Aníbal Vilcapoma Ignácio

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Transcrição da apresentação:

Aníbal Vilcapoma Ignácio GESTÃO DE OPERAÇÕES Aníbal Vilcapoma Ignácio

Roteiro Histórico Gestão de operações Exemplo de Gestão de operações Gestão da demanda Planejamento do negocio Planejamento operacional Controle de produção Exemplo de Gestão de operações Gestão de operações e o setor de planejamento Controle de produção nas empresas

Histórico Faz parte da natureza humana transformar coisas. Desde tempos pré-históricos a civilização humana tem convertido matérias-primas em produtos acabados. Mínimo de coordenação e de controle das atividades. Gerenciar essas operações mesmo que de forma primaria faz parte também da natureza humana. A evolução da humanidade se processa de forma contínua, mas quando a humanidade está diante de grandes crises ou quando existe uma conjunção de fatores propícios, a evolução têm dado alguns saltos.

Histórico As técnicas primitivas tiveram origem na descoberta da: Alavanca No domínio do fogo No polimento das pedras No cozimento dos alimentos Por volta de 4.000 a.C., há uma revolução técnica, provocando mudanças culturais, basicamente pela introdução da agricultura, da domesticação dos animais, da modelagem cerâmica e da fabricação do vinho e da cerveja.

Histórico Sumérios, Assírios, Babilônios e Acádios (antes de 2000 a.C) Os povos sumérios, originários do planalto do Irã, se fixaram ao sul da Mesopotâmia e criaram as primeiras cidades-estados: Quish, Ur, Urk, Lagash, Eridu e Nipur.

Histórico Revolução Industrial Por volta de 2.000 a.C: Egípcios – Planejamento Chinês – Sistemas de governo Romanos – Sistemas de governo e planejamento Revolução Industrial Inicio século XVIII – Inglaterra Mecanização dos sistemas produtivos Inglaterra - inicio o processo de Revolução Industrial

História da Gestão de Operações A pessoas chaves foram: Eli Whitney (fins de 1700s) - Intercambiabilidade de partes Frederick Winslow Taylor (inicio 1900s) - Administração científica Henry Ford (inicio 1900s) - Produção em massa Alfred P. Sloan, Jr. (1920s) - Planejamento Centralizado e - Controle Descentralizado REVOLUÇÃO INDUSTRIAL = Em 1764 surge com a invenção da máquina à vapor por James Watt. A força da máquina começa a substituir a força humana. ELI WHITNEY : inglês que introduziu em 1790 o conceito de padronização de componentes. Produzia mosquetões com peças intercambiáveis, fornecendo grande vantagem operacional aos exércitos. TAYLOR : Com a Adm Científica surge o conceito de Produtividade (medida de output por medida de input) FORD : Linha de montegem em série, revolucionando os métodos produtivos então existentes.

Século XIX Características principais: Longo ciclo de vida do produto; Pouca diversidade de produto favorece padronização; Foco no preço com pouca atenção à qualidade; Altos volumes e foco na economia de escala. Indústria não competia mais com produção artesanal, mas sim entre si.

Século XXI Outras opções de mercado traz nova situação de competição que perduram até hoje; Novas características competitivas: Produtos com ciclo de vida mais curtos e alta taxa de renovação de mix de produção; Alta variedade de produtos; Consumidores mais exigentes em termos de qualidade e atendimento rápido; Aumento da oferta de artigos importados e preços altamente competitivos. Taylorismo: início da era industrial - quem planeja não executa e vice-versa: separação do trabalho intelectual do trabalho braçal; Fordismo – indústria automobilística;

(Qualidade, Custo, Produtividade, etc.) A Função Produção O Processo de Transformação Inputs Outputs Recursos Humanos, Instalações e Processos, Materiais, Terra, Energia e Informação Bens Serviços Processo de transformação Medida de Performance (Qualidade, Custo, Produtividade, etc.) INPUT = medida quantitativa dos insumos : ou seja quantidade ou valor das matérias-primas, mão-de-obra, energia elétrica, capital, instalações prediais, etc. OUTPUT = medida quantitativa do que foi produzido, ou seja, quantidade de produtos ou serviços ou valor das receitas provenientes das vendas dos produtos / serviços finais.

