Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos Capítulo 9 – Doar e Fluxo de Caixa Objetivo da DOAR: Objetivo da DOAR: Apresentar as informações relativas.
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
PAVIMENTAÇÕES DE ESTRADAS II – Prof. Eng.º Carlos Pastana IP 02 – Classificação das Vias Lucas Miranda de Matos – Luiz Felipe Marques Gonçalves.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes 1.
Softwares Ecalc Entenda, de um modo geral, como nossos
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM – Unidade 2 Professor Marcelo Menezes Reis
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
Prof. José Paulo Hernandes
ESTATÍSTICA AULA 03 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Reunião do Colégio de Dirigentes INDICADORES NA REDE FEDERAL DE EPCT
TABULAÇÃO DE DADOS AULA 3.
Organização e Análise de Projectos
DATA WEBHOUSE NO E-BUSINESS
Previsão de vendas.
Economia Aula 09 a
Controladoria Financeira
DATA WEBHOUSE NO E-BUSINESS
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Unidade 2 – Processos Logísticos
Definição da Estratégia Organizacional
Abordagens Mistas e Triangulação
Preparando o Plano de Produção
ESTATÍSTICA AULA 04 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Aprendizagem do Século XXI
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
O PROCESSO DE MEDIÇÃO.
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Sistema de Gestão Econômica:
PLANEJAMENTO DE EQUIPAMENTOS
METODOLOGIA DE PESQUISA
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Treinamento.
Desenvolvimento e gerenciamento de serviços
Professor : Neilton Satel
Agenda da reunião Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos.
AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.
Aula 8 – Planejamento do Tempo e dos Custos
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
Execução e Controle
Representação gráfica dos dados estatísticos
Gurus da Qualidade: Elizabete M. e Silva Kaoru Ishikawa.
Capacidade. Um bom equilíbrio entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e resultar em clientes satisfeitos.
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Nome: Pedro Henrique N. R. de Freitas
UNIDADE 2 – PARTE 1 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO DEMANDA.
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
Professora Patricia Matsuda
PLANEJAMENTO E PREVISÕES DE VENDAS
Universidade Federal Fluminense Curso de Engenharia de Produção Arranjo Físico Industrial Prof. Artur Pessoa.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Previsão de demanda.
CURVA ABC Prof. Wesley Vieira Borges. CURVA ABC A Curva ABC ou 80-20, é baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto, na Itália, no século XIX, num.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Aula 03 Prof.: Thiago Delattre
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
O Significado de Pesquisar
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
SISTEMAS DE CUSTEIO.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de serviços Professor: Marcel de Gois Pinto

Conteúdo  Revisão demanda e capacidade  Gerenciar capacidade e demanda  Previsão da demanda  Métodos quantitativos  Métodos qualitativos  Híbridos  Sistema de previsão da demanda

Capacidade  Segundo Moreira (1993) capacidade refere-se à quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos numa unidade produtiva, num dado intervalo de tempo.  Ex: toalhas/hora, clientes/dia, pares/min, cheques compensados/hora  Variáveis da função capacidade: VolumeTempo

 Quantidade de clientes que chega no sistema para serem tratados por período de tempo  Em serviços, o mesmo atendimento pode levar diferente intervalo de tempo para diferentes clientes  Aumenta a complexidade do setor  Existe uma aleatoriedade na chegada e no tempo de atendimento Demanda

Gerenciar a capacidade em serviços  Gerenciamento da capacidade de oferta  Compartilhar a capacidade  Aumentar a participação de clientes  Treinar empregados multifuncionais  Programar turnos de trabalho  Utilizar empregados em meio turno  Criar uma capacidade ajustável

Gerenciar a capacidade em serviços  Gerenciamento da demanda  Dividir a demanda  Desenvolver serviços complementares  Desenvolver sistema de reservas  Oferecer incentivos de preços  Promover demanda fora da alta estação Mas qual será a demanda da empresa no(s) próximo período?

