CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
II SEMINÁRIO DENGUE: DESAFIOS PARA POLÍTICAS INTEGRADAS DE AMBIENTE, ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Dr.ª Maria Célia Vasconcellos Conselho Nacional de Secretários.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O Estado e o BNDES no apoio à
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Empresas Públicas – Municipal
ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
Empresa Privada – Grandes empresas
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
POLÍTICAS DE RH NA PRÁTICA
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Secretaria de Administração
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Política de Gestão de Pessoas do GDF
COMO SER PREFEITO.
Movimento Brasil Competitivo
Fabiano André Vergani
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho
Talentos para Inovação
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Seminário do Setor Portuário
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Capacitação e Reforma da Gestão Pública EVELYN LEVY 10/2004 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP/FUNDAP.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Previdência Social Câmara Municipal –
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
RECURSOS HUMANOS Qual o trabalho do RH ? OBJETIVOS  Objetivos nas Organizações Estar em dia com a legislação vigente no país Estabelecer políticas.
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA - Campinas / SP Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária Políticas Sociais: as.
PNAFM - Biguaçu-SC. ◦ Dotar a Administração Municipal de instrumento de Gestão na área de Recursos Humanos, com vistas ao aprimoramento das competências.
Programa de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL PALESTRA SOBRE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PREVIDENCIÁRIOS.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
Assistência à Saúde do Servidor Assistência à Saúde do Servidor 2014 Mesas Permanentes de Negociação Bolsa de Estudos Portal para a Universidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE. Elaboração do novo Estatuto do Servidor Municipal Revisão da Lei de Previdência Social Diretrizes do sistema de.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental PRAd Pró-Reitoria de Administração Walnei Fernandes Barbosa.
62º FONAC Salvador - BA. Situação Passada Descontrole Situação Passada Descontrole Falta de diálogo Descumprimento de acordos Greves constantes Resultados.
Administrador Público – CRA/DF
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água Universalização do Saneamento Básico nos Municípios com até
Campo Grande - Cidade Morena. 12ª REUNIÃO DO 01 e 02 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO 1º Congresso dos Secretários Municipais de Administração do Estado de São Paulo Caraguatatuba, 9 de agosto de 2007 Recursos Humanos na Gestão Pública Murilo Lemos de Lemos CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO

Terceiro setor Setor Privado Setor Público Sociedade civil Terceiro setor Setor Privado Setor Público

Contexto Pacto Federativo r “Ninguém mora na União, ninguém mora no estado. As pessoas vivem no município.” (André Franco Montoro) r Desequilíbrio entre atribuições e recursos r Mudanças recentes e importância do RH na adaptação r Novas formas de prestação de serviços públicos

Contexto Ondas municipais r Urbanismo r Lei de Responsabilidade Fiscal r Certificado de Regularidade Previdenciária r Praça de Atendimento r Consórcios Intermunicipais r Plano Diretor e Estatuto da Cidade r Fundo para o Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb r Sistema Único de Assistência Social - SUAS

Contexto Tendências r Água & Saneamento r Aquecimento global r Desenvolvimento Sustentável r Município verde r Combate à poluição r Segurança r Lixo

Paradigmas r Recursos Humanos proativo, tomando a iniciativa na comunicação com o servidor e intermediando resolução de conflitos r Particularidades de RH na área pública r Modismos e Reformismos r RH não é só DP r Trabalho em rede – Formulação, Implementação e Avaliação das Políticas Públicas r Comprometimento do servidor - agente das mudanças

Cargos & Carreiras r Choques culturais – comissão vs. carreira r Promoção atrelada a cursos e avaliação de desempenho r Fim da promoção por tempo de serviço e das incorporações r Sistematização e revisão do marco legal r Revisão do Plano de Cargos, Carreiras, Salários e Benefícios r Enquadramentos r Diferenças de regimes – CLT vs. Estatutário r Estabilizados - Lei 500, Função Pública e Função Atividade r Cargos Amplos e Carreira em Y r Resistências corporativistas r Dimensionamento adequado do tamanho e perfil da força de trabalho e alocação ótima r Novos empreendimentos permanentes r Frentes de Trabalho r Flexibilização das formas de contratação e trabalho em rede

Folha de Pagamentos r Crescimento vegetativo da Folha r Lei de Responsabilidade Fiscal r Informatização Previdência e Aposentadoria r Programa de pré-aposentadoria r Instituto próprio de previdência: só para municípios maiores que 1.500 servidores r Rombo previdenciário

Sistemas & Modernização r Racionalização de processos ANTES da informatização r Sistema único integrado de gestão de pessoas r Banco de dados único r Recadastramento r Fantasmas r Banco de talentos

r Assistência Social ao Servidor Qualidade de Vida no Trabalho & Saúde Ocupacional r Assistência Social ao Servidor r Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA r Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO r PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e Mapas de risco r Ergonomia r Ginástica laboral r Atividades culturais e de integração

Capacitação & Desenvolvimento r Avaliação de desempenho – por equipe, 360º r Integração das ações com o PCCSB r Envolver efetivamente o servidor nas mudanças r Fundo de Capacitação? r Escola Municipal de Governo? r Plano Diretor de Qualificação r Foco das ações de treinamento e desenvolvimento também na área-meio e nos chefes r Ir além de temas como atendimento ao público e informática r Programa de integração de novos funcionários r Desenvolvimento de Competências: conhecimento + atitudes + habilidades

Para refletir... r Políticas públicas: o Importância da sinergia o Capacidade de avaliar os reflexos das políticas em outras áreas r Avaliação de impacto r Motivação, carreiras, salários e estruturas: o mesmo filme?

Carlos Matus "A política é nobre e complexa, ainda que, às vezes, esteja dominada pelo que há de mais medíocre na sociedade. Aqueles que dizem que a política é suja, sujam-na ainda mais. Quem se abstém de participar da vida política é cúmplice da mediocridade e da corrupção. É hora dos capazes e honestos invadirem o campo da política."

OBRIGADO!! Murilo Lemos de Lemos Gerente de Recursos Humanos Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal www.cepam.sp.gov.br mlemos@sp.gov.br (11) 3811-0318 / 0317