Organizações como sistemas abertos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

3- Eficiência e Eficácia
Identidade em Rede “Não somos seres finalizados, mas sim um leque de possibilidades inesgotáveis.” Martin Heidegger Filosofo Alemão.
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
Sistema de Informação Gerencial
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
1. CONCEITO 5 Dimensões Produção, finanças, marketing …
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Administração Estratégica
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
ad – direção para, tendência para;
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Gestão do Conhecimento na prática
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Processo Administrativo
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Visão geral da Administração
Abrangência do Planejamento
Alketa Peci EBAPE/FGV Desenvolvimento e implementação de um sistema de seleção de diretores e do pessoal de gerência superior Alketa Peci.
Prof(a): Patrícia Braz
Gestão da Qualidade – Motivação
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
Funções da Administração
A Importância da Educação Continuada
Princípios do SCO.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
O sistema de administração de recursos humanos
Aula 08 Revisão para AV1.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
As organizações complexas
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Teoria Geral da Administração
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Planejamento estratégico
José Alberto Ribeiro Carvalho
Abordagem Contingencial da Administração
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Funções de administração
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
O QUE É UM SISTEMA.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional (D.O.)
Planejamento Estratégico
TEORIA DE SISTEMAS   .
Características Básicas das Empresas
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Sistemas Conceitos Básicos SITP – Módulo 3. Sistema Pessoas Compu- tador Organi zação Sistema: Conceitos Básicos.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Teoria da Administração I
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
INOVAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRADOS NO CONSUMIDOR E SUPPLY CHAIN Unidade 08.
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Patrício Vasconcelos
Abordagem Contingencial da Administração
Planejamento estratégico
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Organizações como sistemas abertos

Relembrando a TGA... Processo administrativo Esta dinâmica surge a partir do longo desenvolvimento intelectual, urbano e tecnológico do homem. Com o aumento das interações entre os indivíduos e o ambiente, tornou-se necessário o planejamento e organização das atividades.

Relembrando a TGA... Definição de sistemas Conjunto de partes que formam um todo, uma unidade. Os elementos de um sistema são reunidos para constituir uma unidade maior que as unidades isoladas ou simplesmente somadas.

Por sua natureza os sistemas podem ser Fechados São unidades isoladas. Não apresentam interação com o meio que os cerca. Estão fechados às influências externas. Abertos São unidades que recebem influência do ambiente externo. Estabelecem relações de troca e interação com os elementos do ambiente externo.

Processo de transformação Organizações são sistemas abertos por estarem em constante troca com o ambiente externo Processo de transformação

O ambiente externo É uma variável independente Impõe desafios às organizações, além dos desafios internos que elas sofrem

Problemática... Como uma organização (sistema aberto) pode enfrentar os desafios internos e externos?

Caso simples... Choveu e o telhado de uma fábrica desabou. É o diretor que deve recolher os possíveis destroços? O dólar caiu e aumenta a demanda de uma agência de turismo. É o servente que deve organizar novos pacotes de viagens? Prova da ANAC foi anulada devido à  cobrança de conhecimentos não previstos no edital de abertura do concurso público. Quem deve estruturar outra prova é o presidente?

Os níveis organizacionais Para projetar soluções e planejar a fim de enfrentar os desafios externos e internos, as organizações articulam três níveis organizacionais: INSTITUCIONAL – INTERMEDIÁRIO - OPERACIONAL

Para que as coisas são feitas. Que objetivos alcançam. Nível institucional Estabelece a relação organização – ambiente É estratégico Exercício de longo prazo Atua num contexto de imprevisibilidade Preocupa-se mais com a eficácia Para que as coisas são feitas. Que objetivos alcançam.

Nível Intermediário Coordenar e integrar atividades internas Ligação entre nível institucional e operacional É administrativo Atua com menor imprevisibilidade Exercício de médio prazo

Nível operacional Cumprir metas no cotidiano Exercício de curto prazo É técnico Atua num contexto previsível Preocupa-se com a eficiência Como as coisas são feitas. De que maneira são executadas.