Orientador no processo de internalização Articulador e Gestor do conhecimento Espontâneo Científico

Metodologia O Aluno aprende não só pelas experiências, pelo contacto com elas, imitando, concordando, fazendo oposições, estabelecendo analogias e assim internalizando símbolos e significados. Na sala de aula: - Participativa: cada um expõe os seus diferentes conhecimentos e pensam em conjunto para descobrir as respostas - Heterogénea: defende que deve existir a presença de indivíduos de diferentes idades com diferentes experiências - Não reprodutora: O aluno deve descobrir por si as realidades existentes e os seus significados

Obrigado pela Vossa Atenção