Administração Estratégica

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Administração Estratégica CAPÍTULO 15 Administração Estratégica

Palavras Chave Autor Futuro. Decisão. Resultados. Programação. Mintzberg Negócio Atual. Tendências. Decisão. Concorrência. Produtos e serviços. Ansoff MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.1 – Definições de estratégia, segundo diversos autores.

Seleção de oportunidade. Produtos e serviços. Autor Palavras Chave Seleção de oportunidade. Produtos e serviços. Investimento de recursos. Objetivos. Pascale Metas e objetivos de longo prazo. Cursos de ação. Alocação de recursos. Chandler Vantagens da empresa em relação aos desafios do ambiente. Adaptação da empresa ao ambiente. Hampton MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.1 – Definições de estratégia, segundo diversos autores.

Estratégia Ameaças Oportunidades Objetivos MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.2 – Em todas as definições de estratégia, sempre está presente a necessidade de definir objetivos em sintonia junto com as ameaças e oportunidades do ambiente.

Acompanhamento e Avaliação da Estratégia Implementação da Estratégia Planejamento Estratégico MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.3 – Administração estratégica é a disciplina que trata do planejamento, implementação, execução e controle (acompanhamento e avaliação) da estratégia.

Estratégia Corporativa Estratégia de Ramo ou Unidade de Negócios Grandes corporações diversificadas com muitas unidades de negócios Estratégia Funcional Empresas com negócios ou operações singulares Estratégia Operativa (Planejamento operacional) MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.4 – Quatro níveis de aplicação dos conceitos e técnicas de administração estratégica.

Situação Estratégica Desejada Situação Estratégica Atual Passado Presente Futuro Situação Estratégica Atual MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.5 – Do passado para o presente de qualquer organização, sempre é possível identificar estratégias implícitas ou explícitas. Nem todas as organizações têm estratégias explícitas do presente para o futuro.

Plano Estratégico Análise Interna Análise do Ambiente MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.6 – O processo de elaboração de um plano estratégico baseia-se na análise do ambiente externo e no diagnóstico interno da organização.

Concorrentes Potenciais Ameaça de entrada de novos concorrentes Fornecedores Rivalidade entre Concorrentes Poder de barganha Compradores Substitutos Ameaça de substituição MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.7 – Forças competitivas de um ramo de negócios.

Ação e Controle do Governo Mudanças nas Condições da Economia Mudanças nas Normas Sociais Mudanças Tecnológicas MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.8 – Tendências que a organização deve monitorar.

Análise Interna da Organização Análise de pontos Fortes e Fracos Análise do Desempenho Análise de pontos Fortes e Fracos Participação dos clientes no faturamento Participação dos produtos e serviços no faturamento Vantagens competitivas Participação no mercado Vulnerabilidades identificadas na análise do desempenho Sensibilidade e experiência dos executivos Consultas aos clientes Benchmarking MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.9 – Dois focos do diagnóstico organizacional: a análise do desempenho e análise de pontos fortes e fracos.

1997 2002 (previsão) Mercado Externo (52%) Mercado Externo (65%) Mercado Interno (35%) Mercado Interno (48%) MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.10 – Gráficos da participação dos clientes (mercados) no faturamento.

Vendas líquidas por área (em %) 12 Outros Produtos 09 Pager 42 Celulares 18 Rádio Comunicação móvel 19 Semicondutores MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.11 – Gráficos da participação dos produtos nas vendas.

Exemplo Vantagem Competitiva Mercedes-Benz, Volkswagen, Boeing, Rede Globo, Bic. 1. Qualidade de projeto, do produto e de serviço. Empresas japonesas que usam o modelo de produção e administração enxuta. 2. Eficiência e baixo custo das operações e dos recursos. Microsoft, Banco 24 Horas. 3. Liderança na inovação. Volkswagen, Xerox. 4. Disponibilidade e desenho da assistência técnica (serviço pós-venda) MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.12 – Principais vantagens competitivas de algumas organizações e produtos.

Exemplo Vantagem Competitiva Lojistas, empresas e microempresários em geral; negócios que operam o sistema de venda de porta em porta. 5. Relações pessoais com consumidores. Vale do Rio Doce, Petrobrás, cartel do cimento. 6. Propriedades ou controle de matérias-primas de alto custo ou escassa. Bancos, fundos de pensão. 7. Disponibilidade de capital. Petrobrás, Telefônica, cartel do cimento, Microsoft. 8. Controle do mercado MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.12 – Principais vantagens competitivas de algumas organizações e produtos.

Exemplo Vantagem Competitiva Nestlé, Johnson & Johnson, Açúcar União, Coca-Cola, Gillette, Disney. 9. Aceitação pelo consumidor da marca da empresa. Açúcar União, Nestlé, Gillette. 10. Conveniência e disponibilidade do produto (eficácia do sistema de distribuição). Carros populares, camelôs. 11. Preço baixo. Mercedes-Benz, primeira classe em aviões. 12. Preço alto. MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.12 – Principais vantagens competitivas de algumas organizações e produtos.

5 11 Cannon Outras 7 Minolta 7 70 Gestetner Xerox MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.13 – Representação da participação no mercado das copiadoras.

Análise da organização Análise do ambiente Análise da organização Identificação de missão e negócio Clientes e mercados Definição de objetivos estratégicos Produtos e serviços Vantagens competitivas Participação no mercado Seleção de estratégias Desempenho econômico financeiro Genéricas De adaptação Administração de carteiras MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.14 – Principais tópicos a considerar na elaboração de um plano estratégico.

Participação no Mercado Grande Pequena Grande    ? ? ? ?  Estrelas Pontos de Interrogação  Vacas Leiteiras Vira-Latas Crescimento do Mercado Pequeno MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.15 – A matriz BCG de administração de carteiras de produtos e negócios.

Políticas e Planos Operacionais Estrutura Organizacional Estratégia Planos Funcionais Operações Marketing Finanças Recursos Humanos Políticas e Planos Operacionais Estrutura Organizacional MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.16 – Três maneiras de implementar a estratégia.

Perspectiva do Cliente Balanced Scorecard Perspectiva da Inovação e Aprendizagem Organizacional Perspectiva do Desempenho Financeiro Perspectivas dos Processos Internos MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.17– O balanced scorecard – quatro dimensões do desempenho de uma organização.

Preparação do Plano Estratégico Implementação do Plano Estratégico Acompanhamento e Controle da Execução MAXIMIANO /TGA – Fig. 15.18– O ciclo da administração estratégica recomeça com a implementação e o controle da execução dos planos.

Consumo em Bilhões de Reais Renda Mensal = Salários Mínimos Milhões de Domicílios Consumo em Bilhões de Reais Renda Mensal = Salários Mínimos Classe 19% = 428 (52%) Mais de 10 A/B 30% = 226 (28%) De 4 a 10 C 51% = 163 (20%) De 1 a 3 D/E MAXIMIANO /TGA – Fig. 1 – O ciclo da administração estratégica recomeça com a implementação e o controle da execução dos planos.