Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática na Educação
Advertisements

Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação PORTAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNIDADES VIRTUAIS.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Área do conhecimento: Biologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
Edna Maria Barbosa Arrebola
A Educação Mediada pela Tecnologia
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Docência Universitária
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O Uso Pedagógico do Blog
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Trabalho de Conclusão de Curso
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Curso de Especialização em Mídias na Educação
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
GÊNEROS TEXTUAIS: reflexões & ensino
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Universidade Federal do Amapá
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Histórias em quadrinhos
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Projeto Novos Talentos Oficina 2
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Transcrição da apresentação:

Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional - 2010 PRÁTICAS DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS – O PAPEL PROATIVO DO ALUNO   Fabiana Mello Macieira Lawinscky* Universidade Federal do Rio de Janeiro fabimacieira@gmail.com Rogério Noboa da Silva Junior* Universidade Federal do Rio de Janeiro noboajr@gmail.com

GÊNEROS TEXTUAIS São textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sócio-comunicativos definidos pelos conteúdos, propriedades funcionais, pelo estilo e pela composição característica. A exemplo disso temos os seguintes gêneros: carta pessoal, notícia jornalística, horóscopo, conversação espontânea, aula expositiva, piada, etc. O estudo de gêneros textuais é uma fértil área interdisciplinar.

Costurando os conceitos Para trabalhar os gêneros é necessário entender alguns conceitos: tipo textual, domínio discursivo e suporte. Todos os textos se realizam em algum gênero. Todos os gêneros comportam um ou mais tipos de texto e são produzidos em algum domínio discursivo, sendo que os textos sempre se fixam em algum suporte pelo qual atingem a sociedade.

História em Quadrinhos Fácil compreensão (figuras aliadas a um texto próximo à língua falada); Contribuem para a leitura e produção de textos t, todos os níveis de ensino e estimulam a imaginação e a criatividade. Fazem parte da realidade do aluno e possuem um potencial atrativo natural.

Software – Hagáquê Editor de histórias em quadrinhos. produzido por uma equipe de pesquisa da UNICAMP, tendo como orientadora Heloísa Vieira da Rocha, e os pesquisadores Sílvia Amélia Bim e Eduardo Hideki Tanaka. Fundamentação teórica e construção mediante uma metodologia (passou por testagem). Disponível em : www.nied.unicamp.br/~hagaque

Fotonovela – Outra possibilidades de uso Objetivos: Despertar no aluno a curiosidade para a existência de diferentes tipos textuais. Estimular e orientar a pesquisa na web. Estimular a produção textual do aluno, com utilização de um suporte Tecnológico. Realizar uma exposição de fotonovelas para a escola. Avaliação

TEXTO NARRATIVO CONTEXTUALIZADO – PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA REDES SOCIAIS. O RPG Fake começou a ser utilizado no Orkut em 2005 com objetivo de relacionamento, mais tarde, grupos começaram a idealizar um jeito de interpretação para maior emoção no jogo. O resultado foi o RPG profissional, onde jogadores se reúnem para narrar estórias de acordo com seus personagens e todo o contexto do RPG.

Gênero textual: Roteiro Roteiro de: Curta Clipe Animação Entrevista Jornal Possibilidades técnicas e linguagens Chroma Key Stop Motion Story Board Pixilation Filmagens Captura de imagens e vídeos prontos Músicas

Características de um trabalho com produção de vídeos Desenvolvimento de novas habilidades: roteirização, edição, escolha de trilha sonora, direção; Propicia o trabalho interdisciplinar; Coloca o estudante com o papel principal na construção do conhecimento, valoriza seus conhecimentos e respeita seu tempo de aprendizagem; Oportunidade de interação entre estudantes de salas diferentes Resulta em uma produção coletiva; Possibilidade de uma biblioteca de produções.

 Currículo resumido Rogério Noboa da Silva Junior Graduação em Letras - Português/Literaturas pela UFRJ. Mestrando em Lingüística Aplicada pela UFRJ. Professor de ensino médio. Pós-graduando (especialização) em Tecnologias na Educação pela PUC-RJ. Pesquisador do Laboratório Pesquisa de Tecnologias da Informação e Comunicação (UFRJ). Experiência na área de Letras, ênfase em Língua Portuguesa, lingüística aplicada e linguagens digitais. (noboajr@gmail.com) Fabiana Melo Macieira Lawinscky  Graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Professora de língua inglesa. Mestranda em Lingüística Aplicada pela UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ. Desenvolve pesquisas na área de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. (fabimacieira@gmail.com)