EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL arturmotta@gmail.com
A educação vicentina é uma educação em valores, que visa à excelência na qualidade de ensino e o compromisso social. Nesse processo educativo, são desenvolvidas habilidades e construídas competências a serem colocadas a serviço da vida em toda a sua plenitude. (Ideário Educativo Vicentino do Rio de Janeiro página 11) IDENTIDADE
Sentido Transcendente DEUS Sentido Transcendente Fé Amor Verdade EU OUTRO Convivência Subjetividade Trabalho MUNDO Ação sobre o mundo
Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula? Como chegamos até aqui? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar vicentina? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?
Da Sociedade Pré-Industrial à Sociedade Industrial Indicadores Sociedade Pré-Industrial Sociedade Industrial Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Terra; Mão de Obra. Geração de Riqueza Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Agrupamento por atividade econômica; Família Patriarcal, numerosa. Modelo de agrupamento humano Aprendizagem no trabalho, voltada para o “fazer” imediato; Na Família, para as coisas temporais; Na Igreja, para as coisas da eternidade. Preocupada com as necessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Educação da População
Da Sociedade Industrial à Sociedade Pós- Industrial Indicadores Sociedade Industrial Sociedade Pós-Industrial Informação capaz de gerar Conhecimento que gera novas Informações. Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Geração de Riqueza Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Cidades superpovoadas, com sentimentos de isolamento. Novos modelos familiares (especialmente, novos papéis femininos). Modelo de agrupamento humano Preocupada com as ne-cessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Além de ler, escrever e contar: - Aprender a ser; - Aprender a conviver; - Aprender a fazer; - Aprender a aprender. Educação da População
Tudo isso ocorre à luz de outras transformações, em níveis mais profundos... Darwin, Marx e Freud
De SENHOR DO MUNDO à descoberta do “irmão sol” e da “irmã lua”.
Reconhecimento do OUTRO na CONVIVÊNCIA e na CIDADANIA
Transformações na SUBJETIVIDADE
ESTÃO LANÇADAS AS BASES PARA UM OUTRO MODO DE VER A REALIDADE E REFLETIR SOBRE ELA...
Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar vicentina? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?
EXPRESSIVO-COMUNICATIVA ESPECIALIDADE SUBJETIVIDADE TÉCNICO-PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL
A Dimensão Expressivo-comunicativa Qual é o CONTEÚDO daquilo que expresso e comunico... Através do meu corpo, do meu modo de vestir, dos meus hábitos de consumo, enfim, do meu modo de estar no mundo? Nos meus comentários nos corredores, na Sala de Professores, nos momentos formais e informais, no meu modo de contar o mundo? Nos conteúdos com que trabalho?
Que elementos meus conteúdos permitem valorizar? A Dimensão da Especialidade CONTEÚDOS Que elementos meus conteúdos permitem valorizar? Diferentes disciplinas oferecem diferentes possibilidades INTEGRAÇÃO: compartilhar INTENCIONALMENTE esses elementos no trabalho intersubjetivo. ESPECIALIDADE bem formada permite descobrir a convergência das diferentes disciplinas quando mergulha na PROFUNDIDADE.
A Dimensão Técnico-Pedagógica MÉTODOS/TÉCNICAS FAZER COTIDIANO Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Formar-se e ajudar a formar POSICIONAMENTO ÉTICO Tempo/espaços compartilhados CONTEXTO Dimensão Sociocultural
A Dimensão da Subjetividade DIMENSÃO CENTRAL DE TODO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE Realização Pessoal Trabalho + Amor (zelo, cuidado) Sentido da Vida Memória e Projeto Não existe o tempo... o que existe são memórias de espaços nos quais as vivências foram significativas para o sujeito. Bachelard
E as novas exigências postas ao trabalho docente???? CRISE OPORTUNIDADE PERIGO Contextualização Interdisciplinaridade O Aluno como parte ativa
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL O desafio é dar o primeiro passo... ... atrever-se ... ... mudar !!! arturmotta@gmail.com