INICIAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÕES GERAIS.

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Transcrição da apresentação:

INICIAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÕES GERAIS

POR QUE TRABALHAR COM A INICIAÇÃO À PESQUISA NA ESCOLA COM O ESTUDANTE: Para experimentar e vivenciar o método científico, o aluno precisa ter essa experiência para saber como fazer uma pesquisa científica; Para compreender que a investigação, o estudo tem suporte nas ciências... Para superar o senso comum; Para aprender a perguntar; Para desenvolver melhor as estruturas mentais; Para gerar mudança de comportamento; Para formar um aluno pesquisador.

CONCEPÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO (INICIAÇÃO À PESQUISA) Ser um projeto instigador; Dialogar com alunos que o tema e a problematização (pergunta de pesquisa) deveriam partir de situações da vida social e ao descobrir as respostas ele perceba o que útil para vida dele, gerando satisfação positiva e orgulho em descobrir. Buscar/incentivar TEMAS que vão além do assunto livresco das unidades temáticas que a escola trabalha, daquilo que está no livro didático; Ter relevância social, isto é, estimular o aluno a definir um TEMA e PROBLEMATIZÁ-LO para trazer contribuições para sua própria vida, para vida cidadã; para sua comunidade, grupo, cidade, etc;

Compreender que o Tema valha a pena estudar; Obter resultados para AÇÕES CONCRETAS; Instigar a localizar referências, sistematizar junto os elementos de um projeto, organizar o grupo para estudo, buscar pessoas que possam ajudar, orientar para pesquisa bibliografia e para pesquisa de campo.