O controle do ensino em suas mãos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
Advertisements

O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
TÍTULO DO TRABALHO (CAIXA ALTA)
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Autora: Ana Katarinna Pessoa do Nascimento Instituição: USP
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Universidade Federal do Espírito Santo
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
Título Orientador Alunos Colaboradores
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA)
Processo de Auto-avaliação
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
Título do Trabalho a ser apresentado
“TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO ”
“TÍTULO DO TRABALHO” Instrução A Autor: Nome do Estudante
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Prof. Me. Christiano Lima Santos
Percepções dos Discentes Acerca da Utilização do Projetor
Evolução do ensino a distância
Autor1 : NOME Autor2 : NOME Autor3 : NOME Orientador: NOME
Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec Itu Angelo Luiz Cortelazzo – Unicamp
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
IFAL SATUBA CURSO TECNOLÓGICO EM LATICÍNIOS
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
A TERCEIRIZAÇÃO NO AMBITO ESCOLAR
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
A fonte deve ser visível a 1 metro de distância.
INSIRA O TÍTULO Resumo Introdução Desenvolvimento Considerações Finais
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Título do Artigo Introdução Desenvolvimento Objetivo
A fonte deve ser visível a 1 metro de distância.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
III ENCONTRO DE MONITORIA DA ESTÁCIO FAL – 2018
Título do Resumo Autor11, Autor22, Autor33 , Autor44, , Professor5
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TÍTULO EM CAIXA ALTA NEGRITO E CENTRALIZADO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Título título título título título título título título Título título título título título título título Nome do Autor Cargo, Instituição;
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
2 º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES 2016
XVI SEMANA CIENTÍFICA, JURÍDICA E CULTURAL
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Nome do Autor Cargo, Instituição; Nome do Orientador (quando houver)
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Transcrição da apresentação:

O controle do ensino em suas mãos Sistema de Avaliação de Aprendizagem (SAA) Autores: Francisco de Assis de Freitas; Rodrigo Otávio Belo Professor Orientador: Dilermando Piva Júnior Introdução Desenvolvimento As instituições privadas de ensino superior têm como objetivo formar profissionais para o mercado de trabalho, visando a excelência na aprendizagem. Muitas vezes o método de ensino adotado pelas instituições pode não ser suficiente para se obter informações que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, ou que ajudem a identificar dificuldades, individuais ou em grupo. O método de avaliação mais comumente utilizado por essas instituições é a denominada avaliação somativa, que consiste em avaliar os estudantes levando em consideração todo conteúdo passado durante um longo período de tempo, podendo ser bimestral, semestral etc., sem a possibilidade de correções de rotas ou revisão de conteúdo, uma vez que o professor terá conhecimento do rendimento da turma apenas após as avaliações. O seguinte trabalho propõe, como alternativa, um método de avaliação que permita obter informações referentes a relação entre os alunos e a disciplina lecionada, a dificuldade dos alunos de maneira individual e a evolução de diferentes turmas em relação ao curso, não apenas no momento da avaliação bimestral mas no decorrer do semestre letivo. Ao final desse trabalho será apresentado o SAA (Sistema de Avaliação de Aprendizagem), um sistema web que permitirá a implementação da avaliação formativa na qual o aluno será submetido a avaliações diárias, após as aulas, permitindo assim que o aluno seja avaliado constantemente. O controle do ensino em suas mãos Objetivo Construir um software web para otimizar e auxiliar no processo de avaliação em instituições de ensino superior da rede pública ou privada, tendo como foco a potencialização da aprendizagem. Considerações Finais Com o desenvolvimento desse projeto, esperamos colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. Esperamos, também, contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem praticado hoje em dia pelas instituições de ensino superior, oferecendo-lhes uma ferramenta computacional que visa implementar a avaliação formativa, na qual o aluno será submetido a avaliações diárias, após as aulas, permitindo assim que seja avaliado constantemente. Metodologia Para o levantamento dos dados necessários durante a criação desse trabalho de pesquisa serão utilizados os seguintes meios: Pesquisa bibliográfica sobre métodos de avaliação, principalmente avaliação somativa e avaliação formativa. Entrevistas com professores, alunos, diretores e coordenadores de instituições de ensino superior para compreender como funciona o sistema atual de avaliação, quais suas vantagens e desvantagens. Referências Bibliográficas ALLAL, L., CARDINET, J. e PERRENOUD, P. (1986). Avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Almedina. ALMEIDA, A.M.F.P. (1997). A avaliação da aprendizagem e seus desdobramentos. Revista de Avaliação Institucional da Educação Superior, v. 2, n. 2(4).