Fundamentos Processuais MARCELO MOUSINHO QUARESMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Advertisements

RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Supremo: Guardião da CF. 11 Ministros. Nomeação. Controle de constitucionalidade: difuso e concentrado. Brasil? Então: O Recurso.
Recurso Ordinário Constitucional (Art. 539 e 540 do CPC)
Recurso Especial.
Caso gerador.
Embargos Infringentes
Embargos de declaração
Recurso Especial.
Teoria Geral dos Recursos
Teoria Geral dos Recursos
Embargos Infringentes
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
TEORIA GERAL DOS RECURSOS e RECUROS EM ESPÉCIE
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
EMBARGOS INFRINGENTES.
Recurso Extraordinário e Recurso Especial
Processo Civil IV Agravo – Introdução Agravo retido
Recurso Ordinário Constitucional
Íris Vânia Santos Rosa Mestre e doutoranda PUC/SP
Agravo.
(0AB/EXAME UNIFICADO – ):
Recurso Extraordinário & Recurso Especial
RECURSO ESPECIAL Art. 105, III, a, b e c, CF/88.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ALINE MARTINS COELHO PUBLIO BORGES ALVES ALINE SUELI DE SALLES SANTOS AULA DE REVISÃO TEMAS 05 A 08, P. 42 A 98 DIREITO PROCESSUAL.
PROF. ESP. GUSTAVO HENRICK
RECURSOS Ø Fluxograma 1: Meios de impugnação às decisões judiciais
RECURSOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES
TEORIA GERAL DOS RECURSOS Profa. Dra. Denise Schmitt SiqueiraGarcia
RECURSO ADESIVO. Art. 496 do CPC? Então? Art. 500.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS 4 º PERÍODO NOTURNO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 EQUIPE: HELIOENAY OLIVEIRA MÁRIO.
Aula 05 Teoria Geral dos Recursos – Parte 1
Recurso Especial.
Recursos: pressupostos e requisitos
TEORIA GERAL DOS RECURSOS CÍVEIS
DO AGRAVO ATOS DO JUIZ- Os atos do Juiz, nos termos do art. 162 do CPC, consistem em sentença, decisões interlocutórias e despachos.
Embargos infringentes Art Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL - Generalidades
CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO - METROCAMP
Recurso Especial e Recurso Extraordinário
AULA 07 Data Agosto 2013 CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Ação de Prestação de Contas
EMBARGOS INFRIGENTES Após a reforma o artigo 530, do CPC, dispõe: “Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de.
Módulo 17 – Recursos em processo civil
RECURSO ESPECIAL CABIMENTO
Embargos Infringentes
P ROFESSORA MEYRE ELIZABÉTH CARVALHO SANTANA WWW. MEYRESANTANA. WORDPRESS. COM PROCESSO CIVIL – 2013.
Apelação Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
DO RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO AULA 08 RECURSOS ESPECIAIS O Recurso Extraordinário tem origem.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
RECURSO ESPECIAL Resp.
CURSO DE DIREITO Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito Professor: Milton Correa Filho AULA 07 Tema: EMBARGOS INFRINGENTES 1.CONCEITO Recurso interponivel.
REVISÃO RECURSOS.
EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE RECURSO QUE BUSCA A REFORMA DE DECISÃO NÃO UNÂNIME, DESFAVORÁVEL AO RÉU, DE MODO A FAZER PREVALECER O VOTO VENCIDO.
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
O recurso de Agravo na Lei n /2005
RECURSO EXTRAORDINÁRIO RECURSO QUE DEVOLVE AO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA O CONHECIMENTO DE QUESTÃO FEDERAL DE NATUREZA CONSTITUCIONAL.
RECURSO ESPECIAL RECURSO QUE DEVOLVE AO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA O CONHECIMENTO DE QUESTÃO FEDERAL DE NATUREZA INFRACONSTITUCIONAL.
AULA CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
Embargos infringentes Art Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou.
Recurso Especial Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
Embargos de Divergência
Ação autônoma de impugnação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS - FDA Processo Civil I Pressupostos recursais genéricos: objetivos e subjetivos.
AULA 28 – AULA 28 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
Embargos infringentes Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL TEMA DA AULA: COISA JULGADA PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA (henriquemouta.com.br)
PROCESSO PENAL II AULA Nº 15 – EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E CARTA TESTEMUNHÁVEL.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Processuais MARCELO MOUSINHO QUARESMA Cálculos Periciais INSTRUTOR: MARCELO MOUSINHO QUARESMA www.fgmpericias.com

1 Fundamentos Processuais

Entendendo o processo ... Conceito É o complexo de atos e atividades interdependentes que se desenvolvem tendo por finalidade solucionar um litígio. Esses atos seguem uma seqüência definida pelo CPC e vinculam o Juiz e as partes a uma série de direitos e obrigações

Entendendo o processo ... Formação do Processo Iniciar um processo => Usar a faculdade do direito de ação/Visar a composição de uma lide/Direito de invocar (sujeito de uma prestensão) a tutela jurisdicional do Estado.

