REMUNERAÇÃO É o processo que envolve todas as formas de pagamentos ou recompensas dadas aos funcionários decorrentes do seu emprego. Inclui três componentes:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Cargos & Salários Profª.: Maria Regina
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
MOTIVAÇÃO: Do conceito as aplicações
Motivando empregados e projetando cargos
Cargos e salários (C&S)
Recompensar Pessoas: Cargos e Salários
“Administração de Recursos Humanos II”
Profª Patrícia Krauss Serrano Paris
Profª Patrícia Krauss Serrano Paris
O mais importante é a remuneração
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Projeto Integrador 2013/1 Prof. Rudy de Barros Ahrens
Daniel Bellissimo Versão 1.0 Julho de 2012
Prof.Rudy de Barros Ahrens
PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS
Remuneração O Salário: Pagamento de um trabalho
POLÍTICA SALARIAL.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente.
O SUBSISTEMA DE MANUTENÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Gestão de pessoas - profª Janete Capel
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Monitorar Pessoas Por Carlos Reis.
Bruna Santana Mélo Jéssica Francine de Oliveira Thais Brietzig
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Estrutura, recrutamento, seleção, remuneração e avaliação.
O RH X Clima Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
Capítulo 11 Benefícios e Serviços Conceito de Benefícios Sociais.
O mais importante é a remuneração
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Gerência de Cargos, Remuneração Desempenho e Carreiras
Administração De Salários.
RECOMPENSAR PESSOAS: -Constituem-se nos elementos fundamentais para o incentivo (e a conseqüente motivação) dos funcionários de uma organização. -Atendem.
REMUNERAÇÃO.
Estruturas Organizacionais
DIREITO DO TRABALHO aula 8
Cargos e Salários Material para avaliação
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
MICRO CERVEJARIA HAND BEER LTDA
PLANO DE REMUNERAÇÃO.
Administração de Recursos Humanos II 6ª. Série Prof. Márcio Zaratin
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
CÁLCULOS TRABALHISTAS
CURSO SEQUENCIAL DE GESTÃO DE PESSOAS AULA DIA 04/02/2012
Administração de Recursos Humanos
Etapas do processo orçamentário
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Cia Hering.
POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 05_2012
Dos Conceitos às Aplicações
GESTÃO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
Gestão de Pessoas II Unidade V _ Remuneração e Avaliação de Desempenho
Sejam bem vindos.
REMUNERAÇÃO.
Sistemas de Planejamento de Produção
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Prof Fabio Uchôas de Lima Gestão do Fator Humano MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS.
Avaliação de Cargos Consiste na determinação de um valor relativo a cada cargo, com o propósito de se constituir uma escala hierárquica para os mesmos.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
PESQUISA SALARIAL. Pesquisa Salarial Identifica o nível de competitividade externa da remuneração, para cada negócio, região e nível de cargo. Objetivo:
Transcrição da apresentação:

REMUNERAÇÃO É o processo que envolve todas as formas de pagamentos ou recompensas dadas aos funcionários decorrentes do seu emprego. Inclui três componentes: Remuneração básica, incentivos salariais e remuneração indireta/benefícios.

Ninguém trabalha de graça Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades desde que receba uma retribuição adequada. As pessoas trabalham nas organizações em função de certas expectativas e resultados. Elas estão dispostas a se dedicar ao trabalho e ás metas e objetivos da organização, desde que isso, lhe traga algum retorno significativo pelo seu esforço e dedicação.

RECOMPENSAS ORGANIZACIONAIS As recompensas oferecidas pela organização influenciam na satisfação dos seus parceiros (funcionários). Cada parceiro está disposto a investir com seus recursos individuais na medida em que obtém retornos e resultados dos seus investimentos.

REMUNERAÇÃO TOTAL A remuneração total é constituída de três componentes principais: Remuneração básica; O principal componente da remuneração total é a remuneração básica, a remuneração básica é representada pelo salário. Incentivos Salariais; Incentivos salariais são programas para recompensar funcionários com bom desempenho. Os incentivos são concedidos de várias formas, bônus e/ou participação nos resultados, etc. Benefícios; Os benefícios são concedidos através de vários programas, como: férias, seguro de vida, transporte, refeições dentre outros.

RECOMPENSAS FINANCEIRAS As recompensas podem ser classificadas como: financeiras e não-financeiras, as recompensas financeiras podem ser diretas e indiretas.

RECOMPENSAS FINANCEIRAS DIRETAS A recompensa financeira direta consiste do pagamento que cada empregado recebe na forma de salários, bônus, premiações e comissões. O salário pode ser direto ou indireto. O salário direto é aquele percebido como contraprestação do serviço no cargo ocupado, pode ser mês ou hora.

RECOMPENSAS FINANCEIRAS INDIRETAS A recompensa financeira indireta,é o salário indireto. O salário indireto inclui: férias, gratificações, gorjetas, adicionais de (insalubridade, noturno, periculosidade, de tempo de serviço, etc.), participação nos resultados, horas extraordinárias, benefícios sociais oferecidos pela organização como, (alimentação, transporte, seguro de vida, entre outros).

REMUNERAÇÃO A soma do salário direto e do indireto constitui a remuneração. A remuneração constitui tudo quanto o empregado, aufere como consequência do trabalho que realiza na organização.

SALÁRIO NOMINAL E SALÁRIO REAL O salário nominal: é o volume de dinheiro fixado em contrato individual, numa economia inflacionária, quando o salário não é atualizado periodicamente, sofre perda do poder aquisitivo. O salário Real: Representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com o volume de dinheiro que recebe, e corresponde ao poder aquisitivo. O Salário nominal é alterado para proporcionar o salário real equivalente ao período anterior. (Continuar tendo o mesmo poder de compra).

