GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Autora: Edileusa Medeiros Bezerra Orientadora: Dra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

Bem-vindos!.
FACULDADE METROPOLITANA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Plano de Trabalho Docente
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Passos para Revisão do PPP
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
2009.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
INDISSOCIABILIDADE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
EDITAL PROEX 2016 Indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.
OFICINA PARA ELABORAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PROPOSTAS: PROEXT 2016
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROEXT 2016 Informações para submissão de propostas UFPR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Revisita ao PPP.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Autora: Edileusa Medeiros Bezerra Orientadora: Dra. Nadia Fialho

Política Inovação - Tecnologias Modernização da Gestão Pública Desafios Política Inovação - Tecnologias Modernização da Gestão Pública Implantação da Avaliação Institucional SINAES – Lei 10.861/2004 A Política Nacional de Extensão – 2012 Os desafios para a sistematização e operacionalização da Extensão Universitária GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Conceito “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade” (FORPROEX, 2012, p.15) GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Como estão inseridos os elementos caracterizadores Interdisciplinaridade Indissociabilidade Impacto na formação do Estudante Impacto Social Interação Dialógica Como estão inseridos os elementos caracterizadores das diretrizes da Política Nacional de Extensão nos projetos de extensão da Uneb? GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Objetivos 1) Fazer uma reflexão sobre a Extensão no Brasil, identificando o papel, os avanços produzidos nos documentos elaborados pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras (FORPROEX) a partir de sua constituição; 2) Apresentar a política de Extensão na Uneb; 3) Verificar como as diretrizes nacionais de extensão se apresentam nos projetos de extensão; 4) Identificar mecanismos que possam subsidiar a elaboração de instrumentos para o gerenciamento dos projetos de extensão da Uneb; 5) Propor instrumento para subsidiar o processo de aprovação dos projetos de extensão na Uneb. GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Metodologia - Pesquisa Aplicada: Estudo de Caso - Objeto: projetos de extensão Coleta de dados – Documental - Observação participante: Interna Externa Análise quantitativa/Qualitativa 17 propostas de projetos submetidos ao Edital PROEXT/2014 (quatro dimensões: institucional, acadêmica; relação sociedade, planejamento). GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Principais Lacunas encontradas - Fragilidades no processo de planejamento (Caracterização Situação Geradora – Diagnóstico) - Ausência de sistemática de avaliação (Indicadores – Resultados/Impacto) Falta de instrumentos (normas para aprovação e avaliação); Necessidade de melhor detalhamento na descrição de atividades e procedimentos metodológicos (ausência de descrição e interação nas etapas do projeto); GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Instrumento para Orientar o Processo de Aprovação dos Projetos de Extensão - Promover um espaço de reflexão; - Assimilação X Integração X Uniformidade no processo de aprovação dos projetos de extensão CONSUL CONSEPE CONSAD Conselho Superior Departamentos Colegiados Núcleos de Pesquisa e Extensão Conselhos Setoriais GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Critérios de Avaliação para Aprovação dos Projetos de Extensão Projeto com parceria interna (docentes) Item Indicadores Peso 1 Com outros cursos (quantos? Pontuação diferenciada?) 2 Com grupos de pesquisa Projeto com parceria externa Parceria formalizada com instituições públicas e privadas e organismos da sociedade civil Parceria com Movimentos Sociais

Critérios de Avaliação para Aprovação dos Projetos de Extensão Qualidade da Proposta Item Indicadores Peso 1 Contexto e justificativa qualidade da descrição da problemática a ser abordada 2 Coerência da justificativa, com os objetivos e metas 3 Explicitação detalhada dos fundamentos teóricos que a orientaram 4 Metodologia 5 Interdisciplinaridade 6 Estratégia de integração (ensino, pesquisa e extensão) 7 Viabilidade do cronograma (com relação aos objetivos e metas propostos, envolvimento equilibrado e distribuído da equipe executora ao longo de todo o cronograma de execução) 8 Viabilidade e adequação financeira 9 Infraestrutura (detalhamento da infraestrutura existente para a execução; Identificação do Local de realização do projeto)

Critérios de Avaliação para Aprovação dos Projetos de Extensão Qualidade da Equipe Item Indicadores Peso 1 Discente: (curso, carga horária, função no projeto, Plano de trabalho) 2 Docente: (formação, titulação, situação institucional, Função no projeto) 3 Outros: (Situação Institucional, formação, função no projeto, descrição de atividades)

Critérios de Avaliação para Aprovação dos Projetos de Extensão Impacto Interno Item Indicadores Peso 1 Propõe palestras, simpósios, seminários, debates, entre outros, que interfiram na formação da comunidade acadêmica, no processo ensino aprendizagem. 2 Propicia elevada formação do discente, de forma interdisciplinar, levando-o a dominar o assunto por meio de estudos paralelos, subsidiado com bibliografias específicas. 3 Propõe ações de compromisso social estimulando uma atitude cidadã, profissional, solidária e co-participativa na Universidade. 4 Nível de coerência entre prática extensionista e formação acadêmica 5 A ação desenvolvida pelo discente existe no projeto didático pedagógico que facilita a flexibilização e a integralização curricular, com atribuição de créditos acadêmicos, sob orientação docente/tutoria e avaliação.

Critérios de Avaliação para Aprovação dos Projetos de Extensão Impacto Externo Item Indicadores Peso 1 Propõe ações efetivas que contribuam com a comunidade, alterando suas rotinas, auxiliando na resolução dos problemas identificados; 2 Oportuniza ações articuladoras com o poder público e a comunidade; 3 Indicação do público-alvo e do número estimado de pessoas beneficiadas; 4 Pertinência do público alvo escolhido com a linha temática que a proposta aborda. 5 Qualidade da delimitação e da caracterização do público alvo.

Critérios de Avaliação para Aprovação dos Projetos de Extensão Impacto Externo Características diferenciadas no Projeto Item Indicadores Peso 1 Participação do projeto em atividades externas 2 Inserção social diferenciada ou demanda social necessária (necessidade da universidade executar sua função ao responder a necessidade da comunidade); 3 Evolução e inovação do projeto (solução nova para antigo projeto); 4 Beneficiários diretos e indiretos: alcance (quantitativo)

Critérios de Avaliação para Aprovação dos Projetos de Extensão Produto dos projetos de extensão Item Indicadores Peso 1 Elaboração de cartilhas educativas e outras 2 Elaboração de folders explicativos e educativos 3 Elaboração de banner educativos e explicativos Produção Científica articuladas ao Projeto de Extensão e com comprovação (docentes, técnicos e acadêmicos) Livro publicado Artigos completos publicados Comunicações orais em eventos científicos 4 Comunicações em pôster em eventos científicos 5 Resumos publicados em anais de eventos científicos 6 Trabalhos de Conclusão de Curso

Critérios de Avaliação para Aprovação dos Projetos de Extensão Ações realizadas para cumprir os objetivos propostos Item Indicadores Peso 1 Capacitações, cursos, palestras entre docentes e discentes, entre outros; Informações sobre docente bolsista A justificativa para a bolsa vem ao encontro do que se propõe no projeto de extensão? 2 A justificativa para a bolsa descreve de forma clara a necessidade desta, para a execução de atividades essenciais ao projeto? 3 O plano de trabalho do bolsista prevê objetivos, atividades e metodologia de trabalho adequadas ao cronograma do projeto? 4 O plano de trabalho do bolsista articula-se adequadamente com o projeto de extensão? 5 A participação do bolsista neste projeto contribui para sua formação acadêmica?

Critérios de Avaliação para Aprovação dos Projetos de Extensão Informações para analise SOMENTE projetos já existentes que solicitam renovação para próximo período Item Indicadores Peso 1 O projeto alcançou os objetivos e metas propostos? 2 O projeto conseguiu promover integração entre docentes, alunos e técnicos junto à realidade social? 3 Foi possível perceber no relatório se houve socialização ou produção do conhecimento, gerando com isso visibilidade ao trabalho de relação da Universidade com a Sociedade? 4 As atividades realizadas demonstraram ser sistemáticas (não-eventuais) e de postura dialógica? 5 Foi possível perceber, por meio de relatório, se as atividades propostas promoveram mudanças no público-alvo? 6 O relatório descreve atividades que caracterizam, por parte dos docentes, uma efetiva participação nas atividades previstas? 7 O relatório apresenta, por parte dos docentes, uma discussão do trabalho realizado diante do que o projeto se propunha? 8 Apresentação do Relatório de todos os discentes participantes no projeto; 9 Participação nas reuniões na PROEX/Nupes

Estudos Futuros: - Para subsidiar o desenvolvimento de uma metodologia para Gestão de Projetos (planejamento, comunicação, recursos humanos e nos processos de integração); Dar continuidade ao levantamento de informações para melhorias no sistema de planejamento integrado, otimizando o uso para a extensão e sensibilizando a comunidade acadêmica para a importância de sua utilização no processo de acompanhamento das ações. GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

BURCH, Sally. “Sociedade da informação / Sociedade do conhecimento” BURCH, Sally. “Sociedade da informação / Sociedade do conhecimento”. In: AMBROSI, Alain, BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária Edição Atualizada Brasil 2000/2001. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu / MEC. 2002. CALDAS, R. A. A construção de um modelo de arcabouço legal para ciência, tecnologia e inovação. Parcerias Estratégicas, Brasília, n. 11, p. 5-27, 2001. COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CONAES / INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Roteiro da Auto Avaliação das Instituições, 2004.  FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 15 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. MOURA, Dácio Guimarães de; Barbosa, Eduardo F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006 FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extensão Universitária. Ilhéus: Editus, 2001. (Extensão Universitária, v.1). ______. Avaliação Nacional da Extensão Universitária. Brasília: MEC/SESu; Paraná: UFPR; Ilhéus, BA: UESC, 2001a. (Extensão Universitária, v.3). ______. Extensão Universitária: Organização e Sistematização. Belo Horizonte: COOPMED, 2007. (Coleção Extensão Universitária; v.6). GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Obrigada! Edileusa Bezerra ebezerra@uneb.br GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA