AULA 1 - Comunicação Organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Ms. Reinaldo Cafeo FINANÇAS Prof. Ms. Reinaldo Cafeo
Advertisements

FINANÇAS Prof. Ms. Reinaldo Cafeo
COMUNICAÇÃO E IMAGEM: VISÃO INTEGRADA E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS COM AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E MARKETING SOB A MESMA DIREÇÃO.
1.
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Pesquisa e Auditoria em Comunicação Organizacional e Relações Públicas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Plano Básico de Comunicação Interna
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Assessoria Organizacional e RP
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIFRA: PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 1 NOME E SOBRENOME2; NOME E SOBRENOME3 e NOME E SOBRENOME4 1Trabalho de pesquisa,
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz.
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
A contribuição do RI na comunicação corporativa
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola.
A organização e o jornalista
ASSESSORIA DE IMPRENSA
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Comunicação e Marketing
AULA 2 – Comunicação Organizacional
Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado.
Comunicação Empresarial
Tipos de Comunicação Comunicação Mercadológica Comunicação Interna
Plano Básico de Comunicação para CVTs e telecentros Coordenação: Cristina Assis Implantação: Paulo Bicalho Joseane Silva.
Noções de Relações Públicas
Uso da Internet na Comunicação Interna
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
Estratégias de Comunicação nas etapas das necessidades
Comunicação Integrada Organizacional: CIO Estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
Plano de Comunicação.
Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Fundamentos da Responsabilidade Social
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Endomarketing e Comunicação Interna
PROJETO RH SÃO PAULO COMUNICAÇÃO INTERNA.
AGÊNCIA TOP 3 EM COMUNICAÇÃO 470 PESSOAS ATUANDO NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E BRASÍLIA AFILIADAS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS ALIANÇA INTERNACIONAL COM A.
Comunicação Organizacional. vídeo Vídeo1 Objetivo Identificar o emprego da Comunicação Social no contexto das organizações.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS
Comunicação Integrada Organizacional (CIO): estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profª Patricia Nascimento (62)
A Comunicação e seus Conceitos
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Estruturas Organizacionais
Abracom.
Origem das assessorias. A chamada comunicação organizacional, empresarial ou institucional tem seus contornos traçados em 1906, quando um jornalista dos.
Laboratório de Comunicação Institucional
CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação Organizacional Integrada
Planejamento Código de Ética nas Organizações
Comunicação Empresarial IV Prof. Esp. Cassius Breda Pereira.
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
Prof. Edilson José Graciolli Fevereiro de 2014.
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
Transcrição da apresentação:

AULA 1 - Comunicação Organizacional Bibliografia KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada . São Paulo: Summus, 2003. REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Thompson, 2002.

JORNALISTAS, ASSESSORES DE IMPRENSA, JORNALISTAS CORPORATIVOS CULTURA ORGANIZACIONAL PÓS NEOLIBERALISMO ESCRITÓRIOS VIRTUAIS PRECARIEDADE DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS: USO DA PJ

ORGANIZAÇÃO Administração das estruturas funcionais como processos interligados e não como departamentos independentes.

JORNALISMO EMPRESARIAL É o conjunto de formas jornalísticas, pois reúne as características básicas do jornalismo (atualidade, periodicidade, universalidade e difusão coletiva) para conceituar a notícia que será veiculada nos meios de comunicação internos e externos da empresa.

ASSESSORIA DE IMPRENSA É o conjunto de atividades que enaltecem, pela informação jornalística, o trabalho de uma empresa, desenvolvendo, também, a imagem da organização.

RELAÇÕES PÚBLICAS Trabalha para ajustar o objeto da comunicação aos interesses dos diversos públicos da organização. Trabalha com valores, conceitos e princípios voltados para a construção da identidade e da imagem organizacional.

RELAÇÕES PÚBLICAS Uma das principais ferramentas do profissional de RP é a pesquisa de mercado, necessária para mapear o perfil dos públicos-alvo. A partir da pesquisa, definem-se as estratégias e as ações básicas de comunicação. Planeja, desenvolve e organiza os eventos da empresa.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL A Comunicação Organizacional compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para criar e manter a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações) Imparcialidade/objetividade – ferramenta para elevar o índice de audiência.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Essa imagem é transmitida para os públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública. Imparcialidade/objetividade – ferramenta para elevar o índice de audiência.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 1.     O que comunicar 2.     Para quem comunicar 3.     Por que comunicar 4.     Como comunicar 5.     Quando comunicar 6.     Quanto custa comunicar 7.     Quais os resultados esperados 8.     Quem é o responsável Imparcialidade/objetividade – ferramenta para elevar o índice de audiência.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 2.     Para quem comunicar COMUNICAÇÃO INTERNA COMUNICAÇÃO EXTERNA Imparcialidade/objetividade – ferramenta para elevar o índice de audiência.

COMUNICAÇÃO AS CULTURAS ORGANIZACIONAIS Para compreender a complexidade do ato comunicativo é preciso estudar: as barreiras, os níveis de análise, as redes, os fluxos, os meios e as diversas modalidades comunicacionais existentes. (KUNSCH) Na busca pela metodologia, fiz paralelo com a metodologia histórica de considerar que como há 2 versões para a história também há 2 versões para o jornalismo. Tópico 2: em mais de 500 anos de história os movimentos sociais nunca tiveram a chance de se expressar. Sempre foram criminalizados.