Distinção entre produtos e serviços

Conceitos de Gestão de Operações Conjunto de ações de planejamento, gerenciamento e controle de atividades operacionais necessárias para se obter um produto ou serviço. Gestão de Operações Planejamento operacional Gestão da Demanda Planej. da Necessidade de Materiais Utilização de Recursos Planejamento do Negócio Controle da Produção Vendas Compras Desenvolvi -mento de Produtos

Gestão da Demanda Atua na interface entre produção e mercado. Relaciona-se à área comercial (setor de vendas) Atividades: Previsão de demanda (longo, médio e curto prazo) - a previsão de demanda é importante porque a empresa utiliza demanda mais pedidos, efetivamente recebidos, para definir quantidade de produção; A função de demanda participa da definição do preço e da promoção do produto;

Planejamento do negócio É o planejamento estratégico que compreende a definição dos recursos de manufatura e de necessidades de materiais no longo prazo; A partir de uma demanda prevista e da especificação de produtos desenvolvidos deve ser definido espaço físico, máquinas, equipamentos, mão-de-obra etc. Nesta etapa é definida a compra e produção de peças. Também se define os volumes de matéria-prima a serem compradas pelos fornecedores para a produção futura.

Planejamento Operacional Compreende o planejamento da utilização de recursos de produção e o planejamento das necessidades dos materiais no curto prazo. O planejamento operacional define como a demanda deve ser atendida pela produção. É responsável pela definição de manutenção ou não de estoques de produtos acabados, itens processados, matéria-prima etc. Controle da produção Compreende as funções de acompanhamento do processo produtivo e de entrega dos produtos; Garante que o sistema atenderá adequadamente aos clientes.

Exemplo Disk-pizza: tem modelos interessantes de manufatura e serviço. Modelo de produção: assembly-to-order (montagem mediante ordem); produção customizada; não existe estoque; não existe ordens de produção para os setores envolvidos; produção enxuta. Receber pedido Preparar ingrediente Entregar pizzas Coletar o dinheiro

Exemplo Gestão da demanda: Conhecer bem o mercado: concorrente e % mercado a ser atingido; Volume de produto a ser vendido por mês (previsão de demanda); Gerenciamento dos pedidos quando o negocio estiver funcionando.

Exemplo Planejamento do negócio: Desenvolver um cardápio de pizzas; receita das pizzas; ingredientes necessários; dominar o processo de fabricação; estrutura de produção e entrega; definir os recursos de fabricação (fogões, mesas, fornos, pessoal); horários de atendimento; layout da produção; sistema de atendimento telefônico; sistema de entrega; esquema de compra dos ingredientes; sistema de pagamento;

Exemplo Planejamento operacional: Pensar na programação de curto prazo; A montagem da pizza vai ocorrer à medida que os pedidos vão entrando; Quantidade de massa deve ser produzida de cada vez; Quem vai preparar a massa e os molhos; A demanda vai variar ao longo da semana; Quem vai comprar os insumos; Quem vai entregar o produto.

Exemplo Controle da produção: A partir do momento que ocorre a produção e a entrea, essas atividades devem ser acompanhadas para se garantir que o cliente recebeu o que esperava; Pizzas entregues no tempo apropriado; Verificar se o percurso de entrega é correto; Acompanhamento da utilização dos insumos; Funcionários trabalham seguindo o planejamento; Acompanhamento da utilização da matéria-prima, componentes e dos recursos de produção;

Exemplo Sistema simples: Franquia; Com fábrica centralizada de molhos, massas e preparação de ingredientes; Com rede de distribuição; Assistência técnica.

Gestão de operações e o Setor de Planejamento Gestão de operações é atribuída ao setor de planejamento e controle da produção (PCP). Este setor é responsável por planejar e controlar a utilização dos recursos de produção. Atua sobre os seguintes recursos: Instalações físicas; Mão-de-obra; Matéria-prima; Equipamentos; Informações;