RICS – Uma visão global do Profissionalismo em “Facilities Management” - Sean Tompkins CEO RICS Sao Paulo, 09 de Outubro de 2013
Minha agenda RICS – visão global O mundo transformando A necessidade de normas internacionais RICS – visão global Lições para profissionais de facilities management
RICS: o nosso papel
RICS: visão Ser reconhecida mundialmente, nos principais mercados, como uma organização líder, que define e fortalece padrões profissionais, oferecendo acesso ao padrão de mais alto nível para o profissional – “a marca mundial do profissionalismo no mercado imobiliário”.
RICS: reputação Profissionais Líderes Uma órgão fiável Confiança Garantias Integridade Sustentabilidade
Reconhecida por governos e mercados RICS: Um network global 4,247 128,050 22,132 22,367 6,989 98.000 membros qualificados 85.000 estudantes e trainees Membros em146 países Reconhecida por governos e mercados Escritórios em 27 cidades ao redor do mundo
RICS no Brasil Compartilhando seus padrões Marcia Ferrari Country Manager RICS Brasil T: +55 11 2925 0065 E: mferrari@rics.org w: www.rics.org/br Compartilhando seus padrões Fornecendo acesso local a status internacional Facilitando maiores investimentos internacionais Compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento para um melhor pensamento estratégico
RICS: Forças que dão forma ao nosso mundo Política Econômica Social Tecnológica Ambiental Legislativa
Demografia e o crescimento da população Our world. Transformed. RICS: Forças que dão forma ao nosso mundo Demografia e o crescimento da população
RICS: A nova demografia
RICS: Forças que dão forma ao nosso mundo Our world. Transformed. RICS: Forças que dão forma ao nosso mundo Urbanização
Um futuro sustentável
Comunicações instantâneas Our world. Transformed. RICS: Forças que dão forma ao nosso mundo RICS: Forças que dão forma ao nosso mundo Comunicações instantâneas
Fluxos financeiros entre países Our world. Transformed. RICS: Forças que dão forma ao nosso mundo Fluxos financeiros entre países
RICS: A necessidade de normas internacionais
Quem se beneficia com as normas internacionais? Governos Professionais Legisladores Investidores Empresas Público
Normas internacionais: contexto econômico Normas da medida Dados melhorados Melhores decisões Um mercado mais eficaz Crescimento do mercado
Normas internacionais: a solução? Our world. Transformed.
RICS: Principais requisitos de uma profissão Segue as normas e condições para admissão Compromete-se com o aprendizado contínuo e a competência profissional Respeita a ética e padrões profissionais. Interesse público – coloca os interesses dos clientes a frente dos membros Atende à uma minuciosa auditoria externa
RICS: Principais requisitos de uma profissão Segue as normas e condições para admissão Compromete-se com o aprendizado contínuo e a competência profissional Respeita a ética e padrões profissionais. Interesse público – coloca os interesses dos clientes a frente dos membros Atende à uma minuciosa auditoria externa Conformidade com os Padrões Competente para realizar o trabalho Realiza o trabalho como é esperado Realiza o trabalho com integridade
Aprendendo com Experiência Compartilhada
Nossas recomendações Compreenda: - o negócio - consumidores 1. Pense estrategicamente Compreenda: - o negócio - consumidores - competidores - cenários alternativos
Nossas recomendações 1. Pense estrategicamente Alinhe seu FM conforme a escolha do consumidor perante aos seus produtos e serviços.
“ Com quase metade do local de trabalho vazio, o tempo tem sido focado nas pessoas. Pois podemos criar ambientes que aumentam sua performance e bem estar”.
Alinhe FM com a marca
Nossas recomendações - Foque seus esforços para o futuro 2. Aja estrategicamente - Foque seus esforços para o futuro - Foque sua equipe no negócio - Mensure a performance de FM por alinhamento de marca e o business plan e não só por custo
Facilities é um Recurso Estratégico? Como o líder de FM aloca o seu tempo? FM é estratégico?
Nossas recomendações - Forte cobertura de gerenciamento operacional 3. Reconstruir a organização - Forte cobertura de gerenciamento operacional - Investir mais tempo com outros colegas de infraestrutura
Nossas recomendações 4. Terceirizar atividades operacionais - Deixar mais tempo livre para tornar-se estratégico - Cria claridade de expectativas, com incentivos e penalidades financeiras - Torna a equipe de FM mais livre para gestão e desenvolvimento
Nossas recomendações - Definir requisições de FM 5. Educar os Executivos Seniors para: - Definir requisições de FM - Estabelecer metas de performance para FM - Avaliar os resultados de FM - Plano para FM para entregar uma vantagem competitiva
Como FM é avaliado?
Reconhecendo sucesso - O alinhamento entre funções é alto Quando o FM torna-se estratégico: - O alinhamento entre funções é alto - Design de facilities e a estratégia fazem uma real diferença para o negócio - Líderes de FM gastam mais de 50% do tempo em estratégia
O que você deve fazer após? - Leia “Raising the Bar” Junte-se a RICS Treine a sua equipe Seja estratégico!
12-09-13 34
OBRIGADO!!! Mais informação Johnny Dunford: jdunford@rics.org Marcia Ferrari: mferrari@rics.org OBRIGADO!!!