Atendimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Vendas & Atendimento.
Atender Bem ou Tratar Bem?
MÓDULO V Vendas e Atendimento.
COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO
Os sete passos da venda Prospecção É fundamental saber quem É e quem Não É meu potencial cliente. Hoje o mercado é segmentado, e antes de ir a campo vender,
MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
SUPERANDO OS OBSTÁCULOS E PREPARANDO-SE PARA O CLIENTE
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Os 4 C’s do Marketing Cliente Conveniência, Comunicação Custos.
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Marketing no Século XXI
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
MARKETING E ATENDMENTO
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
E.E. PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Introdução ao Composto de Marketing
Administração de Marketing I
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
CONSTRUÇÃO DE VALOR SATISFAÇÃO e QUALIDADE.
Introdução ao Secretariado Aula 3
Empreendedorismo pode ser aprendido
Introdução Ao Marketing
“Atendimento telefônico”.
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Mix de Marketing O Produto
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
Administração de Empresas Pessoais
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Prof. MSc. Cláudio Cabral
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Introdução ao Marketing
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
5 – GOVERNANÇA CORPORATIVA ESTAMOS PREPARADOS PARA TRABALHAR COM ACIONISTAS ATIVISTAS E SEUS REPRESENTANTES.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Consultoria Empresarial
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
Planejamento Estratégico de MKT
Plano de negócio.
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
5 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
CONCORRÊNCIA.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
Gestão Estratégica de Negócios
Perguntas frequentes em uma entrevista
Responsabilidade Social em Marketing. Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade,
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Transcrição da apresentação:

Atendimento

LEI N. 8.078/90 Código de Defesa do Consumidor Art. 6 - O Consumidor tem como Direito, a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificações correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.

Art. 14 – O Fornecedor de Serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas.

Art. 23 – A Ignorância do Fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não exime de responsabilidade.

Art. 31 – A Oferta e Apresentação de Produtos ou Serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem. Bem como, sobre os riscos e segurança dos consumidores.

Fazendo COBRANÇAS Art. 42 – Na Cobrança de Débitos o Consumidor Inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Dinheiro = Reembolso Imediato. CONTRATOS Art. 49 – O Consumidor pode exercitar o direito de Arrependimento por assinar contratos. Prazo = 7 dias Dinheiro = Reembolso Imediato.

Art. 54 – As Cláusulas que implicarem limitação de direito do consumidor deverão ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão.

PENALIDADE Art. 66 – Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre os produtos ou serviços prestados.

SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR Art. 105 – Integram o Sistema – SNDC, os órgãos Federais, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais e as Entidades Privadas.

MARKETING

O QUE SIGNIFICA MARKETING É o conjunto de Estratégias e Ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. (Dicionário Novo Aurélio)

MARKETING NAS EMPRESAS CONCORRÊNCIA ERAM OS BANCOS DA CIDADE. HOJE O MUNDO É CONCORRENTE. TÉCNOLOGIA ERA ACESSO DE POUCOS HOJE O ACESSO É PARA TODOS OU MAIORIA.

AS EMPRESAS TRADICIONAIS X MARKETING DE SERVIÇOS 1 – DOMÍNIO TECNOLOGIA INFORMAÇÃO (maior capital) 2 – NOVA ESTRATÉGIA DE MERCADO PARA SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS EX: lavanderia: você leva - ela lava- você busca e volta quando precisar. Sugestão: lavanderia te liga – desperta a necessidade – vai buscar – leva – após 2 dias faz pós-venda – 3 meses após, liga novamente na tentativa de despertar necessidades.

Se eu tenho Informação de mercado e sou Estrategista... ISSO BASTA?

É PRECISO SABER ANALISAR O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR MARKETING DE RELACIONAMENTO 1983 com Berry – Literatura Serviços É um processo contínuo de conhecimento e comunicação com os clientes. Com o objetivo de lucros e garantia da lealdade a longo prazo.

A FILOSOFIA MARKETING coloca o CONSUMIDOR como CENTRO das relações das empresas. Onde... Todas as estratégias são orientadas para atender suas necessidades de produtos e serviços.

