ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Compras
Advertisements

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
O que é gestão financeira
Custos ... afinal, o que é isto?
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
CESF OSM-3º PERÍODO Julio Morais
3. Planejamento de Vendas
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Fator X O Modelo da ANEEL Novembro de 2009 Brasília - DF.
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
FTAD – Contabilidade e Finanças
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Departamento Jurídico-Financeiro
FTAD - Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
Aula 12 REPÔR AULA.
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Análise das Demonstrações Financeiras
Orçamento Empresarial
Função da Administração:
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
CONTABILIDADE DE CUSTOS I
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
O plano de Negócio.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORÇAMENTO
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Módulo 05 Planejamento Financeiro. Objetivo da empresa.  O que você quer para sua empresa?  Exemplo: 1. Quantificar: aumentar as vendas em 10%. 2. Período.
Função Planejamento GUI I
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
ORÇAMENTO CONTÍNUO Prof. Alessandro.
Técnico Contabilidade
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
Controle Orçamentário Gerencial
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Técnico Contabilidade
Etapas do processo orçamentário
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.03 1 Etapas do processo orçamentário Capítulo 3.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Estrutura e análise das D.C Avançada. DFC e DVA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ORÇAMENTO É uma poderosa ferramenta de planejamento, gestão e controle que envolve todos os setores da instituição. RECEITA DESPESA.
ORÇAMENTO POR ATIVIDADES
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
$$$ Área Financeira $$$ Disciplina: Gestão Empreendedorismo Profa. Marli.
Etapas do processo orçamentário
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
Gestão de Custos Aula 1.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Orçamento de vendas. Considerações Gerais Interdependência com as outras áreas da empresa Mola propulsora do orçamento global Deverá ser o mais realista.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Atualização Didática Professor: Osvaldo Malta Callegari Estagiária: Franciele Apdª Cecato.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante 1. Análise de Balanços Uma peça Balanço Várias peças Demonstrações Análise das demonstrações financeiras 2.
Orçamento.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas Prof. Carlos Alexandre

Orçamento de Vendas O orçamento de vendas constitui um plano das vendas da empresa, para determinado período de tempo. Sua função principal é a determinação do nível de atividades futuras da empresa.

Orçamento de Vendas RESTRIÇÕES INTERNAS: capacidade produtiva insuficiente; estrutura administrativa inadequada; pessoal interno inabilitado; e insuficiência de capital de giro.

Orçamento de Vendas RESTRIÇÕES EXTERNAS: política de comércio exterior desfavorável; política monetária (crédito e taxa de juros) desfavorável; mercado fornecedor precário; e restrição de mão-de-obra externa.

FATORES E FONTES DE INFORMAÇÕES - dados históricos, como tendências de vendas da empresa, competidores e a indústria (se disponíveis); - tendências econômicas gerais ou fatores como taxas inflacionárias, taxas de juros, crescimento da população e gasto pessoal etc.; - fatores regionais e locais que afetam as vendas; - mudanças de preço previstas, em custos de compras e de vendas; - planos de marketing previstos; - o impacto de novos produtos ou mudanças na linha de produtos inteira; e - outros fatores, como eventos políticos e legais e mudanças de tempo.

Orçamento de Vendas Orçamento de vendas são as previsões de vendas para um determinado período orçamentário. Estima: - as quantidades de cada produto e serviço que a empresa planeja vender ou prestar; - define o preço a ser praticado; - impostos incidentes; - a receita a ser gerada; - a quantidade de clientes a serem atendidos; - as condições básicas das vendas, a vista ou a prazo, entre outras informações.

Orçamento de Vendas Todos os demais orçamentos parciais são desenvolvidos em função do orçamento de vendas, ou seja, tendo-se determinado o que será vendido, em que quantidade e quando, e conta-se com informações principais para a determinação dos recursos necessários para o atendimento dessas vendas em quantidade, qualidade e por período de tempo.

Orçamento Global Já vimos que o orçamento é um conjunto de previsões quantitativas apresentadas de forma estruturada, uma materialização em valores dos projetos e dos planos. Ele é composto por dados financeiros e não financeiros (Boisvert,1999). Também estudamos que muitas vezes ele serve de guia para direcionar a empresa em um período futuro, além de poder ser utilizado como parâmetro para avaliação.

Orçamento Global O objetivo principal do orçamento é aperfeiçoar as diferentes atividades empresariais, sendo eficiente na alocação de recursos disponíveis e ainda relacionar-se com as duas funções administrativas: o planejamento e o controle.

Orçamento Global A estrutura básica do orçamento é formada por peças, isto é, projeções financeiras dos orçamentos individuais de cada unidade da empresa, que abrangem o impacto tanto das decisões operacionais quanto das decisões financeiras. Normalmente, o orçamento tem partida em um orçamento global (ou orçamento-mestre), que pode ser subdividido em orçamentos operacional e orçamento fi nanceiro.

Orçamento operacional e financeiro O orçamento operacional, que abrange decisões de aquisição e uso de recursos é composto pelo orçamento de vendas, orçamento do estoque final, orçamento de fabricação, orçamento de custo dos materiais, orçamento de mão-de-obra, orçamento dos custos indiretos de fabricação e orçamento de despesas departamentais. Já o orçamento financeiro é formado pelo orçamento de capital, orçamento de caixa, balanço patrimonial e demonstração de resultados projetados, concentra suas decisões nos meios para obter os recursos necessários. No momento da elaboração do orçamento, os orçamentos específicos, se relacionam entre sim.

Relacionamento entre os orçamentos específicos

Por onde começar um orçamento? O departamento financeiro deve ser o responsável por implementar e controlar o orçamento. Normalmente em empresas de grande porte, o departamento financeiro é subdividido em duas áreas:

Por onde começar um orçamento?

Etapas para operacionalização do Orçamento Etapas para a condução e operacionalização do orçamento: 1. A área de orçamento solicita ao departamento comercial a projeção anual de vendas; 2. A projeção de vendas é repassada aos outros departamentos, para que eles a utilizem como base para projetar seus gastos anuais; 3. Utilizando-se as projeções de receitas e de gastos, o departamento de orçamento elabora a projeção da DRE para o ano seguinte; 4. A DRE projetada é levada à alta administração para a aprovação. Mudanças podem ser sugeridas. 5. A projeção da DRE é aprovada pela alta administração e os orçamentos são distribuídos aos departamentos; 6. A execução dos orçamentos pelos departamentos é acompanhada pela área de orçamento durante todo o exercício contábil