METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Formação em ação Segundo Semestre..
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Pedagogia da pesquisa-ação
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Caso Homero: Metodologia da problematização
Afinal, o que é Planejamento?
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Pesquisa: Conceitos e Definições
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
INICIAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÕES GERAIS.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O aluno elaborando conceitos
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Disciplina: Práticas Educativas em Saúde
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Profª. Taís Linassi Ruwer
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
TEMA E PROBLEMA.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Como elaborar um plano de aula
Metodologia de Pesquisa para Projetos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Metodologia da Problematização
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS ETSUS/PA 2009

METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO METODOLOGIA DE ENSINO METODOLOGIA DE ESTUDO ASSOCIADA AO CONCEITO DE PRÁXIS

Proposta de Maguerez Método do Arco Teorização Pontos Chaves Hipóteses de Solução Aplicação à realidade (prática)‏ Observação da realidade (problema)‏

METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO REALIDADE SOCIAL: como ponto de partida e de chegada; processo criativo de ação-reflexão sobre um determinado aspecto extraído, observado ou vivido;

METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO este aspecto será traduzido em nova ação (mais elaborado); provocar intencionalmente alguma transformação;

OBSERVAÇÃO Observar algo relacionado à temática de estudo; Perceber o que é pertinente; O conhecimento permite ao aluno ver determinado aspecto como problema; Problematização: exercício intelectual e social

VÁRIOS PROBLEMAS Dadas as condições, analisar se todos os problemas poderão ser estudados ou se priorizará um deles; Para selecionar o problema (usar critérios);

PONTOS CHAVES Identificá-los no problema: Quais as suas possíveis causas? Quais seus possíveis determinantes contextuais? c)Quais seus componentes e seus desdobramentos?

TEORIZAÇÃO Resposta das questões anteriores darão origem à uma lista de: preocupações; afirmações iniciais; novas perguntas; pressupostos orientadores de estudo; tópicos a serem explorados; diferentes formas de elaboração.

TEORIZAÇÃO Usar idéias e teorias já disponíveis sobre o problema; Se houver necessidade voltar à observação; Buscar sistematicamente informações técnicas, científicas, empíricas, oficiais, com auxílio de procedimentos de pesquisa;

DIFERENTES ÂNGULOS DO PROBLEMA SÃO ANALISADOS A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLHIDAS EM DIVERSAS FONTES.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO Momento de comparar crenças iniciais com as informações atuais; Pode-se reforçar posições anteriores, reformular posições iniciais; Aprendizagem efetiva vem da relação da teoria com a percepção dos fenômenos concretos, reais.

HIPÓTESES Encontrar alternativas; Elaborar propostas de superação do problema central em estudo;

Aplicação à realidade (prática)‏ Ações sobre a realidade, que devem ser tomadas, executadas ou encaminhadas; Compromisso dos alunos com o seu meio;

Aplicação à realidade O que fazer Como fazer, em que condições Com que estratégias Com que recursos Para obter que efeitos Com que finalidade e para beneficiar a quem

CONDIÇÕES OBJETIVAS Nível de conhecimento Disponibilidades das pessoas envolvidas Autoridade; poder necessário para intervenção Uso das estratégias; momento oportuno Grau de comprometimento e consciência social

Aspectos da Transformação Do início ao final do processo de estudo, o que acontece com o docente e o discente, em termos de mobilização intelectual, afetiva, política e social Em termos de método de estudo e de leitura sobre essa realidade, que conseqüências essa experiência poderá ter lhe proporcionado

Que experiência de vida poderá representar a etapa final, da ação para a transformação, por mínima que seja, da realidade social a que pertence

CONCEITO DE PRÁXIS E FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA DA PRÁXIS (VASQUEZ, 1977) – consciência da práxis como atividade material do homem que transforma o mundo natural e social par fazer dele um mundo humano. - Adota concepção marxista; - Guia para interpretar e transformar o mundo; teoria:pratica

PRÁXIS É DIFERENTE DE PRÁTICA é atividade transformadora, consciente e intencionalmente realizada.

COMO SE CHEGA À CONSCIÊNCIA DA PRÁXIS Superar ponto de vista limitado da consciência idealista; Ir além da consciência comum; Superar consciência mistificada

Ascender a um ponto de vista mais objetivo, científico Unir conscientemente pensamento e ação Partir da realidade cotidiana para a concepção filosófica; Ver-se como sujeito histórico;

Concepção de práxis humana É à luz da categoria da práxis, que devem ser abordados, segundo a concepção histórico crítica de sociedade, os problemas do conhecimento, da história, da sociedade e do próprio ser.