OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
Escola Superior de Guerra
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nilva de oliveira brito dos santos
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Didática: organização do trabalho pedagógico
Didática: organização do trabalho pedagógico
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Gerenciamento de Sala de Aula
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Conceitos de cultura Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano... É o desenvolvimento intelectual do ser.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Método de Ensino.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Transcrição da apresentação:

OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Objetivos e conteúdos de ensino Conteúdos: base objetiva da instrução referidos aos objetivos e viabilizados pelos métodos de transmissão e assimilação. Cabe aos métodos: dinamizar as condições e modos de realização do ensino. Temas: Importância dos objetivos educacionais Objetivos gerais e específicos Conteúdos de ensino Critérios de seleção dos conteúdos OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Importância dos objetivos educacionais Objetivos educacionais: mediante ação intencional e sistemática. Não há prática educativa sem objetivos. Objetivos – três referências interligadas e sujeitas a contradições: Valores e idéias – legislação Conteúdos básicos das ciências Necessidades e expectativas da sociedade OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Importância dos objetivos educacionais Conteúdos escolares e a disseminação da ideologia da classe dominante. Avaliar a pertinência dos objetivos: em que medida atendem exigências de democratização política e social e necessidades da clientela. Importância de os conteúdos de ensino erguerem-se em meio à relevância social. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Importância dos objetivos educacionais Dois níveis de objetivos educacionais: Gerais – propósitos mais amplos, grandes linhas. Específicos – determinam exigências e resultados esperados da atividade dos alunos. Trabalho docente: relacionado a convicções e ações sobre o destino do homem e a sociedade (caráter político: que homem se pretende formar? Para que sociedade?). OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Importância dos objetivos educacionais Objetivos gerais – níveis de abrangência: Pelo sistema escolar. Pela escola / instituição de ensino. Pelo professor. Atitude crítica do docente face aos objetivos:quais convergem para a democratização? Quais a cerceiam? Reavaliar o programa oficial, a partir de objetivos sócio-políticos. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Importância dos objetivos educacionais Objetivos gerais da educação: educação no conjunto das lutas pela democratização da sociedade. Garantir sólida preparação cultural e científica. Assegurar o máximo de desenvolvimento das potencialidades do aprendiz. Formar a capacidade crítica e criativa, na relação teoria e prática. Formar convicções para a vida coletiva (coletividade, solidariedade...). Instituir processos participativos. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Importância dos objetivos educacionais Objetivos gerais da educação: guia para uma reflexão sobre as implicações sociais do trabalho docente e sobre a relevância da disciplina em questão. Objetivos específicos: particularizam a compreensão das relações entre escola e sociedade e do papel da matéria de ensino. Cabe ao professor vincular os objetivos específicos aos gerais, sem perder de vista a situação concreta (da escola, da matéria, dos alunos) em que serão aplicados. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Importância dos objetivos educacionais Objetivos específicos - recomendações: Especificar conhecimentos e habilidades. Observar a seqüência lógica. Expressar os objetivos com clareza. Dosar o grau de dificuldades. Formular os objetivos como resultados a atingir. Indicar os resultados do trabalho dos alunos (o que devem compreender, fazer...). OAPI I – terceiro texto sobre planejamento. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Conteúdos de ensino Relações recíprocas entre matéria – professor – aluno. Os conteúdos de ensino não são estáticos, cristalizados, mas significativos, porque articulados às condições sócio-culturais e individuais dos alunos. Devem incluir elementos da vivência prática dos alunos (conteúdos significativos). OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Conteúdos de ensino Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista o processo de construção do conhecimento dos alunos e suas relações com o contexto vivido. Retratam a experiência social da humanidade, constituindo o objeto de mediação escolar. São organizados em matérias de ensino. Expressam os resultados da atividade prática dos homens, nas suas relações com o ambiente natural e social. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS Conteúdos de ensino Nas sociedades capitalista, o saber é reservado ao usufruto da classe dominante. Os conhecimentos e modos de ação surgem da prática social e histórica dos homens e são sistematizados e transformados em objetos de conhecimento. Vínculo entre o aluno e a prática social. Na escolha dos conteúdos de ensino: não só a herança cultural, mas também a experiência da prática social vivida no presente pelos alunos. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Elementos dos conteúdos de ensino Inter-relação entre eles. Conhecimentos sistematizados: conceitos e termos fundamentais das ciências. Habilidades: qualidades intelectuais necessárias para a atividade mental no processo de assimilação de conhecimentos. Atitudes e convicções: modos de agir, de sentir e de se posicionar frente a tarefas da vida social. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Elementos dos conteúdos de ensino Os elementos constitutivos dos conteúdos convergem para a formação das capacidades cognoscitivas. Capacidades cognoscitivas: processos psíquicos da atividade mental (relação parte-todo, abstração, generalização, análise, síntese...). OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Elementos dos conteúdos de ensino Fontes para a escolha dos conteúdos de ensino: Programação oficial. Bases das ciências, da técnica e da arte. Experiência da prática de vida dos alunos e necessidades profissionais, sociais, políticas e culturais. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Elementos dos conteúdos de ensino Três sentidos das exigências teóricas e práticas da vida social: Participação na prática social. Relação entre o estudo sistemático das matérias e o cotidiano dos alunos. Condições de rendimento escolar dos alunos. Prática social: determina a contradição entre as exigências de aquisição e estudo das matérias, as condições sócio-culturais e o nível de preparo para realizá-los. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Dimensão crítico-social dos conteúdos Reconhece a objetividade e universalidade dos conteúdos. Não neutralidade dos conteúdos: nas sociedades capitalistas o saber reflete os interesses do poder. O conhecimento é interessado, porque produzido socialmente, na relação entre classes sociais e suas contradições. Consciência crítica: do conhecimento científico para a aplicação teórica e prática; mobilização de convicções para a participação na vida prática. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Dimensão crítico-social dos conteúdos Caráter histórico dos conteúdos, em estreita ligação com o caráter científico: elaborados conforme as necessidades de cada época histórica e os interesses sociais vigentes em cada organização social. Dimensão crítico-social dos conteúdos: domínio ativo e prático de modos de atuação crítica e criativa na vida, na profissão, no exercício da cidadania. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Dimensão crítico-social dos conteúdos Dimensão crítico-social dos conteúdos: elevação do grau de compreensão da realidade e formação de convicções e princípios reguladores da ação na vida prática. Grande referência: Dermeval Saviani. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Os conteúdos e o livro didático É necessário um estudo crítico dos materiais didáticos. Os materiais didáticos expressam o modo de ver de determinados segmentos sociais. Critérios de seleção: Correspondência entre objetivos gerais e conteúdos. Caráter científico. Caráter sistemático (ligação entre os temas). Relevância social. Acessibilidade e solidez (organização didática). OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

Questões para discussão Em que medida os objetivos educacionais são socialmente determinados? Quais são as relações básicas entre objetivos e conteúdos? Que aspectos podem influenciar a seleção de conteúdos de ensino? Que critérios estão implicados na seleção dos conteúdos? OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS