Mix de Marketing O Produto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS
Advertisements

O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.
O Comportamento do Consumidor de Serviços
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Caracterização de Produto
Administração Estratégica
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
FUNDAMENTOS DO MARKETING
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Diferenciação e Posicionamento
Transamérica Expo Center
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
PUC BETIM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração 4º PERÍODO – noite PROF. LOURIVAL ARRUDA.
Glossário de Marketing
Integrações da Logística
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Organização Industrial
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Repensando a Logística
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
CONSTRUÇÃO DE VALOR SATISFAÇÃO e QUALIDADE.
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução Ao Marketing
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Função da Administração:
DEFINIÇÕES DE MARKETING AMBIENTE DE MARKETING: MACROAMBIENTE E
Definição de marketing para o século XXI
Design Embalagem Rotulagem
Brand Equity.
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Comportamento do consumidor
Introdução ao Marketing
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Cap. 2 – Satisfação, valor e retenção do cliente
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
Lançamento de Produtos e Serviços
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Diagnóstico Organizacional
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
“Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distintiva e significativa nas mentes dos consumidores-alvo.”
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Introdução à Administração
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Desenvolvimento de Novos Produtos Prof. Alceu Cruz TMK 091A.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
T RABALHO DE C ONTABILIDADE Gestão de Compras. G RUPO : Camila Gleides Max Nadia Polyana Thais.
Transcrição da apresentação:

Mix de Marketing O Produto *Adécoden Oliveira Chaves *Gabriella de Moraes Caixeta *Kairo Rodarte Ribeiro *Magda Taylor Rocha Duarte *Nathalia Mesquita Marques

Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria. Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

As Três características básicas de um produto Qualidade: Tem a ver com o quão perfeitamente seu produto satisfaz um desejo ou necessidade do cliente. Pesquisa e Desenvolvimento podem colaborar com a crescente qualidade de um produto. Eliminação de deficiências e fortalecimento de pontos fortes influenciam a qualidade percebida de seu produto favorecendo sua aceitação. Apresentação: A apresentação pode ser o diferencial numa escolha entre concorrentes. Um produto não só deve ter qualidade como deve também aparentar ter qualidade. Cores, embalagem, exposição, sem dúvida alguma influenciam na decisão de compra. A apresentação não deve apenas ser esteticamente agradável, mas deve também ser coerente com seu público-alvo. Marca: A construção de uma marca forte para seu produto é conseqüência de um relacionamento satisfatório com seu mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, sua marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.

Design O design é um dos principais fatores que diferencia um produto no mercado. Um projeto inovador e bem conduzido desperta o interesse do consumidor e pode gerar clientes fiéis ao produto e à marca. Porém, para alcançar o sucesso, há um longo caminho a percorrer. O processo criativo do designer é apenas uma das etapas para transmitir ao consumidor todos os valores e atributos pelos quais um produto deseja ser reconhecido. É preciso entender o que o consumidor quer e como alcançá-lo de forma eficaz, atraindo-o pelo design e conquistando-o pela qualidade. A criação deve e precisa vir de fora para dentro Funciona como uma porta de entrada para mostrar ao consumidor que o produto possui tudo que ele deseja, seja com relação à funcionalidade, à qualidade, à simplicidade, ao custo-benefício. As informações devem ser claras e o consumidor não pode ter dúvidas. Para cada público que se deseja atingir, há necessidades específicas e linguagens claras. E o designer precisa entender estas diferenças.

Qualidade A definição da qualidade é tão abrangente que envolve pessoas, equipamentos, processos, fornecedores, distribuidores, clientes, incluindo todos os aspectos de um produto / serviço, desde do seu desenvolvimento em projeto, recepção da matéria-prima, produção, entrega e do serviço pré e pós-vendas, além de tudo que signifique valor para o consumidor. A qualidade está relacionada com o usuário, com satisfação e expectativas dos clientes, além de o produto ou serviço, estes devem estar em conformidade com as especificações. Ela faz a diferença, quando se pretende a fidelização do cliente ou conquistá-lo, garantindo lucros e permanência no mercado. Sendo uma ferramenta capaz de diferenciar a organização no mercado em que atua.

Dimensões do Produto   Os produtos possuem três dimensões distintas de atendimento à demanda: uma dimensão estética, uma psicológica e uma funcional.    -A Dimensão Estética consiste na relação que se dá entre um produto e um usuário, em termos de processos sensoriais; -A Dimensão Psicológica dos produtos está em consonância com a expectativa de satisfação que eles podem gerar para seus consumidores; -A Dimensão Funcional está ligada à utilidade basicamente prevista para um produto.  

Embalagem Conjunto de atividades de projeto e produção do recipiente ou envoltório de um produto. Pode incluir até três níveis de materiais: - Embalagem primária; - Embalagem secundária; - Embalagem de remessa.

As embalagens como ferramenta de marketing Fatores contribuintes:   -Auto-serviço; -Poder aquisitivo do consumidor; -Imagem da marca e da empresa; -Oportunidade de inovação.

Diferenciação de serviços Quando o produto não pode ser facilmente diferenciado, a chave para o sucesso competitivo pode estar na adição de serviços valorizados. Em termos de serviços, os grandes diferenciais são: • Facilidade de pedido: é a facilidade que o cliente encontra para fazer um pedido à empresa. • Entrega: refere-se à qualidade com que o produto/serviço é entregue ao cliente com uma certa rapidez. • Instalação: refere-se ao trabalho feito para tornar um produto operacional no local planejado. • Treinamento do cliente: capacitar os funcionários do cliente para utilizar os equipamentos de maneira correta e com eficiência. • Orientação do cliente: são todos os dados, sistemas de informações e serviços de consultoria que a empresa oferece ao comprador. • Manutenção e reparo: é para auxiliar os clientes a manter em boas condições de funcionamento os produtos comprados.

Garantias e Devoluções -A Satisfação ou Insatisfação do consumidor em relação ao produto influenciará seu comportamento ! A Satisfação do Cliente é derivada da proximidade entre as expectativas do comprador e o desempenho percebido do produto  -As comunicações pós-compra têm resultado em menor número de Devoluções e cancelamentos de pedidos ! -Os Clientes satisfeitos com as garantias oferecidas do Produto continuarão a comprar, os insatisfeitos vão parar de comprar o produto e provavelmente espalharão referências negativas sobre ele. - O Bom Atendimento quando da Devolução do Produto é Essencial para a Fidelização do cliente !