O CONSUMIDOR É VISTO... POR QUEM É PELO QUE FAZ PELO O QUE PENSA e PELO O QUE VALORIZA

Lembrando que as mudanças são dinâmicas Lembrando que as mudanças são dinâmicas. O objetivo do Marketing de Relacionamento, é intensificar o conhecimento da clientela,compreendendo suas necessidades, para satisfazê-la em suas expectativas, diferenciando-se com a empresa. CLIENTE FIDELIZADO – NOVOS CLIENTES.

FERRAMENTA DE APLICAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO É A INTEGRAÇÃO DE SEUS PRINCIPAIS ELEMENTOS OU GRUPOS DE AÇÕES 1 - Descoberta do Conhecimento 2 - Planejamento de Mercado 3 - Interação com Clientes 4 - Análise e Refinamento

1 – DESCOBERTA DO CONHECIMENTO... Utilizando-se do Warehouse. Sistema de Informações detalhadas sobre os clientes. Envia mensagens de marketing específicas, calibradas de forma precisa e dirigidas para as necessidades individuais dos clientes.

2 – PLANEJAMENTO DE MERCADO... A partir do conhecimento adquirido sobre o cliente, permitindo o desenvolvimento de planos ou programas de comunicações estratégicas.

3 – INTERAÇÃO COM OS CLIENTES... Esta fase é de ação sobre os planos e mensagens criados com base na descoberta do conhecimento e no planejamento de mercado. Ex: tv, jornal, rádio, tecnologias avançadas,

4 – ANÁLISE E REFINAMENTO... Fase de aprendizagem contínua. Busca entender as respostas aos estímulos dados aos clientes. Ex: preço, volumes, localização, mensagens, aceitação do produto.

ANTES, DURANTE E DEPOIS DA VENDA. Nota-se: A SATISFAÇÃO DA CLIENTELA DEPENDE, DIRETAMENTE DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA VENDA.

Só há um caminho: Conhecer o cliente, ouví-lo, utilizar essas informações para melhor serví-lo e manter contato. Também serve para o cliente interno FUNCIONÁRIO X COLEGAS Comunicação aberta, clara e verdadeira.

SATISFAÇÃO, VALOR e RETENÇÃO DE CLIENTE Tão importante quanto conquistar um novo cliente é conseguir manter um antigo. É um trabalho árduo que nunca termina. É para a Vida inteira.

ESTRATÉGIA MKT PARA SATISFAZER CLIENTE O CLIENTE SATISFEITO É A BASE PARA FUTUROS NEGÓCIOS! No ciclo de negócios, há o momento: Pré-venda Da venda Pós-venda Em todos os momentos a empresa pode estar fazendo o seu marketing.

O papel do Marketing é orientar o cliente a comprar e iniciar-se na pré-venda, ajudando o cliente a identificar as necessidades nas quais a empresa poderá suprí-las. Iniciando aí o Aftermarketing.

E o que é o AFTERMARKETING E o que é o AFTERMARKETING? É o conjunto dos componentes do MKT de Relacionamento. Trata das relações duradouras com os clientes, antes, durante e principalmente depois da venda.

O Grande Desafio é: Como Fazer Marketing através dos serviços ao cliente.

Dividiremos em 4 partes: - Análise - Adaptação - Ativação - Avaliação

1 – ANÁLISE: Para identificação de oportunidades para os meus produtos ou serviços no mercado. Precisarei: Pesquisa de Mercado – Levantar expectativas dos clientes; Dimensionamento de Mercado – Potencial de Demanda; Segmentação de Mercado – Moldar um segmento de mercado pelo agrupamento de serviço ao cliente. Ex: Seguro Pet; Concorrência – Eleger o principal concorrente e investigar as forças e fraquezas (Benchmarking)

A ADAPTAÇÃO DO MEU PRODUTO A ADAPTAÇÃO DO MEU PRODUTO...refere-se ao design, marca, embalagem, preço e assistência ao cliente. Perceba as reações do seu Cliente... “É o melhor Termômetro”

Entendendo melhor a ADAPTAÇÃO: Marca e Posicionamento do Produto – Lançado para atender uma necessidade e acaba por atender outras. Reposicionamento com valor agregado.

