Implementação Novos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Anualização: problemas, critérios e propostas
Conhecimento Explícito da Língua (CEL)
PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO
Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar
EBS de São Roque do Pico 10 de Março de 2010 Lurdes Simão
O TRABALHO COM PROJETOS
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Conhecer a Língua, Conhecer Novos Mundos... O Mundo Romanófono!!!
Análise de um recurso disponível na WEB Trabalho Realizado Por:
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
Formação do Novo Programa de Língua Portuguesa
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Organização Programática do Novo Programa de Português para o Ensino Básico 1º Módulo.
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Programa Comenius Bilateral
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA Ano Lectivo 2009/2010
O que é ensinar história?
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Competências e Habilidades
A apropriação do sistema ortográfico
Relatório de Proposta de Projeto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Zuleika de Felice Murrie
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda
Estrutura do documento:
E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires Ano lectivo 08/09 Elementos para Avaliação Interna Actas Relatórios periódicos Actividades do PAA.
Guião de Implementação do Novo Programa de Português Leitura
E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires Ano lectivo 08/09 Elementos para Avaliação Interna Actas Relatórios periódicos Actividades do PAA.
Replicação Metas Curriculares de Português
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO
Novo programa Língua Portuguesa
Organização programática
111 NOVOS PROGRAMAS DO E.B. Horta, 18 e 19 de Fevereiro - 1 e 2 de Março 2010.
Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa
Compreensão e Expressão oral
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
ENSINAR a APRENDER a LER,
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
 Enquadramento:  A UC de Inglês II surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver a autonomia e o sentido crítico dos alunos,
TRABALHO COLABORATIVO
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Transcrição da apresentação:

Implementação Novos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico

CompetênciasDescritores de desempenhoConteúdosActividadesResultados esperados Competências linguístico- comunicativas Aprendizagem de comportamentos sociais e linguísticos adequados aos diferentes contextos e situações de comunicação Sensibilização para a diversidade que a nossa língua apresenta fruto de múltiplos factores, nomeadamente geográficos e sociais Alargamento do vocabulário Competências específicas Compreensão do oral - Escutar para aprender e construir conhecimentos Expressão oral- falar para aprender Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se de novos vocábulos; - descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas; - responder a questionários acerca do que ouviu; - fazer inferências; -esclarecer dúvidas; - recontar o que ouviu; Manifestar sentimentos, sensações e ideias; Produzir discursos com diferentes finalidades de acorda com intenções específicas: - expressar sentimentos e emoções; - descrever ; - Reproduzir e recriar contos; Vocabulário Informação implícita e explicita; Ideia principal; Inferências Reconto Troca de ideias : - simbologias (lua, noite, montanha, rio, estrela) - diferenças culturais - Comportamentos padrão - família - sonho Desenho Recolha de lendas e contos tradicionais Saber escutar para organizar e reter informação essencial; Distinguir formação implícita e explicita Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo de palavra dos outros; Produzir breves discursos orais; PLANIFICAÇÃO

2º MOMENTO 1º CICLO ACTIVIDADE

Actividades Troca de Ideias Desenho Recolha de lendas e contos Partilha

Audição da história Estrela de Água Levantamento das ideias /emoções sugeridas pela audição – brainstorming Identificação de simbologias a partir de elementos específicos apresentados na história – lua, montanha, rio, noite e estrela Associação/comparação de realidades geográficas, culturais, sociais e pessoais - alunos e Naiá (família, sonho, tradição, região)

Representação gráfica da história que ouviu

Família TIC

Apresentação à turma da recolha Elaboração dum dossier temático -Compilação das apresentações

Trabalho realizado por: - Sandra Silva - Ana Cristo - Sandra Pedras - Alice Ferreira