Programa Segundo Tempo e Programa Mais Educação Encontro Nacional de Avaliação do PST São Paulo (SP) - Dezembro/2010 Encontro Nacional de Avaliação do PST São Paulo (SP) - Dezembro/2010 Ministério do Esporte
Organização: Núcleo de 150 alunos 4h de atividades semanais/aluno 2 aulas semanais Kit de material esportivo Kit de uniforme Professor de Educação Física Proposta Inicial Ministério do Esporte
Organização: Núcleo de 150 alunos 2h de atividades semanais/aluno 1 ou 2 aulas semanais Kit de material esportivo Kit de uniforme Monitor de Atividades Proposta Atual Ministério do Esporte
INTERNA (Organização) Pontos FortesPontos Fracos EXTERNA (Ambiente) OportunidadesAmeaças CONSTRUÇÃO COLETIVA PELO MÉTODO SWOT
PONTOS FORTESPONTOS FRACOS - Diálogo interdisciplinar; - Ampliação do quadro de RH da área da EF; -Reforça a infra-estrutura material; - Fomenta infra-estrutura física; - Reforça a educação em tempo integral; -Ampliação da oferta de modalidades esportivas na escola; - Fortalece a participação do aluno no contexto escolar; - Aplicação da proposta e acompanhamento didático metodológico - Contribui para a autonomia da escola no gerenciamento do PST. -Forma de contratação do professor. Qual critério? -Ausência de critérios na seleção de profissionais qualificados; - Público alvo – somente ensino fundamental.
EXTERNA (Ambiente) OPORTUNIDADESAMEAÇAS -Qualificação do esporte como manifestação histórica, social e cultural; - Contribuição do esporte na indução para uma política de educação integral; - Ocupação de espaços externos; - Ampliação do número de crianças atendidas, bem como o tempo de práticas educativas; - Aproximação entre os Ministérios; - Ampliação do campo de trabalho do prof. EF; - Ampliação e oferta do conhecimento nas vivências corporais; - Estabelecer um diálogo do PST com os saberes curriculares e comunitários; -Surgimentos de talentos esportivos; - Fortalecimento da EF no âmbito escolar. - Conflito/disputa com espaço e horários; -Conflito do PST e EF escolar; -Descaracterização do PST em função do Mais Educação; - Ausência e/ou desqualificação do professor de EF (localidades isoladas); - Uso e/ou manutenção indevida dos recursos materiais e financeiros; - Descontinuidade das ações/política educacional; - Sobreposição da política educacional, desconfigurando o PST; - Atraso/inexistência de material; - Falta de qualificação do prof. de acordo com as diretrizes do PST; - Ausência de acompanhamento e avaliação (ME, Ecs...).