COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

3- Eficiência e Eficácia
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
1- Administração de Pessoal
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Escola do Comportamento Humano
Organização, Sistemas e Métodos
Organização, Sistemas e Métodos
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Desenvolvimento organizacional
Comportamento Organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
Comportamento Organizacional
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Capítulo 6 Organização.
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Copyright 2013, by Marcos Berenguer
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Prof(a): Patrícia Braz
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Professora Andréia Vicente
Comportamento Organizacional
Revisão 2 b.
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Capítulo 13 Estresse, conflito e negociação
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
Abordagem Comportamental da Administração
Estrutura Organizacional
Características Básicas das Empresas
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Resistências a Mudanças
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Variáveis Básicas do D.O.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Introdução à Administração
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO Professora Andréia Oliveira Vicente

Objeto de estudo do Comportamento Organizacional Estuda o impacto dos seres humanos no funcionamento da empresa em relação a sua eficácia, produtividade e desempenho. Eficácia – capacidade de alcançar o efeito esperado ou desejado através da realização de uma ação. Produtividade – consiste no aumento ou na diminuição do rendimento Desempenho – resultados alcançados em decorrência dos esforços.

Esse estudo, se dá em três níveis distintos também chamados determinantes: o indivíduo, os grupos de indivíduos e a estrutura da empresa como um todo. O comportamento de cada indivíduo constrói o comportamento grupal e a soma dos comportamentos de cada grupo determina a ação da organização. Por outro lado, a estrutura da empresa como um todo influenciam os comportamentos sejam dos grupos, seja de cada indivíduo. Desta forma, temos que considerar indivíduos, grupos e empresa como sistemas em constante inter-relação.

Níveis do comportamento organizacional CHIAVENATO (2005), chama as determinantes do comportamento organizacional de níveis: Nível da macro perspectiva Nível da perspectiva intermediária Nível da micro perspectiva

Macro perspectiva Refere-se ao estudo dos comportamentos de organizações inteiras. Baseia-se em como se dá a relação da empresa com os seus componentes nos aspectos relacionados à comunicação, liderança, tomada de decisões, ao estresse e aos conflitos, as negociações, aos tipos de poder e política e a coordenação das atividades de trabalho.

O aprofundamento do estudo do administrador neste nível visa a entender e agir sobre a influência da estrutura organizacional e de sua cultura sobre os processos e comportamentos das pessoas O que estrutura organizacional? Como se expressa?

Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa que define como as tarefas serão distribuídas, agrupadas e coordenadas. É expressa pelo organograma organizacional e consiste no conjunto de relações relativamente estáveis e resultantes de processo decisório anterior sobre os seguintes elementos básicos: Formalização (regulamentos) Delegação (poder de decisão) Amplitude de controle (tamanho ideal do grupo de trabalho) Cadeia de comando (quem é responsável por quem) Departamentalização (agrupar de modo a coordenar) Especialização do trabalho (dividir tarefas)

PERSPECTIVA INTERMEDIÁRIA Refere-se ao comportamento de grupos e equipes na organização. Baseia-se no comportamento das pessoas quando estão trabalhando em grupos ou equipes. São elementos de estudo da perspectiva intermediária, por exemplo, o empowerment (ação de gestão) e a dinâmica grupal e intergrupal.

O aprofundamento do administrador nesta área busca como resultados o aumento da cooperação das pessoas de uma mesma equipe e a melhoria da produtividade e do ambiente de trabalho

Micro perspectiva Trata do comportamento do indivíduo em si. Sua fundamentação está fortemente ligada à psicologia, principalmente nos estudos referentes às diferenças individuais, a personalidade, a percepção e a motivação e satisfação no ambiente de trabalho.

O aprofundamento do estudo neste nível pelo administrador visa a entender melhor as reações das pessoas, suas diferentes formas de motivação e suas percepções em relação à satisfação no ambiente de trabalho, tudo isso com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho e melhores resultados em suas funções.