+ A avaliação que os adolescentes fazem com base na interpretação do contexto cultural e as estratégias que utilizam para lidar com a agressividade dos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

A Grande Corrida do Feijão
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
Relação professor/aluno
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Todos os aspectos da educação devem ser observados
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
Construindo uma identidade profissional
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Desenvolver Por uma Nova Escola.
A educação para a sustentabilidade.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
O sucesso do trabalho pedagógico
Quando falamos em aprender...
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
Planejamento - Professor
O uso de novas mídias nas escolas
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Trabalhando com Grupos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
RESULTADOS RESULTADOS 2014 AÇÃO INSIGHTS Durante a avaliação Antes da Avaliação Que previsão é necessária fazer quando as pessoas não estão acostumados.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
“Como promover observação em sala de aula”
De onde viemos Em 1972, foi criada a apostila caderno, com o conceito de tarefa mínima e complementar. Em 2002, foi criado o material para a Educação.
E.M.E.F.MAL.Eurico Gaspar Dutra
Por uma educação de qualidade
O uso das tecnologias na escola
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Transcrição da apresentação:

+ A avaliação que os adolescentes fazem com base na interpretação do contexto cultural e as estratégias que utilizam para lidar com a agressividade dos colegas e a exclusão social na escola. COPPEM II: UNICAMP, 4 de Julho de 2011

+ Robert L. Selman, Ph.D. Harvard University

Encarando a história e nós mesmos

+ Educação cívica com um componente moral …como professor, tentei me certificar de que meus alunos aprendessem que meus próprios professores falharam no ensino – que a história é largamente o resultado de decisões humanas, que a prevenção é possível, e que a educação deve ter um componente moral se isso fizer a diferença. Encarando a História é baseado naquelas crenças. É também baseado na convicção de que a educação em uma democracia deve ser o que Alexis de Tocqueville uma vez chamou de um aprendiz em liberdade. Isto é, para promover as atitudes, valores e habilidades era necessário viver em liberdade.

+ Publicações para download Lições e unidades de planejamento Estratégias de ensino Módulos online Discussões online e com outros educadores Serviços de desenvolvimento profissional

+ A jornada do Encarando a História A bordagem: estudo de caso histórico e interdisciplinar Identidade Nós e eles Escolhendo participar Julgamento, memória e legado Crescimento do Nazismo Nazismo no Poder O Holocausto

Participação emocional Reflexão ética Engajament o cívico informado Rigor intelectual Triângulo Pedagógico: Versão Prática

Na sala de aula Competência cívica Engajamento cívico informado Consciência ética e social Entendimento histórico

+ Marcadores avaliativos 1976: Encarando a História e nós mesmos iniciou-se a partir dp uma série de financiamentos. A pesquisa tem sido conduzida internamente ao programa e por pesquisadores independentes desde o início : Um estudo principal quase-experimental dos processos e resultados de FHAO. (Schultz, Barr and Selman, 2001) 2001: O Departamento de Educação dos Estados Unidos designou o FHAO como um programa promissor baseado nas revisões externas das evidências avaliativas. 2005: Lançado o Relatório de Avaliação Experimental Randômico.

+ _________________________________________________Mudança na pesquisa baseada na prática Applied Research A P Pesquisa embebida Circle of Practice-Embedded Research B Basic Research Pesquisa prática dirigida Pesquisa inspirada na prática Pesquisa orientada na prática O triângulo da pesquisa baseado na prática