Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Formação em ação Segundo Semestre..
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
MELHORES PRÁTICAS DESENVOLVIMENTO DE RH F.C..
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
O que é ensinar história?
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
SILVANA BERBEL FERNANDES
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Cristiane Jonas Francisconi
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
EE Profª Rosina Frazatto dos Santos 07/07/ /07/2010 “ SEJAM BEM-VINDOS(AS) ”
PCN e PNLD.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
PROJETOS Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim. É conduzido por.
Transcrição da apresentação:

Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento de Educação – CAC/UFG Profª Drª Eliza Maria Barbosa Departamento de Psicologia da Educação – FCLAr/Unesp

Formação Continuada: fazer em busca da aprendizagem Sujeitos e Contexto Objetivo: refletir sobre suas práticas cotidianas, para compreender que metodologias eficientes podem ser desenvolvidas desde que agregadas a uma exigência teórica com base para realização daquelas. Condição indispensável para promover mudanças duradouras para além dos momentos de intervenção Teoria metodologias de = ensino

Metodologia de Intervenção Ponto de partida: elaboração das próprias professoras e socialização da compreensão a respeito das finalidades e função social que acreditavam estar desenvolvendo. Apresentação de exemplos de planos de aula e atividades desenvolvidas com crianças, julgadas boas e passíveis de mudanças. Filmagem em VHS de situações cotidianas para serem debatidas e avaliadas pelo grupo.

Objetivo das filmagens e análise Favorecer para que o professor percebesse elementos que indicam, implícita ou explicitamente, como suas práticas reforçam ou alteram as diversas concepções que se configuram nos campos dos saberes da educação que historicamente caracterizam a dinâmica escolar, seus métodos, organização curricular, etc.

Critérios para análise das filmagens 1º Que as observações não se concentrassem em eventos secundários: interesse ou disciplina das crianças e professora. 2º Observassem e destacassem elementos que indicassem o perfil educativo das práticas tais como: A atividade proposta exige interação Considera-se os conhecimentos prévios das crianças? Há coerência entre o grau de desafio da atividade e as possibilidades de ensino oferecidas pela professora e pelo ambiente e educativo? O conteúdo da atividade faz sentido para a criança? As crianças dependem de uma efetiva intervenção das professoras para ampliar sua expressão de conhecimento? C - C C - P ?

Dinâmica dos Cartões Fazer as professoras refletirem sobre a inadequação de propostas de atividades cujos sentidos culturais não são esclarecidos ou encontram-se fragmentados. Situações similares àquelas vividas pelas crianças. Tal dinâmica, mais as análises realizadas ajudaram a consolidar, mesmo que de forma incipiente mas progressiva, uma nova ordenação de critérios e recursos teórico-metodológicos com potencial suficiente para alterar aquela

Demais atividades permanentes Orientações e escolhas curriculares semestrais; Assessoria quinzenal durantes as atividades de planejamento; Leitura e debate de textos da área da Didática, Currículo e da Psicologia da Educação;

Conclusões Consideramos as avaliações positivas e conscientes das professoras de que o esforço de romper com uma tendência circular de simples reprodução de conhecimentos informais ou desvinculados do seu sentido histórico e cultural tinha valido a pena. Foi com bastante entusiasmo, porém não sem tensão, que acompanhamos uma visível e cotidiana evolução das práticas daquelas professoras. (BARBOSA, 2007)