MARCO JURÍDICO DAS PARCERIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM AS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA Expositora: Maria Tereza Fonseca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DO ACESSO Um estudo da ABRAJI sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil.
Advertisements

Instituições Escolares
IX ENCONTRO NACIONAL DO CONACI
O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
Prof.ª Vilma Maria de Lima
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Prática de Ensino: Educação Básica
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
AEROPORTO INTERNACIONAL
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
2 Legislação Previdenciária.
Tópicos Conceituais de Direito Constitucional
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
Capítulo 6 Organização.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO.
Parceria com o Poder Público A referência ao Terceiro Setor automaticamente nos remete à forma como o poder público e a sociedade interagem. É praxe o.
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Ouvidorias e mediação de conflitos
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
República Federativa do Brasil Lei de Diretrizes Orçamentárias 2008 PROJETO DE LEI Abril de 2007.
Aspectos jurídicos do terceiro setor no Brasil
Serviço Público Federal Compromisso com o Brasil
Política de Segurança da Informação
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?

REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES:
Serviços Públicos II.
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Lei de Parcerias - Lei nº /14
HIERARQUIA DAS LEIS I – Constituição
Legislação Tributária
gênese, configuração jurídica e caracterização político-administrativa
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
TERCEIRO SETOR – PARAESTATAIS – ENTES DE COOPERAÇÃO
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
DIREITO CONSTITUCIONAL
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Instituições de Direito Público e Privado
O papel do controle social e a nova Lei do Terceiro Setor Eduardo Pannunzio.
A LEI JURÍDICA.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk AS RELAÇÕES.
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
Entidade Sem Fins Lucrativos
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * Como o direito regula a criação do direito? * Como o direito lida com normas criadas por outros entes “não.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * De onde vem o direito? * Onde podemos conhecê-lo? * Que atos têm poder de criá-lo?
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

MARCO JURÍDICO DAS PARCERIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM AS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA Expositora: Maria Tereza Fonseca Dias Co-autora: Janaína Diniz F. de Andrade

Questões preliminares Na legislação dos Estados-membros da federação brasileira, a configuração do marco jurídico das parcerias da administração pública com as entidades do terceiro setor reproduz o modelo federal? Elementos analisados: espécies de qualificações jurídicas e requisitos para esta qualificação Em geral, as legislações da União exercem influência nas legislações dos Estados- membros.

LEGISLAÇÕES ESTADUAIS VIGENTES

Principais achados Nos 27 entes federados estudados, tem- se que: 17 editaram legislações específicas sobre a qualificação de entidades como Organizações Sociais (63%); 14 sobre Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (52%); 10 sobre as duas espécies citadas (37%) e apenas 6 não legislaram sobre a matéria (22%).

Principais achados Há tramitação de projeto de lei sobre a matéria (Estado de Alagoas) Encontra-se mantido o modelo das entidades declaradas de utilidade pública, (Roraima). Estados que simplesmente remetem-se à legislação federal, ao invés de editar regras próprias sobre o assunto.

Principais achados O levantamento apontou apenas a existência de legislação que estabelece critérios para que a entidade seja declarada de utilidade pública nos Estados de Minas Gerais e Roraima. Quanto aos tipos de entidades e critérios de qualificação, a legislação estadual mais reproduz a legislação federal do que propõe soluções criativas.

Período em que essas legislações foram aprovadas. Como a lei das OSs é anterior a das OSCIPs na esfera federal, o mesmo ocorreu na maioria dos estados da federação brasileira. Tocantins e Rondônia: não foi localizada legislação sobre OS e OSCIP mas reconhecem a existência destas categorias de entidades já qualificadas pela legislação federal na lei orçamentária

Revisão do marco jurídico Problemas: legitimidade e regulação Papéis da sociedade civil: propositura, execução e controle das políticas públicas; Não há um conceito jurídico de terceiro setor (diversidade de qualificações jurídicas e mecanismos de fomento direto e indireto;

Revisão do marco jurídico Objetivos das entidades e entraves sociológicos: filantrópicas (tradicionais) e entidades político-mobilizadoras (atuais); são vários os níveis hierárquicos das normas que necessitam de alteração (constitucionais, ordinárias, decretos e regulamentos federais) e ainda as das entidades federativas autônomas;

Obrigada! DIAS, Maria Tereza Fonseca. Terceiro setor e estado: legitimidade e regulação – por um novo marco jurídico. Belo Horizonte: Fórum, p.