EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta.
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
FALANDO DAS “ONDAS” ECONÔMICAS....
A Gestão, da sala de aula à comunidade educativa.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
O Plano de Ação Curricular na Escola
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Educação no contexto do Trabalho
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Currículo oficial de São Paulo
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA Gávea, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2012
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Conversando sobre Formação Integral.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
O que é ensinar história?
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Sistemas de Educação inclusivos
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Como chegamos até a realidade que temos hoje?
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
As “Antigas” e as “Novas” tarefas da Gestão Escolar
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Docência universitária: repensando a aula
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL arturmotta@gmail.com

A educação vicentina é uma educação em valores, que visa à excelência na qualidade de ensino e o compromisso social. Nesse processo educativo, são desenvolvidas habilidades e construídas competências a serem colocadas a serviço da vida em toda a sua plenitude. (Ideário Educativo Vicentino do Rio de Janeiro página 11) IDENTIDADE

Sentido Transcendente DEUS Sentido Transcendente Fé Amor Verdade EU OUTRO Convivência Subjetividade Trabalho MUNDO Ação sobre o mundo

Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula? Como chegamos até aqui? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar vicentina? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?

Da Sociedade Pré-Industrial à Sociedade Industrial Indicadores Sociedade Pré-Industrial Sociedade Industrial   Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Terra; Mão de Obra. Geração de Riqueza Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Agrupamento por atividade econômica;  Família Patriarcal, numerosa. Modelo de agrupamento humano Aprendizagem no trabalho, voltada para o “fazer” imediato; Na Família, para as coisas temporais; Na Igreja, para as coisas da eternidade. Preocupada com as necessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Educação da População

Da Sociedade Industrial à Sociedade Pós- Industrial Indicadores Sociedade Industrial Sociedade Pós-Industrial   Informação capaz de gerar Conhecimento que gera novas Informações. Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Geração de Riqueza Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Cidades superpovoadas, com sentimentos de isolamento. Novos modelos familiares (especialmente, novos papéis femininos). Modelo de agrupamento humano Preocupada com as ne-cessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Além de ler, escrever e contar: -         Aprender a ser; -         Aprender a conviver; -         Aprender a fazer; -         Aprender a aprender. Educação da População

Tudo isso ocorre à luz de outras transformações, em níveis mais profundos... Darwin, Marx e Freud

De SENHOR DO MUNDO à descoberta do “irmão sol” e da “irmã lua”.

Reconhecimento do OUTRO na CONVIVÊNCIA e na CIDADANIA

Transformações na SUBJETIVIDADE

ESTÃO LANÇADAS AS BASES PARA UM OUTRO MODO DE VER A REALIDADE E REFLETIR SOBRE ELA...

Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar vicentina? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?

EXPRESSIVO-COMUNICATIVA ESPECIALIDADE SUBJETIVIDADE TÉCNICO-PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL

A Dimensão Expressivo-comunicativa Qual é o CONTEÚDO daquilo que expresso e comunico... Através do meu corpo, do meu modo de vestir, dos meus hábitos de consumo, enfim, do meu modo de estar no mundo? Nos meus comentários nos corredores, na Sala de Professores, nos momentos formais e informais, no meu modo de contar o mundo? Nos conteúdos com que trabalho?

Que elementos meus conteúdos permitem valorizar? A Dimensão da Especialidade CONTEÚDOS Que elementos meus conteúdos permitem valorizar? Diferentes disciplinas oferecem diferentes possibilidades INTEGRAÇÃO: compartilhar INTENCIONALMENTE esses elementos no trabalho intersubjetivo. ESPECIALIDADE bem formada permite descobrir a convergência das diferentes disciplinas quando mergulha na PROFUNDIDADE.

A Dimensão Técnico-Pedagógica MÉTODOS/TÉCNICAS FAZER COTIDIANO Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Formar-se e ajudar a formar POSICIONAMENTO ÉTICO Tempo/espaços compartilhados CONTEXTO Dimensão Sociocultural

A Dimensão da Subjetividade DIMENSÃO CENTRAL DE TODO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE Realização Pessoal Trabalho + Amor (zelo, cuidado) Sentido da Vida Memória e Projeto Não existe o tempo... o que existe são memórias de espaços nos quais as vivências foram significativas para o sujeito. Bachelard

E as novas exigências postas ao trabalho docente???? CRISE OPORTUNIDADE PERIGO Contextualização Interdisciplinaridade O Aluno como parte ativa

EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL O desafio é dar o primeiro passo... ... atrever-se ... ... mudar !!! arturmotta@gmail.com