Disciplina: Teoria das Organizações Faculdade Signorelli

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Estudantes Universitários da Geração Y Aluna: Tany I. S. Marin Docente: Profa. Dra. Silvia P. C. Casa Nova Pós-Graduação FEA/USP Disciplina: Metodologia.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Teoria das Organizações Faculdade Signorelli

GERAÇÃO Y Conceito da Geração Y pelos Autores: - Daniel Portillo; - Eline Kullock. As gerações (Tradicionais, Baby Boomers, Geração X e geração Y). Características da Geração Y. Comparação da Geração Y com as Gerações Anteriores. A Geração Y para os Gestores. Empresa dirigida pela Geração Y. Vantagens e desvantagens para as empresas. Conclusão.

GERAÇÃO Y “A Geração Y, ao contrário do que muitos pensam, não se refere exatamente a uma legião de adolescentes, mas sim a uma "determinada" geração, nascida entre os anos 1980 e 2000. A Internet, emails, redes de relacionamento, recursos digitais, fizeram com que a geração Y fizesse milhares de amigos ao redor do mundo, sem ao menos terem saído da frente de seus computadores.” Daniel Portillo Serrano, Geração Y.

GERAÇÃO Y “Essa é uma geração que adora feedback, é multitarefa, sonha em conciliar lazer e trabalho e é muito ligada em tecnologia e novas mídias. Eles são também conhecidos como a geração do troféu, se beneficiaram de um período economicamente favorecido e tiveram em casa a liberdade que nenhuma outra geração teve.” Eline Kullock, Foco em Gerações.

GERAÇÃO Y Breve história das gerações: TRADICIONAIS (até 1945) - É a geração que enfrentou uma grande guerra e passou pela Grande Depressão. Com os países arrasados, precisaram reconstruir o mundo e sobreviver. São práticos, dedicados, gostam de hierarquias rígidas, ficam bastante tempo na mesma empresa e sacrificam-se para alcançar seus objetivos.

GERAÇÃO Y Breve história das gerações: BABY-BOOMERS (1946 a 1964) - São os filhos do pós-guerra, que romperam padrões e lutaram pela paz. Já não conheceram o mundo destruído e, mais otimistas, puderam pensar em valores pessoais e na boa educação dos filhos. Têm relações de amor e ódio com os superiores, são focados e preferem agir em consenso com os outros.

GERAÇÃO Y Breve história das gerações: GERAÇÃO X (1965 a 1979) - Nesse período, as condições materiais do planeta permitem pensar em qualidade de vida, liberdade no trabalho e nas relações. Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação já podem tentar equilibrar vida pessoal e trabalho. Mas, como enfrentaram crises violentas, como a do desemprego na década de 80, também se tornaram céticos e superprotetores.

GERAÇÃO Y Breve história das gerações: GERAÇÃO Y (a partir de 1980) - Com o mundo relativamente estável, eles cresceram em uma década de valorização intensa da infância, com internet, computador e educação mais sofisticada que as gerações anteriores. Ganharam autoestima e não se sujeitam a atividades que não fazem sentido em longo prazo. Sabem trabalhar em rede e lidam com autoridades como se eles fossem um colega de turma.

GERAÇÃO Y Principais características da geração Y: São multitarefas; Não utilizam manual. São a geração da tentativa e erro; Planejar é muito difícil para essa geração. Se utilizam do improviso; 4. Geração Impaciente; 5. Estão familiarizados com a tecnologia; 6. Maior liberdade e parceria com os pais; 7. Não aceitam o autoritarismo; 8. Tem necessidade de ter voz ativa.

GERAÇÃO Y Geração Y Gerações anteriores Comparação da Geração Y com as Gerações Anteriores: Geração Y Gerações anteriores Têm espírito empreendedor - preferem fugir de empregos tradicionais. Podem ficar anos na mesma empresa, na mesma função. São contestadoras, mas tolerantes. Ênfase em atividades extracurriculares em grupo. Menos ênfase em atividades extracurriculares. Atividades extracurriculares individuais (aulas de piano) tinham a mesma importância de atividades em grupo. Aprendeu que é bom falar abertamente em contextos sociais. Em contextos sociais, aprenderam que existem coisas que se falam e coisas que não. Idade adulta: casamento e filhos tarde, mais tempo com amigos e cônjuge antes de ter filhos. Idade adulta: obrigações de família eram/são prioridade. Deixará o trabalho se suas necessidades de contato social não foram atendidas. Dificilmente deixarão o trabalho por necessidades de contato pessoal.

GERAÇÃO Y A Geração Y para os Gestores: Acreditam que os jovens são ágeis, têm senso de oportunidade, descontração, inteligência, sabem se defender, ou seja, são importantes para trazer vitalidade, ritmo e agilidade às empresas. Por outro lado, são considerados impacientes, inseguros, com vínculos voláteis, exibicionistas e superficiais. “Se a companhia não oferece estímulos na velocidade que essa geração deseja, eles não pensam duas vezes para procurar outra vaga no mercado de trabalho, pois visam cada vez mais suas próprias realizações profissionais”, explica Luis Felipe Cortoni, consultor do Ateliê de Pesquisa Organizacional. “Para uma política bem-sucedida de retenção de talentos, uma das sugestões é fazer com que os jovens se envolvam nos processos de toda a corporação, caso contrário será difícil mantê-los no quadro”, explica. “Eles são profissionais do mercado e não da empresa”.

GERAÇÃO Y Grande empresa dirigidas pela Geração Y Marc Zuckerberg, aos 26 anos, é o fundador e presidente do Facebook, um símbolo de sucesso na geração Y. É uma empresa criada e comandada por eles. E até por isso, a palavra “comando”, dentro do local, não faz muito sentido. Os setores são organizados em times. Numa empresa onde se é estimulado a ser criativo o tempo todo, ninguém bate ponto. Eles querem é trabalhar com prazer, a qualquer hora do dia ou da noite, pensando sempre em resultados. “Você adquire uma responsabilidade maior e você se sente, tem mais autonomia em cima do que está fazendo”, um funcionário afirma. Afinal, para a geração Y, existem mil e uma formas de ser produtivo. Cada um decora a baia do jeito que quiser. No Facebook, os funcionários têm três refeições grátis por dia. E se quiserem novos ares, podem comer debaixo da árvore ou bater uma bolinha na quadra de basquete.

GERAÇÃO Y Vantagens e desvantagens para as empresas: Vantagens: Forte autoestima, compromisso com valores. Multitarefa, altas habilidades com TI. Buscam equilíbrio entre trabalho e são fascinados por desafios. Amantes da tecnologia. Desvantagens: Conflito entre as expectativas individuais e as demandas do ambiente de trabalho. Têm dificuldades com a hierarquia, pois preferem viver em rede, odeiam burocracia e controles. Não gostam de ouvir críticas. Gestores sobrecarregados têm dificuldades em atender aos frequentes pedidos de feedback Dificuldades de concentração, principalmente em tarefas rotineiras

GERAÇÃO Y Conclusão: Resumindo, a geração Y é constituída pelas pessoas nascidas entre 1980 e 2000, é caracterizada como multitarefa, pessoal que adora feedback. São informais e imediatistas. Tecnologia e diversidade são naturais, usam recursos online. A falta de cerimônia com os pais leva à indiferença com a autoridade no trabalho. Se não estiverem satisfeitos com o meio profissional, trocam de emprego com facilidade.