Programa Estadual de Educação Tributária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Oratória nas Escolas 2013 O que você tem a ver com a Corrupção? BRASIL.
Advertisements

O Esquema dos Sanguessugas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
Escola do Comportamento Humano
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
Desafio das novas tecnologias
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
A Lei Complementar n º 101, de 04 de maio de 2000 – LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – provocou grandes mudanças em relação à Administração Pública. Tem.
A Pirataria e a Ética Informática
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Controladoria-Geral da União
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Aspectos jurídicos do terceiro setor no Brasil
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Carlos Pereira Pesquisador Adjunto, ENSP/Fiocruz,
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Alexandre Rampelotto.
Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG
Ouvidoria Órgão de Participação Social
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Gestão da Ética e Prevenção de Conflito de Interesses Sumário 1. Ética na agenda 2. Promoção da Ética 3. Conflitos de Interesses 4. Lições aprendidas.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
COMPLIANCE 30/03/2010.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Natália Paiva A Transparência Brasil e o fomento à cultura da transparência Senado Federal Maio.2015.
Atuação dos agentes de Controle Social
Ministério da Cultura.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
Servidor como Agente da Ação Estatal
ANÁLISE JURÍDICA DA DÍVIDA PÚBLICA A ingerência abusiva do setor financeiro no Governo brasileiro.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Transparência Pública LAI – Lei de Acesso à Informação.
ADMINISTRADOR PÚBLICO
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Responsabilidade civil ambiental
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Altair Roberto de Lima Secretário-Adjunto da SGCT Fortaleza/CE, 15 de março de ADI 4895, Rel. Min. Toffoli. Requerente: PGR Objeto: Lei /11.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
HISTÓRIA, OBJETIVOS E AVANÇOS NOS 16 ANOS DA LRF
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Transcrição da apresentação:

Programa Estadual de Educação Tributária A ÉTICA NO SÉCULO XXI A ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: o papel da sociedade civil LUÍS FILIPE VELLOZO DE SÁ Economista, Membro Fundador da ONG Transparência Capixaba, Professor da FAESA e Assessor da Superintendência do SEBRAE/ES Setembro/2004

ESTRUTURA GERAL 1. ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: corrupção pública e conflito de interesse. 2. PRINCÍPIOS PARA A GERÊNCIA DA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 3. ETICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: o papel da sociedade por meio do controle social. 4. ÉTICA PESSOAL E CÍVICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: corrupção pública A CORRUPÇÃO PÚBLICA é, provavelmente, o melhor exemplo de FALTA DE ÉTICA dentro da administração pública A CORRUPÇÃO PÚBLICA (POLÍTICA OU BUROCRÁTICA) é a prática do uso do poder do cargo público para a obtenção de ganho privado, à margem das leis e regulamentações em vigor. Envolve, geralmente, uma RELAÇÃO ILEGAL entre agentes privados e agentes públicos (políticos ou burocratas). TIPOS DE CORRUPÇÃO PÚBLICA : Suborno/Extorsão/ Peculato /Nepotismo/compra de votos/patrimonialismo CAUSAS DA CORRUPÇÃO: baixa transparência da administração pública e elevado grau de discricionariedade do agente público .

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: conflito de interesse . CONFLITO DE INTERESSE: “É o conflito entre o dever público e o interesse privado de um agente público, onde este tem um interesse pessoal que pode influenciar seu desempenho nas atividades e deveres sob sua responsabilidade” No Brasil existem uma multiplicidade de normas que tratam do conflito de interesses no serviço público. Mais duas delas despontam atualmente que são: Códigos da Alta Administração e a Lei da Improbidade Administrativa;

ALGUNS PRINCÍPIOS PARA A GERÊNCIA DA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Fonte - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico): os parâmetros éticos devem ser claros e refletidos num marco legal; orientação ética deve estar à disposição dos servidores públicos; os servidores públicos devem conhecer seus direitos e obrigações caso seja descoberto alguma atuação incorreta; o processo de tomada de decisões deve ser transparente e aberto ao escrutínio; diretrizes claras para a interação entre os setores público e privado; a alta administração deve demonstrar e promover um comportamento ético; mecanismos adequados de responsabilidade deve instalar-se no seio do serviço público;

