Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas III
Qualidade de Software Aula 4
Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
AUDITORIA.
Práticas de Apoio à Gestão Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento.
NORMA ABNT ISO 9000.
Qualidade Total.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira Roberta da Silva Cerqueira
Controle Total da Qualidade
CMM(Capabililty Matury Model)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade
Vagner José Diegas ISO 9001.
FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
INTEGRAÇÃO PLACE Alex.
Promovendo Sucesso!.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Instrutor: Objetivos:.
Práticas de Apoio à Gestão
Modelo de Excelência em Gestão
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
AVALIAÇÃO DE TRANSPORTADORA
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
Introdução à Qualidade
O QUE É NÃO CONFORMIDADE?
QUALIDADE EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Qualidade na Manutenção
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Sistema de Gestão da Qualidade
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ObjetivoObjetivo Capacitar profissionais de laboratórios a implantar a NBR ISO/IEC e BPLC.
QUALIDADE.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
BENCHMARKING.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Padronização no Laboratório Clínico
ISO 9000.
Qualidade e a ISO 9001.
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Conteúdo programático
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Princípios de gestão da qualidade
Comércio Importação Exportação Ltda.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Curso de Administração Disciplina: TGA
QUALIDADE TOTAL O conceito de QUALIDADE foi inicialmente associado à definição de conformidade às especificações. Evoluiu para a visão de SATISFAÇÃO DO.
EEFEUSP - Departamento de Esporte 2014 Disciplina: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Dezembro/2012.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Capitulo 9 Análise de Sistemas da Qualidade. 4 empresas em diferentes setores industriais: Empresa 1 – autopeças, Empresa 2 – construção civil, Empresa.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico Danielle Nogueira de Assis

Conceitos básicos em qualidade conformidade às necessidades do usuário ou dos clientes. Implica em: Satisfação das necessidades e das expectativas. Foco no cliente ou usuário.

O que é Qualidade Satisfação do Cliente e Melhoria contínua ( Deming ) Grau no qual um conjunto de características satisfaz a requisitos ( ISO 9000:2000 ) Atendimento aos requisitos dos clientes ( ASQC ) Adequação ao uso ( Juran )

Evolução do conceito de qualidade (Pires Rodrigues, 2000) Produtos de qualidade são luxuosos, caros e bonitos. Qualidade é um conceito vago, subjetivo impossível de definir. A qualidade é considerada a falta de defeitos. A qualidade é responsabilidade do departamento de controle de qualidade. Rejeição de 10% é aceitável. Qualidade só pode ser implantada através da contratação de especialistas em qualidade. Indicadores de produtividade já dão a medida da qualidade. Produtos da qualidade atendem às expectativas do cliente. Qualidade consiste no cumprimento dos requisitos e especificações do cliente. Qualidade representa a prevenção da ocorrência de erros. A responsabilidade pela qualidade é de todos. Não se aceitam erros. Deve-se promover melhorias para alcançar “defeito zero”. Qualidade será alcançada através da liderança dos dirigentes e do envolvimento dos funcionários. Indicadores de produtividade medem a eficiência do uso de recursos.

Conceitos básicos em qualidade Cliente: Pessoa ou organização que recebe o produto de um fornecedor. Cliente atual: Bem informado e protegido pelas regulamentações técnicas e Código de Defesa do Consumidor; Acompanha a evolução e conceitos de qualidade. Procura empresas que satisfaçam suas expectativas.

Conceitos básicos em qualidade Não conformidade Não atendimento a requisitos especificados. Ação corretiva Ação preventiva Ação para a eliminação Ação para prevenir a da não conformidade ocorrência da não conformidade.

Conceitos básicos em qualidade Gestão da Qualidade Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Implica no estabelecimento de: Política da Qualidade Objetivos da Qualidade (Indicadores e metas) Planejamento da qualidade Controle da qualidade Garantia da qualidade Melhoria da Qualidade

Conceitos básicos em qualidade Planejamento da Qualidade: Estabelecimento dos objetivos da qualidade, com especificação dos recursos e processos operacionais necessários.

Conceitos básicos em qualidade Controle de qualidade: Atendimento dos requisitos da qualidade Implica em: Reconhecer e minimizar erros analíticos no sistema produtivo.

Conceitos básicos em qualidade Garantia da Qualidade: Prover confiança de que os requisitos da Qualidade serão atendidos. Implica em: Satisfazer o cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios.

Conceitos básicos em qualidade Melhoria da qualidade: Aumento da capacidade de atender os requisitos da qualidade.

Qualidade em serviços de saúde Qualidade no atendimento Qualidade técnica comprovada Custo (preço justo).

Perfil de organização de sucesso Foco no cliente; Superar as expectativas do cliente; Fidelização dos clientes; Encantar seus clientes.

Como ser uma organização de sucesso? Ter qualidade no atendimento (cativar o cliente); Realizar atualizações científicas e técnicas de sua equipe; Ser ágil nas suas decisões; Incentivar a criatividade de sua equipe;

Como ser uma organização de sucesso? Gestão participativa; Garantir a confiabilidade dos serviços prestados; Realizar pesquisa de satisfação dos clientes; Implementar o sistema de gestão da qualidade.

Fundamentos dos critérios de excelência hoje adotados Gestão centrada nos clientes; Foco nos resultados; Comprometimento da alta direção; Visão de futuro de longo alcance; Valorização da pessoas; Responsabilidade social;

Fundamentos dos critérios de excelência hoje adotados Gestão baseada em Processos e Informações; Ação pró-ativa e respostas rápidas; Aprendizado contínuo; Desenvolvimento de parcerias.

Programas da Qualidade Programa de Biossegurança; Programa de Controle da Qualidade (internos e externos); Programa de Qualidade total; Programa de Gerenciamento de Resíduo em Serviço de Saúde; Programa de Normalização;

Programas da Qualidade Programa de excelência no atendimento; Programa de Treinamento em Qualidade; Programa de Gerenciamento de Desperdícios; Outros.

“ Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível” São Francisco de Assis

Controle de Qualidade no LC Padronização dos Processos Pré-analíticos Padronização dos Processos Analíticos Padronização dos Processos Pós-Analíticos

Padronização dos Processos pré-analíticos Solicitação do exame; Orientação sobre a coleta; Preparação e coleta da amostra; Armazenamento e transporte para dentro do laboratório; Cadastramento.

Padronização de processos analíticos Análises laboratoriais POP´s

Padronização de processos pós-analíticos Análise de consistência dos resultados; Liberação de laudos; Armazenamento de amostra do paciente; Transmissão e arquivamento de resultados; Consultoria técnica.