INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CDI Comunidade Ponte do Imaruim
Advertisements

Simone Guimarães. Curso de Formação em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial.
Formação Sala de Leitura e Filosofia
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Por: Cristina de Fátima Silva
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PROJETO PEDAGÓGICO.
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
Relato das Experiências
ESTUDO DE CASO.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
experiências INESQUECÍVEIS!
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA SOFTWARE EDUCACIONAL APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA DATA:22/08/07.
Plano de Ação Pedagógica
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
O desafio de ensinar matemática
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Novas Tecnologias: contribuições para a aprendizagem na Educação Infantil. Prof ª. Danielle Pinheiro Prof ª. Ana Clara Nogueira.
ALFABETIZANDO UM DOWN.
Proposta de Intervenção Pedagógica
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
FRANCIONE SANTOS DE LIMA COSTA Relato de Experiências
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Relato e Registro.
Caracterização da Instituição
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Usuários da Informação
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
INFORMÁTICA.
Um guia simples para o aluno Etebrax elaborar suas atividades.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PORTIFÓLIO DE.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Jogos Educativos na Internet Participantes: Fernanda Krauzer Girotto; Eliane Albrecht; Daniela Lannes da Silva; Ranaí Gonçalves Sangic; Vanessa Scheeren.
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Identificação da atividade e do aluno
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Caminhando pelo mundo dos Enigmas
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O computador como Meio e como Fim...
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Softwares Educacionais. Oque é um software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo.
Softwares Educacionais
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
Transcrição da apresentação:

INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO APRESENTAÇÃO INSTITUIÇÃO O Colégio Estadual “Inácio Pinheiro Paes Leme” oferece os cursos de Ensino Fundamental de 1ª fase, 2ª fase, Ensino Médio e EJA de Ensino Médio. Nosso Colégio tem hoje em média 800 alunos. LABORATÓRIO Temos um laboratório de informatica para atendimento do Ensino Especial, com 6 computadores, onde é oferecido o atendimento aos alunos. Recebemos no mês de maio 23 computadores para o laboratório de Ensino Médio, onde estamos esperando fazer a homologação.

PERFIL DOS ALUNOS: Os alunos atendidos em nossa escola apresenta as seguintes necessidades: Deficiência Intelectual; Deficiência auditiva; TDAH; Sindrome Daw;

Professores que participaram das Atividades: Eliane Silva de Oliveira Nadirce Rodrigues Silva Vieira Ronildo José da Silva A união deste professores contribuiram para um enriquecimento do aprendizado do aluno, sendo que estas atividades foram desenvolvidas com alguns alunos da professora Eliane que acreditou em nossas propostas e por ser uma professora dinâmica foi facil aceitação deste trabalho.

2 - TITULO DA ATIVIDADE O MENINO CURIOSO 2.1 APRESENTAÇÃO DO ALUNO Gabriel Edinado , necessidade especial, deficiência mental, dicção, apresenta dificuldade em memorização de letras e cálculos, apresenta facilidade em desenho.3º ano do projeto aprendizagem. Gabriel Icáro Santos, Necessidade especial, bloqueio de aprendizagem, TDAH, 3º ano do projeto aprendizagem tem dificuldade de memorização de letra e leitura.

2.2 -PROPOSTA Trabalho com o sotfware O Menino Curioso, com atividade das letrinhas e figurinhas. Intenção: memorização das letras do alfabeto e a sonorização. Dinâmica: trabalho em grupo, onde coloquei como meta nas letrinhas que não podia repetir letrinha, quem repetisse perdia a vez de jogar.  Por ser um recurso bom para trabalhar.

Que os alunos conheça o software do menino curioso. OBJETIVO ESPERADO Que os alunos conheça o software do menino curioso. Possa interpretar e ler as letras do alfabeto e faça associação das letras com objetos. Aprenda a ser autônomo, desenvolver a sua auto estima.

2.3 Realização das atividades Os alunos utilizaram o jogo das letrinhas e o das figurinhas. Criaram uma expectativa para trabalhar o jogo das figurinhas, porque não queria errar para ligar a letra na imagem, se errasse passaria sua vez para outro colega. Quando ia montar as figurinhas que não sabia onde colocar a letra, fazia leitura do alfabeto que estava em ordem e com isso descobria onde colocar a figura.  

2.4 Avaliação O trabalho foi interessante porque as crianças ficaram concentradas para resolver a atividade. Foi explorado o raciocínio lógico para acertar o jogo, também foi desafiador porque os alunos não queria errar, então eles foram solidários, começaram a resolver em conjunto. Neste jogo foi avaliados os conceitos adquiridos pelos os alunos, como socialização entre eles, trabalho em conjunto, além de fazer um diagnóstico de leitura do alfabeto e outros recursos.

2.5 CONCLUSÃO Concluimos que os nossos alunos, perceberam que para jogar tem que saber as regras, é com isso são obrigados a conhecer as letras a sonorização. Percebemos que houve maior interesse nos alunos para vir nas aulas de contra turno, por ter acesso ao computador para jogar.

3-REFLEXÃO. Gostei de estar tendo desafio diferente, percebo que ao ser desafiada tenho que buscar o meu conhecimento, aperfeiçoamento, muitas vezes pedir ajudar a colegas e até mesmo alunos que tiveram boa vontade em ir até mesmo a minha casa para estar tirando duvidas, mas sei que esta interação fazem muito bem para nós. Neste curso tive oportunidade de aprender muito, cresci bastante, e o hoje vejo a EDUCAÇÃO ESPECIAL com outros olhos. Sinto uma responsabilidade de estar passando outras informações para os colegas de trabalho, para que este conheça as ferramentas das Novas Tecnologias.

3.1 AS ATIVIDADES REALIZADAS. As atividades no computador se torna mais atraente, onde os alunos tem como ser construtores de novos conhecimentos . Quando estão realizado atividades com jogos, este ficam concentrados e busca estar superando suas dificuldades. Temos como trabalhar a escrita, expressão artistica, dramatização de estórias usando o programa de gravação de audio. Desenvolver a leitura com mensagem feita no org Impress.

O laboratório vem trazer uma mudança no ensino de nossos alunos, percebo que a equipe escolar não estão todos prontos para entra no mundo das Novas tecnologias, devido muitos professores não ter computador em casa, por ter uma jornada de trabalho extensa, não tem tempo para manusear e conhecer suas ferramentas de trabalho. Percebemos que os alunos que tem mais acesso as TCA, bons regimentos , consegue vencer alguns obstáculos por que foram persistentes em particpara das aulas de contra turno.

3.2 Conclusão Os professores sente satifeitos em ver os avanços com nossos alunos, porque percebe que os computadores vem fazer diferença na vida de nossos educando, ter mais recursos para preparar suas aulas.

4. CONCLUSÕES. E um grande prazer em ter oportunidade de fazer um curso a distancia, tive oportunidade de conhecer pessoas novas e interagir. Hoje temos um grande avanço em nossa escola porque temo um laboratório de Educação Especial para atender melhor os nossos alunos.

Trabalho desenvolvindo no laboratório.

ATIVIDADES FEITOS PELOS OS ALUNOS

Nossa escola não temos rapas até hoje. MAS TEMOS ALUNOS QUE PRECISA DA RAPA PARA CHEGAR NA ESCOLA. Nossa escola não temos rapas até hoje.