Há também o salário mínimo, que é a menor remuneração permitida por lei aos trabalhadores de um país ou ramo de atividade.

OS TIPOS DE SALÁRIO Existem três tipos de salários: Salário por unidade de tempo: que é pago de acordo com o tempo que a pessoa fica a disposição da empresa. Salário por resultado: refere-se à quantidade ou número de peças ou obras produzidas pela pessoa. Salário por tarefa: é uma fusão dos dois tipos anteriores: a pessoa está sujeita a uma jornada de trabalho ao mesmo tempo que o salário é determinado pela quantidade de peças produzidas.

DESENHO DO SISTEMA DE REMUNERAÇÃO A construção do plano de remuneração requer certos cuidados pois provoca forte impacto nas pessoas e no desempenho da organização pelo seus efeitos e consequências.

CRITÉRIOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE REMUNERAÇÃO Nove critérios básicos: 1° Equilíbrio Interno versus equilíbrio externo; 2°Remuneração fixa ou variável; 3° Desempenho ou tempo de casa; 4° Remuneração de cargos ou da pessoa; 5° Igualitarismo ou elitismo; 6°Remuneração abaixo do mercado ou acima; 7°Prêmios monetários ou não-monetários; 8°Remuneração aberta ou confidencial; 9° Centralização ou descentralização das decisões salariais. SAIBA MAIS PÁG 262 À 264 - GESTÃO DE PESSOAS

ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS Para estabelecer e manter estruturas salariais equitativas e justas, torna-se necessário estabelecer duas formas de equilíbrio. Equilíbrio Interno: Consistência interna entre os salários em relação aos cargos da própria organização, exige uma estrutura salarial justa e bem dosada. Equilíbrio Externo: Consistência dos salários em relação aos mesmos cargos de outras organizações, exige uma estrutura salarial compatível com o mercado.

OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS Deve atingir vários objetivos, como: Atrair e reter talentos na organização; Motivação e comprometimento do pessoal; Aumento da produtividade e qualidade no trabalho; Controle de custos laborais (trabalho); Tratamento justo e equitativo as pessoas; Cumprimento da Legislação trabalhista;

AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CARGOS A classificação de cargos: é o processo de comparar o valor relativo aos cargos, a fim de colocá-los em um hierarquia de classes que podem ser utilizadas como base para estruturas salariais. A avaliação de cargos: Visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno relativo de cada cargo na organização.

PESQUISA SALARIAL Os salários devem obedecer a um duplo equilíbrio interno e externo. O equilíbrio interno é garantido pela avaliação e classificação de cargos. O equilíbrio externo é obtido por meio de pesquisas salariais para verificar o que o mercado de trabalho está pagando. Torna-se necessário selecionar os cargos de referências/cargos amostrais.

PESQUISA SALARIAL Os cargos amostrais devem possuir três características: 1° Devem representar os vários pontos da curva ou reta salarial da organização. 2° Devem representar os vários setores de atividade da organização. 3° Devem ser facilmente identificáveis pelo mercado

PESQUISA SALARIAL Da mesma forma , faz-se necessário selecionar as empresas amostrais, os critérios são: Localização geográfica; Ramo de atividade; Tamanho; Política Salarial;

PESQUISA SALARIAL Após, monta-se um questionário, contendo os cargos amostrais e suas respectivas descrições e análises e um espaço, onde se colocam os salários individuais que a empresa pesquisada está pagando. Outras informações básicas são coletadas no questionário, como a data de dissídio coletivo ou reajustes salariais, benefícios concedidos, etc.

DECORRÊNCIAS DO SALÁRIO Sobre os salários pesam os encargos sociais. Para cada real pago de salário, a organização precisa recolher encargos sociais correspondentes ao governo. Encargos sociais são o conjunto de obrigações trabalhistas que devem ser pagas pelas empresas mensal ou anualmente, além do salário do empregado.

POLÍTICA SALARIAL Política Salarial: é o conjunto de decisões organizacionais tomadas a respeito de assuntos relacionados a remuneração e benefícios concedidos aos funcionários.

POLÍTICA SALARIAL Uma política Salarial deve atender simultaneamente a sete critérios: 1° Adequada: A compensação deve distanciar-se dos padrões mínimos estabelecidos pelo governo ou pelo acordo sindical. 2° Equitativa: Cada pessoa deve ser paga proporcionalmente de acordo com seu esforço, habilidades e capacitação profissional. 3° Balanceada: Salário, benefício e outras recompensas devem proporcionar um pacote total de recompensas que seja razoável.

POLÍTICA SALARIAL 4°Eficácia quanto a custos: Os salários não podem ser excessivos, em função do que a organização pode pagar. 5° Segura: Os salários devem ser suficientes para ajudar os empregados a sentirem-se seguros e ajudá-los a satisfazer as suas necessidades básicas. 6° Incentivadora: Os salários devem motivar eficazmente o trabalho produtivo. 7° Aceitável para os funcionários: As pessoas devem compreender os sistemas de salários e sentir que ela representa um sistema razoável para eles e também para a organização.

Reflexão:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Chiavenato, Idalberto – Gestão de Pessoas – Rio de Janeiro; Elsevier: 2004 Acessado em: 03 nov. 2013 as 14:49 http://www.youtube.com/watch?v=iUFri3BbE 50

OBRIGADO!!! Jasson firmino