LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

Transparência e Acesso a Informação Pública
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Alcance e Diretrizes da LAI
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Principais pontos e desafios para sua implementação
Ministério Público do Estado do Paraná
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Bases jurídicas para uma boa Administração
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TRANSPARÊNCIA E ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA DECRETO Nº /2014
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
Estrutura Organizacional da Administração Pública
A Lei de Acesso à Informação e o seu impacto no Governo da Bahia.
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Paulo César Miranda Bruno 1º CONSID – Congresso Sindical da FESERP-MG.
Estrutura Administrativa
A Lei de Acesso à Informação
LEI E DECRETO DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
Disciplina: HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA Prof: RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Lei de Acesso à Informação Pública Lei
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
ACESSO À INFORMAÇÃO.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Estrutura Administrativa
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Transparência no Setor Público: acessibilidade aos dados e informações do Setor Público Programa de Pós Graduação em Administração.
A Lei de Acesso à Informação
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
LICITAÇÃO.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
“Revisão da Classificação de Informações” Outubro / 2015.
Avaliação Qualitativa das Respostas da LAI JUSTIFICATIVA Atualmente os pedidos de informações são monitorados por meio das análises dos relatórios estatísticos.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Transparência Pública LAI – Lei de Acesso à Informação.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
1 O CONTROLE DE CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Assegurar que o objeto contratado seja efetivamente realizado, no tempo e modo devidos, com.
Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
DIREITO ADMINISTRATIVO
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Região Centro-Oeste. L ei de A cesso à I nformação e Ouvidoria Fábio Félix Controladoria-Geral da União Região Centro-Oeste.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Altair Roberto de Lima Secretário-Adjunto da SGCT Fortaleza/CE, 15 de março de ADI 4895, Rel. Min. Toffoli. Requerente: PGR Objeto: Lei /11.
MECANISMOS JURÍDICOS DE CONTROLE E DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aula 8.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO POR VAGNER PAES

TODO PODER EMANA DO POVO Para facilitar a compreensão da nova lei de acesso, precisamos esclarecer alguns pontos: O termo República (“res”=coisa) significa coisa pública, de todos.

TODO PODER EMANA DO POVO Nossa Constituição, Lei Maior de uma nação, assegura que todo poder emana do povo. Assim, somos responsáveis por fiscalizar nossos representantes e a administração dos bens e dinheiro públicos.

Princípio da legalidade Viver num Estado de Direito significa que todos devem obediência às leis (regras e princípio). Logo, mais do que um “Poder”, quem é eleito para um cargo público tem um “Dever”, pois só pode fazer o que a lei determina.

Princípio da legalidade A nossa Constituição obriga aos eleitos pelo povo utilizar o dinheiro público para o bem de todos. Quando não agem dessa forma, os representantes do povo estão agindo “fora da lei”.

DEVER DA BOA ADMINISTRAÇÃO Por isso a importância da Lei de Acesso à informação, já que irá mostrar como e onde estão sendo gastos o dinheiro público. Com isso, qualquer cidadão poderá fiscalizar as contas públicas e exigindo prioridades nas escolhas da sua aplicação, como escolas, hospitais, creches, transporte, ao invés de gastar com publicidade, shows, etc.

DEVER DA BOA ADMINISTRAÇÃO Essa fiscalização faz parte do controle dos atos administrativos, exercidos pelos Poderes (uns sobre os outros e sobre seus próprios atos), pelo Ministério Público e pela sociedade.

PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE Quando se diz que o dinheiro é público, quer dizer que o dinheiro é de todos. O princípio da publicidade previsto na Constituição, impõe a publicação e divulgação de tudo o que é feito por aqueles que cuidam das “coisas” públicas.

PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE Assim, pode a sociedade verificar se os representantes estão agindo de forma correta, ou seja, como manda a lei.

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO A Lei 12.527/11 veio regulamentar o inciso XXXIII do art. 5º da Constituição Federal (CF): “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO Quem está obrigado a prestar informação: Toda administração pública direta (União, Estados, Distrito Federal e Municípios); Administração indireta (autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas); Todos os Poderes (legislativo, executivo e Judiciário), inclusive os Tribunais de Contas. Entidades privadas sem fins lucrativos que recebam dinheiro público devem também prestar contas de sua aplicação

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO Determina a criação, em todos os órgãos e entidades do poder público, de um Serviço de Informações ao Cidadão responsável por: protocolizar documentos e requerimentos de acesso à informação orientar sobre os procedimentos de acesso,indicando data, local e modo em que será feita a consulta informar sobre a tramitação de documentos

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO Estabelece que órgãos e entidades públicas devem divulgar informações de interesse coletivo através de todos os meios disponíveis e obrigatoriamente em sítios da internet. Entre outros: endereços e telefones das unidades e horários de atendimento ao público; dados gerais para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras; e respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO Estabelece prazos para que sejam repassadas as informações ao cidadão. A resposta deve ser dada imediatamente, se estiver disponível, ou em até 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias. O pedido não depende de forma e nem precisa ser justificado, apenas conter a identificação do requerente e a especificação da informação solicitada O serviço de busca e fornecimento das informações é gratuito, salvo cópias de documentos

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO A regra é que todos os dados, documentos e informações são públicas, somente pode ser classificada como sigilosa quando considerada imprescindível à segurança da sociedade (à vida, segurança ou saúde da população) ou do Estado (soberania nacional, relações internacionais, atividades de inteligência).

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO Todo cidadão tem o Direito de saber os motivos do sigilo. Também pode recorrer se não concordar com os motivos dados.

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO Art. 21. Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. Parágrafo único. As informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de restrição de acesso.

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO A Lei 12.527/2011 também prevê a responsabilização do servidor nos casos de seu descumprimento. Recusar-se a fornecer informação requerida nos termos da Lei, destruir ou alterar documentos ou impor sigilo para obtenção de proveito pessoal, por exemplo, são consideradas condutas ilícitas, podendo caracterizar infração ou improbidade administrativa.

OUTROS INSTRUMENTOS DE CONTROLE A negativa do direito à informação dará ensejo ao Mandado de Segurança, pois viola direito líquido e certo. Com o acesso aos dados poderá o cidadão ajuizar Ação Popular contra atos lesivos ao patrimônio público.

OUTROS INSTRUMENTOS DE CONTROLE Deve o cidadão representar ao Ministério Público o servidor responsável pela negativa ou pela aplicação irregular do dinheiro público.