MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
Advertisements

MATRIZ BCG.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
1 Administração do CVP e Estratégias de MKT Crescimento –expansão vendas rápida –oportunidades de lucro e escala de produção –expansão características.
Mkt est trans horiz EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E O CONCEITO MARKETING Prof. Dr. Geraldo Luciano Toledo.
1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio.
Ferramentas de Análise
Administração Corporativa
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Administração Estratégica
Matriz BCG para análise de Portfólios de Produto
Previsão de vendas.
Prof. José Paulo Hernandes
Contabilidade de Custos
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
O PLANO DE MARKETING.
Objetivos e Metas de Marketing
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
ANÁLISE ESTRATÉGICA – ALOCAÇÃO DE RECURSOS
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Planejamento.
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Definição da Estratégia Organizacional
Gestão estratégica.
A Globalização dos Mercados e Competição
PIMS PROFIT IMPACT OF MARKET STRATEGY
Criar vantagem competitiva sustentada
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
Modelo de Planejamento Estratégico
Ciência & Engenharia da Computação
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLÁSSICO
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Marketing Carlos Freire –
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Professor Douglas Pereira da Silva
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Logística e Gerenciamento da
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Administração do Capital de Giro
Como se tornar um campeão de vendas In Company Um programa completo para vendedores e gestores de alta performance
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
Professora Patricia Matsuda
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Planejamento estratégico
Planejamento Estratégico em Logística
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Estratégias de Marketing
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Associação Paulista dos Produtores de Sementes e Mudas
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Avaliação Econômico- Financeira de Projetos. Levantamento e projeção das receitas, custos e despesas; Projeção dos fluxos de caixa; Aplicação dos métodos.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIVISÕES
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
Estratégias de Marketing
Transcrição da apresentação:

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Curso de Pós Graduação em Engª Florestal Disciplina de Planejamento Estratégico Profº João Carlos Garzel da Silva MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC Cristiane, Maria Aparecida e Paulo Curitiba, Maio, 2007

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE INTRODUÇÃO O Planejamento estratégico de mercados num contexto “multi produtos” e “multi mercados” é um problema particularmente complexo. As organizações competindo serão numerosas assim como as estratégias para os seus produtos competitivos. A questão é: como as organizações deverão distribuir os seus recursos limitados entre os seus produtos com o objetivo de atingir o melhor desempenho possível?

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE ANÁLISE DE PORTFÓLIO Existem algumas formas de obter informação relevante sobre o portfólio da empresa e ao mesmo tempo, reduzindo a complexidade do problema a uma proporção mais gerenciável. A criação e interpretação desses painéis (para a empresa e seus competidores) é que formam a essência da análise de portfólio

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE ANÁLISE DE PORTFÓLIO A alocação de recursos entre o portfólio de produtos da empresa é difícil, complexo e envolve a ponderação de uma grande quantidade de informações internas e competitivas. A Análise de Portfólio trata deste problema através da análise das matrizes da empresa e seus competidores, outros dados e projeções de investimento.

Unidade Estratégica de Negócios (UEN) Segundo Aacker: “UEN é uma unidade organizacional que deve ter uma estratégia de negócios definida e um gerente com responsabilidade de vendas e lucro”

OBJETIVOS DA ANÁLISE DO PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE OBJETIVOS DA ANÁLISE DO PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS Decidir qual unidade de negócios deve receber mais ou menos investimentos; Desenvolver estratégias de crescimento incluindo novos produtos e negócios ao portfólio; Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer.

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE ANÁLISE DE PORTFÓLIO Os gráficos de portfólio fornecem gerenciamento com checagem visual de relações estratégicas importantes, incluindo balanço de fluxo de caixa interno, e participação de mercado.

