Isabel Cardoso Pinto, 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Advertisements

Os principais espectros do desenvolvimento
Linguagem Corporal.
Comunicação e Animação de Grupos
COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
O ENQUADRE NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Surdez A Educação dos Surdos.
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Síndrome de Asperger.
Transtornos Invasivos do desenvolvimento
Síndrome de Asperger HISTÓRICO.
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
Síndrome de Asperger.
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial
AS EMOÇÕES.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
Estratégias para trabalhar com portadores de Síndrome de Asperger
Quando falamos em aprender...
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Oficina de Oratória Falar e Falar.
A CRIANÇA AUTISTA E A LINGUAGEM
TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento)
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
O AUTISMO E AS PESSOAS COM AUTISMO.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Aprendizado depende de:
O Processo de Socialização - Crianças Selvagens
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
ASPECTOS CENTRAIS DA INTEGRAÇÃO
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
DISTÚRBIOS DO ESPECTRO AUTISTA.
Tipos de Comunicação.
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
AS EMOÇÕES.
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Relações Precoces.
ATITUDES DE COMUNICAÇÃO
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO: BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA PRIMEIRO PERIODO DISCIPLINA : OFICINA.
Como Falar Bem em Público
Tema 16 – Comunicação O homem é um homo loquens, ou seja, um homem da linguagem. Ele constrói o seu mundo, suas relações, seu espaço por meio da linguagem.
MUSICOTERAPIA.
O desenvolvimento da linguagem da criança
AUTISMO. 1.O que é? O autismo é uma disfunção no desenvolvimento cerebral que tem origem na infância, persiste ao longo de toda a vida e pode dar origem.
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
Empatia Conceito Aptidão de saber escutar, entender, adaptar-se e avaliar as atitudes, necessidades e comportamentos dos outros, colocando-se no seu lugar.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” TURMA: 2º ANO A PROFESSORA: Ludmila da Silva M. Oliveira.
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: DIFICULDADES NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
1.
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller.
Léa Maria Marzagão Beringhs Psicóloga – CRP 07/01033.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Transcrição da apresentação:

Isabel Cardoso Pinto, 2010

Perturbação do desenvolvimento Síndrome de Asperger Perturbação do desenvolvimento ALTERAÇÃO INTERACÇÃO SOCIAL COMPORTAMENTO COMUNICAÇÃO Isabel Cardoso Pinto, 2010

Síndrome de Asperger SA é um subgrupo do espectro do autismo. As causas podem ser várias, desde biológicas (estrutura do cérebro) a genéticas. Isabel Cardoso Pinto, 2010

Síndrome de Asperger sinais: Atraso significativo na linguagem; Interpretação literal dos enunciados; Dificuldades no pensamento abstracto e de conceitos; Dificuldades de relacionamento social e compreensão de regras sociais; Comportamento social e emocional desajustado; Dificuldade em entender e expressar emoções; Linguagem pedante, características peculiares no ritmo, entoação e prosódia, ecolálias; Expressão facial pobre, contacto visual interpessoal limitado, distância corporal; Jogo simbólico e actividade imaginativa pobres ou ausentes; Número limitado, mas intenso, de interesses; Obsessão com determinados temas / assuntos e comportamentos repetitivos e ritualistas; Atitudes consideradas bizarras ou excêntricas; Dificuldades na adaptação e alteração da rotina e/ou procedimentos; Resistência às mudanças; Atraso no desenvolvimento motor e / ou falta de coordenação motora; Hipersensibilidade sensorial (ruídos, cheiros, luz, etc) Baixo nível de tolerância à frustação. Aspie Isabel Cardoso Pinto, 2010

Recomendações Procura manter contacto visual com o teu colega; Quando falares utiliza uma linguagem simples; Elogia - o sempre que ele realizar uma actividade Não sejas irónico ou trocista porque ele não percebe o significado de piadas ou anedotas. (interpretação integrar da mensagem) Se queres ajudá-lo, não o substituas. Incentiva-o e especialmente tenta compreendê-lo; Não desistas de comunicar com o teu colega mesmo que ele pareça não estar interessado no que lhe dizes; Não grites ou provoques barulho porque o ambiente com muito ruído perturba-o muito; Não te mostres assustado com alguma atitude sua mais “estranha” ou bizarra; Procura criar um ambiente de calma e tranquilidade para que os seus níveis de ansiedade não aumentem, Não improvises ou faças surpresas porque não as percebe. Sente que lhe “puxaram o tapete” o que pode desencadear uma crise de angústia. Isabel Cardoso Pinto, 2010

ASPERGER livros recomendados: “Posso explicar-te o que é a síndrome de Asperger?”-info@apsa.org.pt “Mamã, aquilo é um ser humano ou um animal?” - Hilde De Clercq “O estranho caso do cão morto” - Mark Haaddon Isabel Cardoso Pinto, 2010