ETICA NA ESFERA PÚBLICA: o papel da sociedade por meio do controle social TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Possibilidade dos cidadãos tomarem conhecimento do que é feito os recursos públicos;publicidade dos atos e fatos; permeabilidade e participação; CONTROLE SOCIAL DO SETOR PÚBLICO Prega a participação direta do cidadão nas decisões do Estado e na fiscalização de seus atos e políticas públicas; ACCOUNTABILITY (RESPONSABILIZAÇÃO) = TRANSPARÊNCIA + CONTROLE SOCIAL CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO CONTROLE SOCIAL: maior capacidade da sociedade de influenciar o Estado; participação direta do cidadão; participação na fiscalização das gestões e atos públicos; exigência de transparência e de disponibilidade; responsabilidade; cooperação

ETICA NA ESFERA PÚBLICA: o papel da sociedade por meio do controle social ALGUNS INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL E DE COMBATE A CORRUPÇÃO E AO CONFLITO DE INTERESSE Art. 5º da CF e Art 4º da Const.Estadual Mandado de segurança; Ação popular; Audiência Pública e Conselhos (Educação, Saúde, etc) Ação civil pública, Ação de improbidade administrativa Ação de inconstitucionalidade Estatuto da cidade; Lei de Responsabilidade Fiscal Código Penal Códigos de ética e Estatuto do funcionário público Lei 8666 - Licitações e Contratos

ETICA NA ESFERA PÚBLICA: o papel da sociedade por meio do controle social INSTITUIÇÕES QUE CONTROLAM A CORRUPÇÃO E O CONFLITO DE INTERESSE: Tribunais de Contas; Ministério Público; Comissão de Ética; Controladoria Geral da União Auditoria Geral do Estado Ouvidorias Corregedorias Comissões Parlamentares de Inquérito; Polícia Federal ONGs Mídia, etc

ÉTICA PESSOAL E CÍVICA ÉTICA PESSOAL Como buscarei minha felicidade? Minha realização profissional, sentimental, material,...? Que tipo de valores irei aceitar e desenvolver ao longo de minha existência? ÉTICA CÍVICA Normas de convivência de sociedade; compatibilização dos valores individuais. DESAFIO : CONCILIAR A ÉTICA PESSOAL COM A ÉTICA CÍVICA

ÉTICA PESSOAL E CÍVICA O PARADOXO DO BRASILEIRO (Eduardo Giannetti) Existe um inconsistência gritante entre, de um lado, o sentimento e o protesto generalizado de todos e de cada um de nós, e, de outro, aquilo que somos em nossa vida coletiva; Cada um de nós isoladamente tem o sentimento e a crença sincera de estar muito acima de “tudo isso que aí está”. Ninguém aceita, ninguém agüenta mais, nenhum de nós pactua com o mar de lama, o deboche a vergonha da nossa vida pública e comunitária; No entanto, o ambiente social e econômico que tanto é criticado, é exatamente o somatório das microações, comportamentos e atitudes individuais diários tomados agregadamente. “O brasileiro que comete falhas é sempre o outro”

COMO ENTENDER O PARADOXO BRASILEIRO? ÉTICA PESSOAL E CÍVICA COMO ENTENDER O PARADOXO BRASILEIRO? Como entender a sensação íntima de superioridade de cada um de nós, separadamente, diante do coletivo, e o fato de que todos nós juntos estamos tão aquém da somatória das nossas auto-imagens individuais? A resposta reside no fato de que o desejo de pensar bem de si próprio é umas das poderosas forças da psicologia humana. Admitir a infelicidade e o fracasso provoca um sentimento de morte interior. É mais fácil procurar culpados nos outros.

ÉTICA PESSOAL E CÍVICA Será que a corrupção é um fenômeno presente apenas nos grandes escândalos que aparecem na mídia envolvendo políticos e empresários, ou seja apenas restritas ao poder e às elites? Considere as seguintes ações e condutas comportamentais ilegais e/ou anti-éticas presentes no dia a dia: comprar produtos piratas; colar em provas; furar filas; sonegar impostos; pagar propina para funcionário público acelerar um processo ou cancelar uma penalidade; avisar/solicitar que “sem recibo é mais barato”; aceitar e obter cargo público proveniente de concurso público forjado; participar de licitações viciadas; ETC