Marketing I Marketing I
Relacionamento com clientes: Informações e previsão de demanda Marketing I Relacionamento com clientes: Informações e previsão de demanda
Marketing I Quais as tendências macroambientais e efeitos microambientais específicos ao negócio? SIM – preferências e o comportamento do consumidor Case da DuPont - Comforel
23 empilham travesseiros; Marketing I 37% casamento; 23 empilham travesseiros; 16% dobram travesseiros 16% abraçam.
Uma página, gráficos, informações pertinentes e úteis! Marketing I Informação sobre a Demanda (Gislayne): escolhem seus mercados e desenvolvem as melhores ofertas; SIM (pessoas, coleta de informação, classificação da informação, análise, avaliação e distribuição da informação) Uma página, gráficos, informações pertinentes e úteis!
Marketing I Perguntas importantes para obter informações pertinentes: Quais são as decisões (estratégico, tático ou operacional)? Quais as informações que poderiam auxiliar a tomar as decisões (indicadores, concorrentes, desempenho – cursinhos/escolas)? Qual a periodicidade das informações (cotação ouro ou dólar)?
Marketing I Melhorias no SIM Relatórios Internos: há problemas no ciclo do pedido-pagamento? Itens em falta, tem intranet para múltiplos setores, quanto tempo demora a entrega? Wal-Mart (relatório de venda por produto por cliente, loja e dia)
Marketing I Como obter informações sobre os clientes? MKT off-line e on-line- refinar anúncios, gerenciar palavras-chave, sendo mais específico: Google AdWords; Google Analytcs Google Checkout Google Base
Novos usos para o produto vendido (força de vendas); Marketing I Resultados: Novos usos para o produto vendido (força de vendas); Displays de exposição para produtos (dados dos varejistas: quem compra, quais as combinações, quais os produtos mais associados? Natubom/ConAgra e Coca Cola – Seasons of Mom)
Marketing I SIM – on-line Feedback disponíveis (blogs, facebook, fóruns de discussão); Avaliações booking.com, airbnb; Combinar avaliação de cliente com a de especialistas (comentários e avaliações); Reclamações
Marketing I Frustrações desculpas descontos devoluções
SIM – on-line e off-line Marketing I SIM – on-line e off-line - atenção aos modismos, tendências e megatendências (impacto por mudança social, econômica e política – crescimento da classe C); “Pesquisa de mercado serve para calcular o potencial de oportunidade de lucratividade de uma oportunidade”
Análise do Macroambiente -6 FORÇAS Marketing I Análise do Macroambiente -6 FORÇAS - Crescimento populacional, acarreta o esgotamento de alguns recursos e gera níveis de poluição mais elevados, fazendo com que os consumidores exijam mais leis. Restrições estimulam surgimento de novos produtos e soluções tecnológicas, sendo acessíveis, mudam atitudes e comportamentos.
Marketing I Análise dos ambientes: Demográfico (crescimento, graus de instrução, PNUD); Econômico (endividamento, disponibilidade de crédito); Sociocultural (hedonistas, conservadores, preservadores, realizadores, exploradores, idealistas – mercados diferentes);
Tecnológico (oportunidades e regulamentações); Marketing I Natural (regulamentações, prédios verdes, programas ambientais e de sustentabilidade das empresas); Tecnológico (oportunidades e regulamentações); Político-legal (concorrência desleal, venda desleal, conteúdo de rótulos)