SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Matemática para todos Educação Básica
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
SAPEX ALECIO DAMICO (2010)*
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Lideranças nas organizações educativas
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Simone Braz Ferreira Gontijo
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
SILVANA BERBEL FERNANDES
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Concepções de linguagem e ensino de português
Situação de Aprendizagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Tendências atuais do ECLE
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Saberes docentes.
Transcrição da apresentação:

SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes na tarefa de formação ?

SABER ?????? saber................. é considerado como resultado de uma produção social, sujeito a revisões e reavaliações, fruto de uma interação entre sujeitos, de uma interação linguística inserida num contexto e que terá valor na medida em que permite manter aberto o processo de questionamento.

SABER DO PROFISSIONAL depende também daquilo que ele não sabe, daquilo que se supõe que ele não saiba, daquilo que os outros sabem em seu lugar e em seu nome, dos saberes que os outros lhe opõem ou lhe atribuem… Isso significa que nos ofícios e profissões não existe conhecimento sem reconhecimento social. O que um professor sabe...?!

O QUE É O SABER????? depende também daquilo que ele não sabe, daquilo que se supõe que ele não saiba, daquilo que os outros sabem em seu lugar e em seu nome, dos saberes que os outros lhe opõem ou lhe atribuem… Isso significa que nos ofícios e profissões não existe conhecimento sem reconhecimento social. o que um professor sabe...

saberes Para Tardif (2001) o conhecimento profissional docente emerge de suas vidas cotidianas, discursos e atos, sendo marcados pelo saber social que compõe os diversos saberes refletidos na maneira como os professores ensinam. Saber e trabalho Apontam a íntima relação dos professores com o seu trabalho na sala de aula, evidenciando que as relações dos professores com os saberes nunca são relações estritamente cognitivas, mas mediadas pelo trabalho que lhes oferece princípios para enfrentar e solucionar situações cotidianas.

Saberes e professores “O saber docente é um saber plural, oriundo da formação profissional (o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores); > São eles: saberes disciplinares (saberes que correspondem ao diverso campo do conhecimento e emergem da tradição cultural); curriculares (programas escolares) e experienciais (do trabalho cotidiano). O que exige do professor capacidade de dominar, integrar e mobilizar tais saberes enquanto condição para sua prática” (Tardif, 2002 p. 39).

Campos do desenvolvimento profissional do professor Aprender novos conteúdos e novas técnicas organização curricular modos de trabalho na sala de aula materiais didácticos instrumentos de avaliação Assumir novos valores, mudança de concepções finalidades e objetivos educacionais princípios organizadores do trabalho na sala de aula visão da escola e da sociedade relações interpessoais autoimagem autoestima

Campos do desenvolvimento profissional do professor Desenvolver novas competências reflexão, resolução de problemas profissionais, investigação... capacidades relacionais, organizacionais...

Desenvolvimento para a mudança A mudança é um processo que leva tempo e persistência a maioria dos sistemas resiste à mudança à medida que as pessoas avançam num processo de mudança, as suas necessidades de apoio evoluem os esforços de mudança são eficazes quando a mudança almejada é claramente definida, existe apoio e os dirigentes e as políticas apoiam essa mudança as organizações que estão continuamente a melhorar têm mecanismos permanentes para estabelecer objectivos, definir acções, avaliar os resultados e fazer ajustamentos a mudança é complexa porque requer que as pessoas comuniquem umas com as outras sobre assuntos complexos em grandes organizações, pouco estruturadas

Desafios Shulman >indica três desafios centrais para processos formativos: 1- a amnésia (‘eu me esqueci disso’), 2- ilusão da aprendizagem ou a compreensão ilusória (‘eu pensei que havia entendido isso’) 3- falta de uso do que foi aprendido ou ideias inertes (‘eu compreendo, mas não posso usar isso’). Atividade, reflexão, colaboração, paixão ao trabalho próprios ao exercício profissional são princípios, formas e estratégias necessários ao enfrentamento e superação desses desafios.