ANÁLISE DE PORTFÓLIO Usuários de gráficos de portfólio reconhecem, entretanto, que essas técnicas, mesmo que necessárias e úteis, são em geral insuficientes para fazer as decisões de investimentos afetar a missão de um negócio. As limitações dessas técnicas resultaram no desenvolvimento de uma abordagem que pode ser chamada “Atratividade do Mercado-Posição da empresa”

Metodologia para análise de Portfólio

Estratégias Depois de completa a análise de portfólio, a empresa deve identificar os objetivos para cada UEN. Quatro alternativas são possíveis para cada UEN, ranqueadas do maior ao menor montante de recursos requeridos: Construir Incrementar participação de mercado através de injeção de recursos Segurar Manter participação de mercado Colher Incrementar os recursos à curto prazo da UEN Abandonar Eliminar ou vender a UEN

Forças e Fraquezas da Análise de Portfólio

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE MATRIZ GE / MCKINSEY Reconhecendo as limitações do Modelo BCG, nos anos 70 a empresa de Consultadoria McKinsey, conjuntamente com a empresa General Electric, apresentam propostas de enriquecimento e propõem integrar na formulação estratégica o Modelo designado McKinsey/GE

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE DEFINIÇÃO A Matriz GE / McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos.

Representação Gráfica

COMPARAÇÃO ENTRE AS MATRIZES GE E BCG MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE COMPARAÇÃO ENTRE AS MATRIZES GE E BCG A "atratividade do mercado" (fatores externos) substitui o "crescimento do mercado" como dimensão para medir a atratividade da indústria. A "força competitiva" (fatores internos) substitui "participação relativa de mercado" como dimensão para medir a posição competitiva de cada unidade de negócio. A Matriz GE funciona com uma grade de 3x3 células, enquanto a Matriz BCG tem apenas 2x2.

VARIÁVEIS RELACIONADAS MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE VARIÁVEIS RELACIONADAS Posição concorrencial da empresa num centro estratégico ou mercado, face à concorrência; Valor do Mercado (“Market Attractivenesse”)

POSIÇÃO CONCORRENCIAL MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE POSIÇÃO CONCORRENCIAL Deverá traduzir a capacidade da empresa para competir nos diferentes mercados. Esta capacidade passará por identificar e atribuir ponderação a fatores, como por exemplo: A quota de mercado da empresa; A taxa de rentabilidade relativa; A posição de custos; A capacidade tecnológica relativa; A escala de experiência; As margens.

VALOR DO MERCADO OU ATRATIVIDADE DA INDÚSTRIA MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE VALOR DO MERCADO OU ATRATIVIDADE DA INDÚSTRIA Depende cumulativamente do valor intrínseco do sector e do valor relativo do mercado para a empresa, e pode ser determinado através da ponderação de variáveis, tais como: Valor relativo do mercado para a empresa: Sinergia de distribuição com outras atividades Sinergia da produção Sinergia da imagem Valor intrínseco do sector: Dimensão do mercado Taxa de crescimento do mercado Rentabilidade média A intensidade competitiva

VARIÁVEIS RELACIONADAS MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE VARIÁVEIS RELACIONADAS

ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DA MATRIZ GE MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DA MATRIZ GE

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE Matriz de atratividade da indústria versus força do negócio (McKinsey-GE) 3 2 1 Atratividade do setor / mercado Potencialidade do negócio / empresa Alta Média Baixa Baixa Média Alta Investir / Crescer Ganhar seletiva- mente Colher / retirar-se Tamanho Crescimento do Mercado Preço Diversificação do mercado Estrutura competitiva Lucratividade da Indústria Aspectos técnicos Aspectos sociais Aspectos ambientais Aspectos legais Aspectos humanos Crescimento Participação Posição Rentabilidade Margens Posição técnica Pontos fortes / Pontos fracos Imagem Pessoas Fonte: LOBATO, David Menezes et al. Estratégia de empresas. Rio de Janeiro : FGV Editora, 2003. p. 80. (Ghemawat, 2000:25)

LIMITAÇÕES DA MATRIZ GE MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE LIMITAÇÕES DA MATRIZ GE