Desenvolvimento do Processo Entendendo o processo ... Desenvolvimento do Processo Andamento => Impulso oficial, com a colaboração das partes Extinção do processo Julgamento do mérito (art. 269, CPC) Sem resolução do mérito (art. 267, CPC)

Entendendo o processo ... Termos utilizados no Processo: Petição inicial Procuração/Substabelecimento Citação Audiência Contestação Réplica Provas

2 Recursos Cíveis

São cabíveis os seguintes RECURSOS (ART. 496, CPC): Disposições Gerais São cabíveis os seguintes RECURSOS (ART. 496, CPC): EMBARGOS INFRINGENTES APELAÇÃO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO RECURSO ESPECIAL AGRAVO RECURSO ORDINÁRIO EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP E RE RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Art. 513, CPC: Da sentença caberá apelação (arts. 267 e 269) A apelação devolve ao Tribunal o conhecimento da matéria (art. 515, CPC) APELAÇÃO

Agravo AGRAVO Das decisões interlocutórias caberá agravo, na forma retida, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida, quando será admitida sua interposição por instrumento (art. 522, CPC)

Embargos infringentes Cabem EI quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou houver julgado procedente ação rescisória. Se o desacordo for parcial], os embargos serão restritos à matéria objeto da divergência (art. 530, CPC)

Embargos de Declaração Cabem Embargos de Declaração quando (art. 535, CPC): I – houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade ou contradição; II – for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal

Recurso Especial Compete ao STJ (art. 105, III, CF): Julgar em REsp, as causas decididas, em única ou última instância, pelos TRFs ou pelos tribunais dos Estados, do DF e territórios, quando a decisão recorrida: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; c) Der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal

Recurso Extraordinário Compete ao STF (art. 102, III, CF): Julgar, mediante RE, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida: a) contrariar dispositivo da CF; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) Julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face da CF; d) Julgar válida lei local contestada em face de lei federal.

Contadorias Judiciais 3 Tabela de Índices das Contadorias Judiciais

Entendendo a Tabela do TJDFT Um ponto de interesse relativo aos cálculos judiciais diz respeito à forma como são atualizados os valores referentes às causas analisadas pela justiça

Entendendo a Tabela do TJDFT Para fins de atualização de valores, o magistrado conta com o auxílio das contadorias judiciais, que empregam índices para efetuar a correção dos valores monetários no tempo

Entendendo a Tabela do TJDFT A partir da variação dos indicadores oficiais, a contadoria judicial prepara e disponibiliza, no link CUSTAS do site do TJDFT, uma tabela contendo índices para a atualização de qualquer valor, no 1º dia de cada mês, desde janeiro de 1970. Esta tabela não inclui juros.

Onde Acessar a Tabela do TJDFT

Onde Acesar a Tabela do TJDFT

Onde Acessar a Tabela do TJDFT Tabela Atualizada até 31.01.2009

Entendendo a Tabela do TJDFT OBS 1: Índice de atualização é diferente da variação do indicador OBS 2: Índice de atualização é resultado da acumulação das variações de um indicador em determinado período

Como utilizar a tabela do TJDFT? Exemplo: Calcule o valor corrigido até 1º.06.2002, de uma causa que tenha ingressado em janeiro de 2001 com valor original de R$ 5.000,00 OBS: Disponibilizar TABELA TJDFT.

Solução Passo 1: Da tabela de índices das contadorias judiciais disponibilizada, extrair os índices nos meses considerados (janeiro de 2001 e junho de 2002) Passo 2: De posse desses valores, a regra geral a ser aplicada é a seguinte:

Solução Solução: multiplica-se o valor original a corrigir pelo índice do início do período considerado; B) divide-se o resultado da multiplicação indicada no item “a” pelo índice do final do período considerado, observando-se que a Correção será considerada até o 1º dia do mês do final do período REGRA GERAL

Solução Solução: Para o caso em análise, multiplicaremos o valor de R$ 5.000,00 pelo índice de janeiro de 2001 e dividiremos esse resultado pelo índice de junho de 2002, o que retornará o valor corrigido até o dia 1º.06.2002. Io = índice do início do período a corrigir = I jan. 2001 = 1,79047129 I1 = índice do final do período a corrigir = I jun. 2002 = 1,59147411 Valor atualizado = R$ 5.000,00 x Io / I1 Valor atualizado = R$ 5.000,00 x 1,79047129 / 1,59147411 Valor atualizado = R$ 5.625,20 Índice ref. ao início da atualização (jan. 2001 Valor original em jan. 2001 Índice ref. à data final (jun. 2002)

Observações: O valor de R$ 5.625,20 refere-se apenas à atualização monetária e não inclui, portanto, os juros moratórios que incidirão sempre sobre o valor atualizado, a depender do caso concreto

Como montar a tabela: Passo 1: O mês atual é a base para o cálculo dos índices de atualização, portanto, em fev. 2009 deverá ser 1,00000000. Passo 2: Obter em fonte de dados confiável os índicadores utilizados pela Contadoria Judicial. (ver roteiro BACEN)

Como montar a tabela:

Como montar a tabela:

Como montar a tabela:

Como montar a tabela: Imai.2008 = 0,96% COMO APURAR A INFLAÇÃO DO MÊS DE MAIO DE 2008, TENDO SOMENTE O ÍNDICE DE ATUALIZAÇÃO DISPONÍVEL?