Da ADAPTAÇÃO... * CICLO DE VIDA DO PRODUTO Está no auge e em outro momento em declínio. Volta reciclado

Da ADAPTAÇÃO... CARTEIRA DE PRODUTOS E SERVIÇOS MIX DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Da ADAPTAÇÃO... INTANGIBILIDADE DO PRODUTO OU SERVIÇO – SÃO OS PRODUTOS DE BANCO. SÃO MAIS EMOCIONAIS QUE RACIONAIS.

- Podem ser percebidas pelos cliente negativamente ou positivamente. Da ADAPTAÇÃO... EMBALAGENS E PREÇOS - Podem ser percebidas pelos cliente negativamente ou positivamente.

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AO CLIENTE Da ADAPTAÇÃO... SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AO CLIENTE Uma reclamação ouvida e atendida, custa menos e não tem efeitos colaterais que denigram sua imagem ou da empresa.

Da ATIVAÇÃO DO MEU PRODUTO... DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA – atender e entregar no prazo certo. VENDA PESSOAL – estar sempre em contato com o cliente.

Da ATIVAÇÃO... PROPAGANDA – melhor são as recomendações boca a boca de um cliente satisfeito. RELAÇÕES PÚBLICAS E PROMOÇÃO DE VENDAS – melhor momento para resolver pendências e realizar vendas é na área de atendimento.

AVALIAÇÃO DO MEU PRODUTO OU SERVIÇO... ASSIM PODEMOS DESCOBRIR AS INSATISFAÇÕES DOS CLIENTES, IDENTIFICAR AS CAUSAS E CORRIGÍ-LAS. O CLIENTE ESTÁ SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR; QUALIDADE DO ATENDIMENTO ACIMA DAS METAS; METAS COMUNS NA EQUIPE DE TRABALHO.

CONCORRÊNCIA...

COMO LIDAR COM A CONCORRÊNCIA Identificar e analisar as ameaças para uma boa tomada de decisão. São elas: Ameaça de novos concorrente (ex: outros bancos) Ameaça de produtos substitutos (ex: seguros) Ameaça do poder de barganha por parte do comprador (ex: Previdência Privada – taxa de administração) Ameaça do poder de barganha por parte do fornecedor (ex: financiamento casa própria)

IDENTIFICAÇÃO DOS CONCORRENTES... MONOPOLISTA – Atendem as exigências dos clientes de modo superior. Ex:energia elétrica, água. PURA – Não existe diferenciação de preço, não investe em propaganda, apenas quando causa efeito psicológico. Ex: cerveja, cigarro, bancos.

PADRÕES DOS CONCORRENTES CAUTELOSO OU OMISSO – Não reagem com rapidez, acredita na fidelidade do cliente, não investi, falta recursos para reação. SELETIVO – Reage somente quando o convêm.

REAÇÃO DOS CONCORRENTES... ARROJADO – Reage rapidamente a qualquer ataque. IMPREVISÍVEL – Toma atitudes imprevisíveis.

“PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO” Porém, PROPAGANDA E PROMOÇÃO “PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO” Porém, “O ATENDIMENTO É O CORPO DO NEGÓCIO” A PROPAGANDA TEM COMO MISSÃO INTEGRAR O ESFORÇO PROMOCIONAL

TELEMARKETING São 2 tipos de atuação: ATIVO = Para prospecção de clientes. Contato Empresa-Cliente. Ex: busca. PASSIVO = Atendimento aos clientes. Contato Cliente-Empresa. Ex: sac.

MARKETING E VENDAS É A MESMA COISA? MARKETING = Está preocupado em satisfazer as necessidades do cliente; VENDAS = Está preocupada com as necessidades do Vendedor ou proprietário em ganhar dinheiro.

NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE VENDAS = CONSULTOR. Tem consciência da necessidade de profissionalização contínua; Planejamento, postura, organizado, prático, Saber quem é o seu cliente, o que ele faz e quando costuma comprar. Ser ético, constrói relacionamento com seu cliente Domine a informática e um segundo idioma.

CONHECENDO O CONSUMIDOR DESAGRADÁVEIS Comportamento: Descrentes, insultantes, perguntadores e conversadores. Como Lidar: Domínio do Produto, cortesia, brevidade, sinceridade e controle.

SILENCIOSOS Demonstram não ter conhecimento, parecem infelizes, pensativos e falam pouco. Como Lidar: Cortesia e Perguntas abertas

EXPERIMENTADORES Comportamento: Barganhadores, críticos, indiferentes e silenciosos. - Como Lidar: Conhecimento do produto, tato, persistência e convicção.

