MASP – MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

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MASP – MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Fluxograma do PDCA Levantamento dos problemas e escolha do principal Observação do problema escolhido Busca da causa principal Planejamento da ação Ação Observação da ação adotada SIM O problema voltou a ocorrer NÃO Padronização dos procedimentos Conclusão

P D C A MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDCA FLUX. FASE OBJETIVO 1 Definir claramente o problema e reconhecer sua importância Identificação do problema Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista 2 Observação P 3 Análise Descobrir as causas fundamentais Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais 4 Plano de ação D 5 Ação Bloquear as causas fundamentais 6 Verificação Verificar se o bloqueio foi efetivo C DECISÃO NÃO ? O bloqueio foi efetivo? Prevenir contra o reaparecimento do problema 7 Padronização A 8 Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro Conclusão

PROBLEMA - Saúde x Processo 1- O paciente apresenta sintomas de doença 2- Médico examina os sintomas e levanta histórico do paciente 3- Médico prioriza exames para auxiliar na análise da doença 4- Médico levanta hipóteses para as causas prováveis da doença 5- Médico estabelece diagnóstico da doença 6- Médico analisa e propõe um remédio para o paciente 7- Paciente toma a medicação recomendada 8- Médico monitora paciente através exames periódicos

PROBLEMA - Saúde x Processo 1- Sintomas indesejáveis são observados no processo 2- CCQ analisa os sintomas e levanta dados históricos 3- CCQ levanta hipóteses para causas primárias do problema 4- CCQ prioriza causas prováveis e planeja coleta de dados 5- CCQ descobre causas primárias do problema 6- CCQ sugere soluções para o problema ( Plano de Ação) 7- Áreas envolvidas implementam o Plano de Ação 8- Áreas envolvidas monitoram o processo p/ verificar eficácia do Plano de Ação

 Podem ser internos e/ou externos. CLIENTES: todo aquele que recebe um produto (resultado de um processo) e é afetado, direta ou indiretamente, por sua qualidade.  Podem ser internos e/ou externos. (MACRO)PROCESSO FORNECEDORES CLIENTES PRODUTOS INDICADORES INSUMOS Conceito de Clientes

PRODUTOS: bens ou serviços, com determinadas características (Q, C, E, S), que satisfazem as necessidades e desejos dos clientes. “Produtos são criados para atender as necessidades e desejos dos clientes.” (MACRO)PROCESSO FORNECEDORES CLIENTES PRODUTOS INDICADORES INSUMOS Conceito de Produto

(MACRO)PROCESSO FORNECEDORES CLIENTES PRODUTOS INDICADORES INSUMOS PROCESSO: um conjunto de causas (meios) com o objetivo de produzir um efeito (um produto) específico. “Uma sistemática de ações voltadas para a consecução de um objetivo.” (Juran) Conceito de Processo

Representação de um Macroprocesso Macrofluxo: uma representação esquemática da seqüência de processos, que levam a um resultado esperado (efeito desejado). (MACRO)PROCESSO FORNECEDORES CLIENTES PRODUTOS INDICADORES INSUMOS Representação de um Macroprocesso

Representação de um Macroprocesso INDICADORES (MACRO)PROCESSO FORNECEDORES CLIENTES PRODUTOS INSUMOS Diagrama de Caixas: uma representação esquemática dos processos independentes / simultâneos, que levam a resultados específicos. Representação de um Macroprocesso

(MACRO)PROCESSO FORNECEDORES CLIENTES PRODUTOS INDICADORES INSUMOS INSUMOS: aquilo que é transformado, modificado ou tratado na execução de um processo. Exs.: energia, matérias-primas, informações, etc. Conceito de Insumos

Conceito de Fornecedores (MACRO)PROCESSO FORNECEDORES CLIENTES PRODUTOS INDICADORES INSUMOS FORNECEDORES: aqueles que abastecem, propiciam os insumos necessários.  Podem ser internos e/ou externos. Conceito de Fornecedores

Caracterização do Processo Unidade Gerencial Básica INDICADORES aqueles que abastecem, propiciam os insumos necessários. FORNECEDORES aquilo que é transfor-mado, modifica-do ou tratado, na execução do processo. INSUMOS um conjunto de causas (meios) com o objetivo de produzir um efeito (um produto) específico. (MACRO)PROCESSO bens físicos ou serviços, com determinadas características que satisfazem as necessidades e desejos dos clientes. PRODUTOS todo aquele que recebe um produto e é afetado, direta ou indireta-mente, por sua qualidade. CLIENTES Caracterização do Processo