Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade, economicidade e adaptabilidade Aula 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

LOGÍSTICA É A ARTE DE ADMINISTRAR O FLUXO DE MATERIAIS E PRODUTOS DA FONTE PARA O CLIENTE.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Gestão da Produção com foco nos processos
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Produtividade & Desempenho
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Aula 2 – Introdução à Gestão de Operações
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Estoques R02.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Eficiência, Eficácia e Produtividade
Ética Profissional em Administração
Revisão 2 b.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
Conceitos Básicos de Estoques
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Introdução Ao Marketing
BENS ECONÔMICOS CATEGORAIS.
Aula 2 Capítulo 3 Organização e Administração 1Administração para Engenharia.
Administração Mercadológica IV
Estratégia de Operações
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Lavratti.com Slide 1/9 Administração da Qualidade Correlatos da Qualidade Medidas de desempenho empresarial que estão ligadas à Qualidade: Preço Propaganda.
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Fundamentos de economia
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Gestão da Qualidade.
Teoria Geral da Administração
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO Curso: Administração da Produção I
Técnico em Administração
Planejamento e Controle da Produção
Organização – conceitos introdutórios
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
Estratégia de Operações
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
COMPOSTO DE MARKETING O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s:
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Do projeto ao produto.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
GESTÃO EMPRESARIAL.
Economia Conceitos Básicos.
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
PROFº IVAN CARLOS PALUDO SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE.
PCP 1 JEFFERSON. INTRODUÇÃO Para o que serve o PCP? Pode, por exemplo, visar aumentar a eficiência e a eficácia de determinada organização “Qual é o grande.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
CMMI Capability Maturity Model Integration
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Transcrição da apresentação:

Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade, economicidade e adaptabilidade Aula 2

produtividade É um índice que mede a relação entre o output gerado (os bens e os serviços fornecidos) e o input utilizado (a mão-de-obra, os materiais, a energia e outros recursos) para produzir aquele output.

Produção é central na organização É a razão de sua existência, mas não é a única nem, necessariamente a mais importante. Outra funções: Função marketing; Função contábil; Função desenvolvimento de produto/serviço; Função de RH; Função de compras; Função de engenharia/suporte técnico.

sistema Materiais, informações, consumidores Bens e serviços input Processo de transformação output

Chinelato Filho (2004) Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade sempre estiveram associados às ciências O & M e Informática

Acirramento da concorrência no setor privado; Escassez de recursos no setor público, e; O aumento crescente da demanda por insumos obriga as organizações a utilizar seus recursos de maneira racional, evitando o desperdício.

Essa preocupação introduziu no planejamento, na implantação e na análise de sistemas, o conceito de economicidade, acrescentado aos já conhecidos 3 “Es” – Eficiência, eficácia e efetividade.

eficiência Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

eficiência Significa fazer bem as tarefas, administrar os custos, reduzir as perdas e o desperdício.

eficácia Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.

efetividade Efetividade é a obtenção de resultados através da ênfase na percepção do cliente. Significa que há preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer os seus desejos.

 Efetividade - Refere-se à constância, à razão lógica de se manter, do existir de um empreendimento, dentro de uma visão do interesse social. 

clichês a) eficiência = ‘fazer certo a ‘coisa’;  b) eficácia = ‘fazer a ‘coisa’ certa; fazer certo na primeira vez, c) efetividade = ‘fazer a ‘coisa’ que tem que ser feita’; 

Economicidade. Refere-se à ausência de desperdício significativo dos recursos investidos. 

adaptabilidade Adaptabilidade: "aptidão, inerente a numerosas espécies, de viver em condições de ambiente diferentes daquelas de sua ocorrência natural" (Souza, 1973).