INDECISOS Comportamento: Apreensivos, receosos de cometer erros, inseguros. Como Lidar: Paciência, confirme a opinião dele, calma, cortesia.

NERVOSOS - Comportamento: Impacientes, injustos, raivosos e inquietos. - Como Lidar: Calma, paciência e consideração.

DE BOM-SENSO Comportamento: Agradáveis e Inteligentes. Como Lidar: Serviço eficiente, cortesia, consideração e faça o que esperam receber.

DEPENDENTES Comportamento: Infantis, idosos com problemas de audição, estrangeiros e indecisos. Como Lidar: Gentileza, firmeza, simpatia e ajudando.

CONHECIMENTO DA EMPRESA Conheça a empresa da qual você trabalha. Exiba sua integração, é requisito mínimo para um profissional de vendas. Seja participativo e dedique-se plenamente para a sua empresa.

CONHECIMENTO DO MERCADO “ Todo Vendedor tem o dever de conhecer, e bem, o mercado em que atua, sob pena de perder sua qualificação de “PROFISSIONAL”

CONHECIMENTO DO PRODUTO “O Conhecimento para um Vendedor moderno, que vende soluções e benefícios, não apenas produtos, tendo condições de satisfazer aos desejos e às necessidades de seus clientes”.

TÉCNICA DE APRESENTAÇÃO DE VENDAS

FECHAMENTO É o ápice do processo de venda, coroando todos os esforços do vendedor, desde a aproximação do cliente, seu conhecimento, seu envolvimento e convencimento. É o índice de fechamento que indicará a qualidade do vendedor profissional.

“O vendedor mais protegido”. PÓS-VENDA O Vendedor Profissional faz questão de exibir ao comprador o sistema pós-venda, assim o cliente se sentirá mais confortável e confiante diante do vendedor. “O vendedor mais protegido”.

CONSIDERAÇÕES SOBRE VENDAS DE SERVIÇOS É intangível = não pode ser tocado. Inseparabilidade = não pode ser prestado um serviço pela metade. São Perecíveis = não podem ser estocados. Heterogeneidade = não se dá o mesmo tratamento a todos. Cabe ao cliente essa percepção.

ETIQUETA EMPRESARIAL Saber tratar as pessoas com respeito, consideração e cordialidade; Ser capaz de postar-se adequadamente em qualquer situação;

COMPORTAMENTO “O CORPO FALA” Mãos: Mantê-las a vista, inspira confiança. Colocá-las para trás, enquanto de pé, elegância; Mãos no bolso ou braços cruzados, fechada para sí; Mãos fechadas, raiva, apego ou insegurança; Mãos no queixo, interesse; Mãos na frente da boca, estamos querendo falar; Postura, Respiração, Expressões faciais, Sorriso, Tom de voz, Proximidade física e Contato físico.

CABELOS – UNHAS – PERFUMES - ROUPAS APARÊNCIA CABELOS – UNHAS – PERFUMES - ROUPAS “DECISIVAMENTE FORMA UMA IMAGEM”

ATENDIMENTO TELEFÔNICO Evite Expressões: “meu amor” “meu anjo” “querida” “campeão” “minutinho” “momentinho ou pouquinho” “sei, ahã, ta” “entendeu, certo, ok” É Importante: Se identifique ao atender uma ligação; Recado são breves; Retorne as ligações; Atender fone na mesa de colegas, fique de pé e seja breve.

VENDAS-PLANEJAMENTO PLANEJAR É ELABORAR UM PLANO PARA A AÇÃO.

MOTIVAÇÃO PARA AS VENDAS “É ESTIMULAR UMA AÇÃO, DANDO-LHE FUNDAMENTOS, INSPIRAÇÕES, OBJETIVOS, RAZÃO DE SER”. Necessidade de Poder Necessidade de ser Querido Necessidade de Realização

REMUNERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS “Vendedor bem pago, vendas crescentes”. Salário + Comissões

Segmentação de Mercado versus Segmentação do Setor Bancário = Pedaços do mercado a serem atingidos. Seja de clientes, produtos, serviços, etc.

OBRIGADA! BOA SORTE PARA TODOS!!! Rose Amorim