COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES - 33 horas aula

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Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES - 33 horas aula NPG – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO - FADEPE CURSO: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Sérgio Cruz, Msc.

Ementa Importância da integração das pessoas da organização. Dinâmicas de Integração. Comunicação verbal e não verbal. Barreiras físicas e interpessoais. Conflitos interpessoais e de grupo. Assertividade e as relações em grupo. Motivação. Satisfação do(a) funcionário(a) e do(a) servidor(a) público(a). Trabalhos em equipe.Formação e importância para o(a) gestor(a). Auto-conhecimento e importância para o(a) gestor(a).Tipos de liderança.

Objetivo Geral e Objetivos Específicos Discutir a Comunicação interpessoal e os aspectos comportamentais na organização. Específicos: Identificar criticamente aspectos comportamentais e suas relações com a comunicação organizacional; Compreender o processo de comunicação interpessoal; Discutir e exercitar a importância das habilidades interpessoais; Estabelecer a ligação entre contribuições teóricas e sua prática cotidiana. Provocar vivências que transformem compreensão em mudanças internas.

Metodologia e Avaliação Exposição dialogada, filmes,debate resenhado, discussão em grupo, dinâmicas, estudos de caso, vivências, jogos e exercícios. Avaliação Participação em sala e nas dinâmicas. Resenha dos filmes. Trabalho acadêmico – 22/11/08.

Bibliografia recomendada BERLO, David K. O processo da Comunicação: introdução à teoria e a prática. São Paulo:Martins Fontes, BYHAM, William C. Zapp – o poder da energização. Rio de Janeiro: Campus, 1992. PENTEADO, J. R. Whitaker, A técnica da comunicação humana. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. DIMBLEY, R., BURTON, G. Mais do que palavras; uma introdução a comunicação. São Paulo: Summus, 1990. ROBBINS, Stephen P. Administração, Mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000. WAGNER III, J. A. e HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 1999.

Etapas da disciplina 1ª Etapa – 18/10 – Conceitos de Comunicação e de Comunicação Interpessoal. 2ª Etapa – 25/10 – Relações interpessoais e grupais na Organização e a Organização como indivíduo. 3ª Etapa – 08/11 – Trabalho em equipe, satisfação, motivação e liderança. 4ª Etapa – entrega dos trabalhos.

1ª Etapa – 18/10 O que é comunicação? Só para relembrar... Exercício: Discussão sobre a história de John. Filme: Estrada para Glória (Glory Road), produção de Jerry Bruckheimer. O que é Comunicação interpessoal? Exercício

Onde paramos? Uma pequena aproximação com o que já foi visto...

Conceitos iniciais - Comunicação A comunicação, enquanto processo, dá vida, por meio de encadeamento das partes, à empresa. (Thayer). Uma organização se desenvolve graças ao sistema de comunicação que ela cria e mantém e que é responsável pelo envio de mensagens de três grande sistemas: Sociopolítico, onde se inserem os valores globais e as políticas do meio-ambiente; econômico-industrial: os padrões de competição, as leis de mercado, a oferta e a procura; Microclima interno das organizações: normas e políticas necessárias às operações empresariais, e a própria cultura organizacional.

Comunicação como Poder Expressivo (Torquato) A comunicação que, enquanto processo, transfere simbolicamente idéias entre interlocutores, é capaz de, pelo simples fato de existir, gerar influências. A comunicação tem o poder de legitimar outros poderes existentes nas organizações, a saber: Poder remunerativo; Poder normativo; e Poder coercitivo.

Comunicação como Poder Expressivo nos ambientes internos Nas operações e atividades rotineiras – cotidiano. Para a animação dos ambientes internos – na lógica da produção. Fator homeostático – equilíbrio interno. O engajamento, a concordância e os níveis de satisfação X sistema de comunicação. Fluxos ascendentes e descendentes. Líder informal e o líder negativo. CUIDADO: boatos, rumores, retenção da informação nos níveis intermediários, grupos fechados etc.

O que é comunicação - Meios de Comunicação a) Forma de comunicação são elementos distintos e separados uns dos outros, tendo seus próprios sitemas paa transmitir mensagens. Ex: a escrita, suas palavras e suas regras.

O que é comunicação b) Veículos de comunicação São os meios de comunicação, que combinam diferentes formas. São meios de comunicação, que controlamos diretamente, tal como a comunicação não-verbal (gestos, expressões faciais, maneira de vestir).

O que é comunicação c) Mídia São elementos de comunicação de massa de um grupo distinto dirigindo-se a outro, dentro de um mesmo processo. Incluem também inúmeras formas de comunicação. Por exemplo, a televisão oferece palavras, imagens e sons. São baseados em tecnologias e fazem uma ponte entre o comunicador e o Receptor.

