Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
Motivando empregados e projetando cargos
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Função Aplicação de pessoas:
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
Escola do Comportamento Humano
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
MOTIVACAO NO TRABALHO.
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Principais características da Abordagem Comportamental
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CAPÍTULO 11 Motivação.
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
A Contribuição dos Fatores Motivacionais para a Qualidade
Motivação Liderança Administração do tempo Aconselhamento pessoal
MOTIVAÇÃO.
Pergunta Clássica: Como motivamos as pessoas?
Gestão da Qualidade – Motivação
Teoria Comportamental
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
Administração Geral - Aula 04
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO. MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Começando nossa conversa.
Bruna Santana Mélo Jéssica Francine de Oliveira Thais Brietzig
Motivação dos empregados
Oficina de Motivação.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
MOTIVAÇÃO Por: André Estrada; Bruna Nagel; José Vitor;
Abordagem comportamentalista
MOTIVAÇÃO “Tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico".
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Profa. Daciane de Oliveira Silva
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
Teoria dos dois Fatores de herzberg
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Como as organizações tem nos indivíduos seus maiores bens, é importante mantê-los motivados. Daí a importância do estudo da cultura,
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Motivação. Motivação ---- Motivo ---motor o que move.
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO.
MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Transcrição da apresentação:

Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las a agir de tal modo que cheguem aos resultados desejados.

Teorias de Motivação Serão apresentadas sete dessas teorias: 1.Teoria de McGregor – X e Y; 2.Teoria Hierarquia das Necessidades de A.Maslow; 3.Teoria da Higiene - Frederick Herzberg; 4. Teoria da Realização ou das Necessidades Adquiridas - David McClelland 5. Teoria da Expectativas (cenoura) – Vitor Vroom 6. Teoria Z (Lealdade) - William Ouchi 7. Teoria da Contingência (é a união da Teoria Y + Higiene)

3 Teoria X e Y (Mc Gregor) Douglas Mc Gregor estabeleceu dois modelos de comportamento dos trabalhadores, que procuram explicar como cada gerente lida com os integrantes de suas equipes. TEORIA X: Os gerentes adeptos da Teoria X acreditam que a maioria das pessoas não gosta de trabalhar, tem pouca ou nenhuma ambição, precisa de supervisão constante e não cumprirá suas obrigações, a menos que ameaçada. TEORIA Y: Os gerentes adeptos da Teoria Y entendem que as pessoas vão se interessar por dar o melhor de si, se tiverem a motivação certa e as expectativas adequadas. 3

Teoria de Hierarquia de necessidades (Abraham Maslow) Os seres humanos têm cinco necessidades básicas, distribuídas em ordem hierárquica. Quando uma necessidade de nível inferior for atendida, ela deixa de servir como elemento motivador – função que passa a ser cumprida pelo nível superior seguinte.

Teoria da Higiene (Frederick Herzberg) 5 Teoria da Higiene (Frederick Herzberg) Também conhecida como Teoria Motivação-Higiene, postula que dois fatores contribuem para a motivação: fatores de higiene e motivadores. Os fatores de higiene tratam de questões relacionadas ao ambiente de trabalho. O importante, em relação a esses fatores, é saber que evitam a insatisfação, mas não garantem a satisfação. Exemplos: salário, benefícios, condições do ambiente de trabalho. Os fatores motivadores dizem respeito à substância do trabalho em si e com a satisfação do sujeito ao exercer as funções do cargo. Os motivadores conduzem à satisfação. Exemplos: possibilidade de avançar, oportunidades de aprendizado, desafios. 5

Teoria da Realização, ou das Necessidades (David McClelland) 6 Teoria da Realização, ou das Necessidades (David McClelland) (Também conhecida como Teoria das necessidades adquiridas) As pessoas são motivadas pela necessidade de três coisas: realização, poder e afiliação. A motivação da realização é a necessidade de triunfar ou atingir um dado objetivo. A motivação do poder refere-se ao desejo de influenciar os comportamentos alheios. A necessidade de afiliação / socialização diz respeito à relacionamentos. Os trabalhadores desejam manter amizade e sentimento de camaradagem com os demais colaboradores. A intensidade do interesse dos integrantes da sua equipe por cada uma dessas necessidades é que vai orientar seu desempenho nas várias atividades. 6

Teoria das Expectativas (Vitor Vroom) 7 Teoria das Expectativas (Vitor Vroom) Afirma que a expectativa de um resultado positivo orienta a motivação. As pessoas vão apresentar determinado comportamento se acharem que receberão uma boa recompensa por isso. Além disso, a força da expectativa influi no comportamento. Isso significa que a espera ou probabilidade da recompensa está associada ao comportamento. A teoria alega ainda que as pessoas se tornam o que você espera delas. Se você elogiar abertamente os integrantes da sua equipe e tratá-los como colaboradores inestimáveis, é bem provável que a equipe apresente um ótimo desempenho. Em contrapartida, quando criticamos as pessoas em público ou deixamos chegar aos seus ouvidos que não esperamos delas lá grandes coisas, seu esforço vai se dar na mesma medida dessa expectativa. 7

Teoria Z (William Ouchi) 8 Teoria Z (William Ouchi) A Teoria Z foi desenvolvida pelo Dr William Ouchi. Essa teoria está preocupada com a lealdade crescente dos funcionários em relação a suas organizações. Ela foi criada no Japão nos anos 80 quando os empregos muitas vezes eram oferecidos por toda a vida. Essa teoria resulta em maior produtividade, coloca ênfase no bem-estar dos funcionários tanto no trabalho como fora dele, encoraja o emprego estável e leva a uma alta satisfação e moral dos funcionários. 8

Teoria da Contingência 9 Teoria da Contingência Essa teoria resulta de uma combinação das Teorias Y e da Higiene. Em suma, argumenta que somos motivados a atingir níveis de competência, e continuaremos motivados por essa necessidade mesmo depois de atingir a competência. 9