Previsão da demanda  Aplicações:  Área financeira - planejamento da necessidade de recursos  Recursos humanos - modificações no nível da força de trabalho  Vendas - no agendamento de promoções)  Operações - gestão de estoques (bens facilitadores) e no desenvolvimento de planos agregados de produção

Previsão da demanda  Métodos utilizados:  Quantitativos ( forecasting ) - análise de séries temporais – previsões são realizadas a partir do passado (dados históricos)  Qualitativos - opinião de especialistas – previsões baseadas em experiência.  Combinação de ambos - modelos híbridos, ou validação de quanti por critérios quali. Qual o melhor tipo de método?

Sistema de Previsão da demanda  Três condições sem a qual não... (Makridakis et al., 1998)  Disponibilidade de informações históricas  Possibilidade da transformação das informações históricas em dados numéricos  Suposição da repetição de padrões observados em dados passados no tempo futuro. E NO CASO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS?

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Custo vs. Precisão

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Período – unidade de tempo da previsão  Horizonte – períodos fututos cobertos pela previsão  Intervalo – freqüência das novas previsões

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Dados estatísticos e dados subjetivos  Montagem do banco de dados – série temporal (serviços e demandas) e filtros  Classificação ABC dos produtos Classe A - Esta classe representa 80% do faturamento e cerca de 20% dos serviços A previsão de demanda é feita para cada produto desta classe. Estratificações das séries temporais de demanda podem também ser de interesse gerencial.

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Dados estatísticos e dados subjetivos  Montagem do banco de dados – série temporal (serviços e demandas) e filtros  Classificação ABC dos produtos Classe B - representa 15% do faturamento e cerca de 30% dos serviços. A previsão de demanda é feita individualmente para cada produto, porém estratificações nas séries não são, via de regra, necessárias.

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Dados estatísticos e dados subjetivos  Montagem do banco de dados – série temporal (serviços e demandas) e filtros  Classificação ABC dos produtos Classe C - contempla 5% do faturamento e cerca de 50% dos produtos vendidos pela empresa. Para os produtos nesta classe, o mais indicado é a realização de uma previsão agregada de demanda.

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Definição dos níveis de agregação  Permite a visualização de características de comportamento

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Modelos de forecasting contemplados no produto  Forma de gerenciamento das informações  A apresentação gráfica e relatórios dos resultados obtidos na análise  Sistema operacional  Fácil utilização e aprendizado

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Possibilidade de implementação de novos modelos de forecasting  Centenas de séries temporais podem estar em estudo?  Capacidade de processamento de dados do pacote  Precisão dos cálculos

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Dados históricos são agrupados e representados graficamente  Tratamento dos dados espúrios Procedimento A. Quando o valor espúrio encontra-se no final da série temporal e existem valores suficientes para gerar um modelo de previsão, substitui-se o valor espúrio pela previsão relativa ao período correspondente ao dado excluído.

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Dados históricos são agrupados e representados graficamente  Tratamento dos dados espúrios Procedimento B. Quando o valor espúrio encontra-se no início da série temporal substituir o valor espúrio por um valor médio das observações imediatamente adjacentes a ele, e gerar um modelo de previsão. Uma vez feita a previsão, o valor espúrio é substituído pela previsão relativa ao período correspondente.

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Conhecer os aspectos que influenciam a demanda a ser analisada (promoção, e.g.)  Características da série temporal (sazonalidade, tendência, entre outros)  Agregação temporal dos dados (agregamentos dos dados – seleção do modelo)

Sistema de Previsão da demanda  Passos na elaboração do sistema Definição do problema Coleta de informações Pacote computacional Análise preliminar Escolha dos modelos  Intervalo de previsões – também auxiliam na determinação do método a ser utilizado  Após implantado, o sistema deve ser contínuamente alimentado

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de serviços Professor: Marcel de Gois Pinto