A Comunicação é um processo História de John – leitura A comunicação é uma experiência cotidiana. Algumas formas de comunicação estão contidas em si mesmas. Algumas qualidade de formas ou meios de comunicação são impostas. Todas as formas de comunicação ampliam o poder de nossos sentidos. Muitos meios de comunicação são intencionais.

A comunicação é uma atividade Nós vivenciamos a comunicação como uma atividade. A comunicação é algo que aprendemos a fazer.

Categorias de Comunicação a) Auto comunicação Comunicação consigo e para você mesmo. Ex: diários, memórias, autobiografias.

Categorias de Comunicação b) Comunicação interpessoal A comunicação entre pessoas – frente a frente, face a face. Um telefonema. Em situações com mais de duas pessoas: em casa ou ambiente de trabalho. “A ênfase no falar e nas formas não-verbais de comunicação constituem características desta categoria”.

Categorias de Comunicação c) Comunicação de grupo A comunicação entre pessoas num grupo e entre um grupo e outro grupo. Pequenos grupos e grandes grupos. Pequenos grupos (também interagem face a face) A família, grupo de amigos, comitê de trabalho.

Categorias de Comunicação – comunicação de grupo. Grandes grupos Repetição de encontros Objetivos distintos dos grupos pequenos

Categorias de Comunicação d) comunicação de Massa A comunicação recebida ou utilizada por um grande número de pessoas. Subdivisões: “mass mídia” – grandes audiências. Indústria fonográfica, telefone e correios. “(...) são utilizados em larga escala, por milhares e milhares de pessoas a todo o momento”. (BURTON, 1990: p.22)

Comunicação – Conceitos Guia “A comunicação é o processo da partição da experiência para que se torne patrimônio comum. Ela modifica a disposição mental das duas partes associadas.”“A sociedade não só continua a existir pela transmissão, pela comunicação, como também se pode perfeitamente dizer que ela é transmissão e comunicação”(J. Dewey).

Comunicação – Conceitos Guia A palavra comunicação deriva do latim communicare, cujo significado seria “tornar comum”, “partilhar”, “repartir, associar”, trocar opiniões”, “conferenciar”. Comunicar implica participação (communicatio tem o sentido de “participação”), em emissão ou recebimento de informações novas (Rabaça, p.151).

Comunicação Interpessoal Comunicação entre pessoas, usualmente frente a frente. Contato com os outros, como fazê-lo e por que fazê-lo.

Meios de contato Comunicação não-verbal: é um canal que conduz mensagens de uma a oura pessoa. Isto inclui três códigos: Linguagem do corpo; Paralinguagem; Maneira de vestir-se.

Meios de contato Fala: é outro meio de comunicação entre pessoas; código composto por signos e inclui códigos secundários. O contato é feito para trocar mensagens e significados.

Fazendo contato Utilização de estratégias na escolha de palavras e os signos não-verbais com o objetivo de alcançar algum propósito por intermédio da comunicação.Uso repetido; hábitos e rituais. Representação de personagens; palco; diferentes personagens para situações diferentes. O status ou lugar pedem um personagens. Diferente de farsa.

Fazendo contato Aprender os sistemas de comunicação – trato com as pessoas Considerar as necessidades das outras pessoas e as nossas: Ser capaz de utilizar estratégias eficazes; Ser capaz de nos apresentar de forma clara; Ser capaz de perceber anós mesmos e aos outros;

Fazendo contato Ser capaz de estabelecer uma empatia com os outros; Ser capaz de responder posiytivamente ao feedback recebido; Ser capaz de mostrar nossa aprovação aos outros; Ser capaz de ouvir efetivamente os outros (também auscultar).

Ajustando contato Regulamos contatos com os outros, dando e recebendo resposta (feedback), diretos ou não-verbais.

Percepção: nossa e dos outros Os signos que dizem algo a nosso respeito e a respeito dos outros. Auto-percepção: a auto-imagem e a auto-estima. Quando fazemos avaliação de outra pessoa: sua personalidade, seu estado emocional e suas atitudes. Presumimos: trabalho, sexo, status, papéis que desempenha, idade etc.

Percepção: nossa e dos outros Baseamos a percepção naquilo que vemos e naquilo que ouvimos, especialmente por intermédio dos signos não-verbais.

Percepção imperfeita Projetamos nossos desejos na imagem que formamos dos outros; Classificamos os outros em determinadas categorias muito rapidamente e muito simploriamente; Presumimos coisas e posicionamentos muito facilmente; Somos inclinados a nos deixar influenciar pelas primeiras impressões.

Barreiras na comunicação - fatores que “filtram” nossas mensagens e “filtremos” as recebidas: Filtro mais comum – presunções pouco criteriosas; Barreiras mecânicas são resultados de obstruções físicas no processo da comunicação; Barreiras semânticas são originárias do significado dos signos. Barreiras psicológicas se originam de preconceitos que provocam um “filtragem” na mensagem. Isto afeta a codificação da mensagem quando ela é enviada e a sua decodificação quando é recebida.

Por hoje é só, pessoal !